Páginas

sábado, 19 de outubro de 2013

Arquelônio : Uma das maiores tartarugas da história!

A colossal tartaruga
Imagem retirada do blog Chei's World.
  O Archelon (ou Arquelonio) cujo o nome significa "Tartaruga governante" foi uma extinta espécie de tartaruga gigante que viveu durante o periodo cretaceo, a cerca de 80 milhões de anos atrás. Quer saber mais sobre este enorme animal, que pode ter sido uma das maiores tartarugas que ja viveram? Então clique em "Leia mais" ali embaixo!


  Os arquelonios eram imensas tartarugas marinhas pré-históricas que mediam entre três e quatro metros de comprimento e pesando entre 1,5 e duas toneladas, consagrando-se assim, uma das maiores tartarugas que já existiram, junto com a Stupendemys e com a Protostega. Eram tartarugas carnivoras, e mesmo que não tivessem dentes, sua mordida deveria ser muito forte, graças ao seu poderoso bico, que dava a ela a possibilidade de se alimentar de animais marinhos como moluscos, animais menores e peixes. Mesmo sendo tartarugas muito grandes, eram muito predadas, principalmente por répteis marinhos (Como o Tilossauro) e por crocodilianos (Como o Purussauro).

Arquelonio sendo caçado por um Tilossauro
© Sea Monsters
Arquelonio sendo caçado por um Purussauro
© Daniel Peña
    Tinham nadadeiras fortes, um casco plano e um rabo pequeno, sinais que mostram que esta tartaruga era uma nadadora muito agil e rapida., oque deveria ajuda-la na hora de capturar suas presas. Habitaram principalmente os oceanos da américa do norte, e sua forma de vida provavelmente era bastante semelhante com a das tartarugas de hoje em dia. Ao contrario da maioria das tartarugas atuais, o Arquelonio não possuia um casco sólido ou duro, mas sim um quadro esquelético para apoiar uma carapaça de couro ou óssea. Isso tornava estas tartarugas mais vulneraveis para predadores.
  Assim como as tartarugas atuais, os Arquelonios saiam da agua e iam para a terra firme botar seus ovos para dar continuidade a espécie, mas em terra firme haviam muitos predadores como dinossauros terópodes e outros crocodilianos, que iriam com certeza atacar o Arquelonio para se alimentar dele. Como o Arquelonio tinha muitos predadores, muitos destes animais morriam por ano. Devido aos predadores terrestres que haviam nos lugares onde as femeas botavam seus ovos, pouquíssimos filhotes sobreviviam, oque pode ter ajudado a extinção do arquelonio. Talvez estes animais vivessem em pequenos grupos.

Arquelonios nadando
Autor desconhecido
Cranio de um Arquelonio.
Autor desconhecido
  O Arquelonio foi descoberto em 1895 e descrito em 1896 pelo Dr. G.R Wieland, o primeiro espécime deste animal foi batizado de YPM 3000. O maior especime de Arquelonio mede mais de quatro metros de comprimento e até 4,9 metros de largura, quando foi descoberto não restava duvida que se tratava de uma tartaruga marinha gigante, cujo o parente mais próximo são as tartarugas de couro, porém estas eram duas vezes maiores. Fósseis de arquelonios ja foram encontrados na Dakota do Sul, e em Wyoming. Os arquelonios, além de se alimentarem de moluscos e de peixes, provavelmente também se alimentavam de medusas, fazendo com que o cardapio destas tartarugas fosse bastante variado. Assim como muitas tartarugas que vivem hoje em dia, se os Arquelonios não fossem mortos por predação, tinham uma expectativa de vida muito alta, podendo passar dos 100 anos com facilidade e chegar até aos 200 anos de idade.

YPM 3000 : O primeiro espécime de Arquelonio
© Frederic A. Lucas
Arquelonio caçando medusas.
Autor desconhecido
Representação do esqueleto de um arquelonio (Parte amarela) e onde ficaria sua carne (Parte preta)
Autor desconhecido
Comparação de tamanho entre uma pessoa e um Arquelonio.
© Uol
Classificação cientifica :

Nome cientifico : Archelon ischyrus
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Reptilia
Ordem : Testudinata
Subordem : Cryptodira
Familia : Protostegidae
Genero : Archelon

Fontes :

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquel%C3%B4nio
• http://en.wikipedia.org/wiki/Archelon
• http://dinosaurs.about.com/od/aquaticdinosaurs/p/archelon.htm
• http://forum.jogos.uol.com.br/_t_1394986

© Nobu Tamura

Um comentário: