Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

[ULTRAPASSADO] Espinossauro : O Maior terópode da História!

Spinosaurus, O maior carnívoro terrestre
© Joe Tucciarone
  NOTA : Esta postagem está desatualizada, faltam informações ou está errada de acordo com novas descobertas a respeito do animal. Veja : Novas descobertas sobre o espinossauro.
 
  O Spinosaurus aegyptiacus, cujo o nome significa "Lagarto espinho" ou "Lagarto espinho egípcio" foi uma extinta espécie de dinossauro terópode pertencente à família Spinosauridae que viveu durante o período cretáceo, cerca de 112 e 97 milhões de anos atrás onde hoje fica o norte da África. Alguns dentes e vértebras deste animal foram descobertos também no nordeste do Brasil, porém os fósseis encontrados no Brasil foram incluídos em outros generos, no caso Irritator e Oxalaia. Quer aprender mais sobre este dinossauro? Então, clique em "Leia mais" ali embaixo!


  O Espinossauro foi o maior carnívoro terrestre já descoberto, poderia atingir entre 6,5 a 8 metros de altura e até 18 metros de comprimento, além disso chegava a pesar entre 9 e 16 toneladas, ultrapassando assim outros grandes terópodes, como o Tyrannosaurus, Giganotosaurus e Charcarodontosaurus. Ele viveu em pântanos que haviam na África durante o período cretáceo, e sua alimentação consistia em peixe, pequenos animais e dinossauros, e também carcaças (Embora pesquisas atuais, mostrem que ele possivelmente caçou Pterossauros, pois foi descoberto um fóssil de pterossauro com um dente de espinossauro cravado em seu pescoço).

Espinossauro caça pterossauros.
© Spino2006
  A característica mais marcante deste dinossauro, é uma prolongação de sua espinha, formando assim um tipo de "vela dorsal", que deveria servir para intimidar outros dinossauros, atrair fêmeas, e controlar a temperatura de seu corpo, e graças a este controle térmico que o espinossauro tinha sobre seu corpo, ele poderia ser mais ágil que qualquer outro grande terópode. Além disso, há a possibilidade de que esta prolongação espinhal serviria para armazenar energia, fornecendo assim ao espinossauro, energia quase ilimitada. Provavelmente, a sua vela mudava de cor, assim como a pele dos atuais camaleões.
Esqueleto do animal
© Kabacchi
  As mandibulas do espinossauro eram alongadas e relativamente finas, porém bastante fortes. Seus dentes eram retos e cônicos, mediam cerca de 14 cm no maximo, e não eram curvos e nem serrilhados como os dentes de outros terópodes como o Tiranossauro por exemplo. Algumas pessoas acreditam que o Espinossauro não teve uma mordida forte, mas eu acho que ele possuia sim uma mordida forte, pois seu cranio é extremamente semelhante com o cranio dos atuais crocodilos, que são os animais atuais com as mordidas mais fortes do planeta, com mordidas de até uma tonelada, uma criatura tres vezes maior como o espinossauro poderia ter tido uma mordida de mais ou menos duas e tres toneladas. Isto é uma opinião minha, sinta-se a vontade para contestar nos comentarios se você discorda. O alongamento da mandibula do espinossauro serviria para que ele pegasse os peixes quando eles passassem pela água. Bem, se a mordida do Espinossauro não fosse forte (Mesmo eu achando que ela era) o dinossauro mesmo assim ainda teria uma arma mortal em suas mãos (literalmente)... seus braços eram maiores e mais fortes do que o braços de outros terópodes, terminados em garras de até 53 centímetros em forma de foice. Seus ombros também eram bastante grandes, o que proporcionava ao espinossauro uma patada extremamente poderosa, (provavelmente a mais poderosa da história do reino animal) e suas garras poderiam matar outros animais sem nenhum problema. Além disso, graças aos seus braços longos, ele poderia assumir postura bípede e também quadrupede.
Dente parcial (incompleto) do Spinosaurus
Imagem retirada do blog DreamWorlds

Spinosaurus assumindo postura quadrupede
Autor desconhecido.
ossos encontrados da vela dorsal do espinossauro
Autor desconhecido

  O Espinossauro não foi o único grande carnívoro que viveu na África, ele dividiu território com outros vários predadores poderosos, como por exemplo o Aegisuchus, que foi o maior crocodilo descoberto até hoje, e também o Carcharodontosaurus, que foi um dos maiores dinossauros terópodes da história, podendo também ultrapassar o Tiranossauro. Nas épocas de secas da África, o Espinossauro ficava sem seus peixes que tanto gostava, então ele lutava com outros e animais e também caçava para sobreviver. Inclusive, ele devia lutar com o poderoso Carcharodontosaurus por carcaças de animais mortos, porém, o encontro entre estes dois animais deveria ser raro, pois viviam em ambientes diferentes. Os principais inimigos dos Espinossauros, eram na verdade os crocodilianos, como Aegisuchus, Sarcosuchus, Etc. Isso mostra que o espinossauro realmente era um poderoso terópode, que usava como armas sua habilidade, seu tamanho e seus grandes braços como armas mortais.
  Mas, como o Espinossauro pescava? bem, algumas descobertas mostram cavidades em seu cranio, mais precisamente na região perto de sua ponta, que seriam de grande ajuda para o espinossauro, pois assim ele poderia sentir a vibração de seu alimento na água, e então com suas longas mandíbulas poderia agarrar o peixe e come-lo. Este sistema de "medidor de pressão" também esta presente em crocodilos atuais. Outro fator que ajudava o espinossauro a pescar, eram suas narinas que ficavam posicionadas em uma parte mais acima de sua cabeça, e não na ponta dela, assim ele poderia respirar com mais facilidade enquanto pescasse.

Desenho do Cranio de um Espinossauro. Repare em sua dentição cônica e nos "Furinhos" que ficam na ponta do cranio, que serviam como medidores de pressão. Também repare nas suas narinas, posicionadas numa parte estratégica de sua cabeça.
© Øyvind M. Padron

Espinossauro pescando.
© Todd Marshall
  Além dessa da pesca dos peixes por meio deste método, outra possivel forma do espinossauro ter caçado foi por meio de emboscada. Ele faria basicamente como atuais crocodilianos, ficaria embaixo da agua e quando algum dinossauro ou animal fosse beber ou nadar ali, ele o pegaria de surpresa e puxaria sua presa para baixo da agua, deixando-a indefesa e então, a mataria. Provavelmente, ele não executava o "Giro da morte", que é um movimento que a maioria dos crocodilos atuais fazem para matar suas vitimas.

Imagem demonstrando um espinossauro caçando por meio de emboscada
©  francisPapillon
    Os peixes que os espinossauros mais gostavam de pescar, eram os Onchopristis. Grandes peixes de oito metros de comprimento, muito parecidos com os atuais peixes espadas. Estes grandes peixes costumavam migrar para aguas doces para reproduzirem-se e botarem seus ovos, pois nas aguas doces seus filhotes estariam mais protegidos do que se estivessem em aguas salgadas, porém, os adultos estavam em risco, e quase sempre davam de cara com um predador faminto, o Espinossauro!

Onchopristis
Autor desconhecido.
  Suas pernas e braços eram muito musculosos, e seu pescoço também tinha uma boa musculatura que ajudaria ele a executar movimentos rapidos para capturar suas presas, que eram peixes e pequenos dinossauros.
  O Espinossauro era um animal muito intimidador, seu tamanho, sua espinha dorsal, seus grandes braços e garras, faziam com que qualquer dinossauro tivesse medo dele. As vezes, para comer algo que outro dinossauro caçou ele nem precisaria lutar, pois o outro dinossauro teria medo e não enfrentaria o espinossauro por nada. É como aquele ditado diz : "Só há uma coisa que amedronte um predador : Um predador maior". Isso também ocorria com outros dinossauros como o carnotauro por exemplo, que exibia seus chifres para outros dinossauros, que não o enfrentariam porque certamente estariam intimadados.
  O Espinossauro tornou-se popular em 2001, com o filme "Jurassic Park III" em que foi o antagonista, e que inclusive é um ótimo filme, porém, neste filme ocorreram dois erros graves, e que até hoje provocam discussão, que foi a polemica luta entre ele e o Tiranossauro. Mas, de quais erros eu estou falando? Destes erros : Primeiro erro - o espinossauro levou uma mordida em cheio do T Rex, que inclusive o lançou direto para o chão, e ele nem ao menos se feriu. Na realidade, uma mordida daquelas vinda de um Tiranossauro certamente teria matado o espinossauro sem duvidas. Segundo erro - o espinossauro simplesmente quebra o pescoço do T-Rex usando sua mandibula. Isto seria impossivel de acontecer,  pois o pescoço do Tiranossauro é muito musculoso e seria impossivel de quebra-lo. Mas, é bom lembrar duas coisas : primeiro os dois são fantasticos animais e poderosos dinossauros, e segundo eles nunca se encontraram no mundo real, pois viveram em períodos de tempo diferentes e em lugares diferentes, o Espinossauro na África, e o T-Rex na América do Norte.

Espinossauro e Tiranossauro no Filme Jurassic Park III, Tal luta Jamais poderia ter acontecido na realidade, apenas em ficção mesmo, e talvez se estes dois gigantes se encontrassem não haveria briga, pois os dois não se conheceriam e então não se viriam como presa ou como predador, e provavelmente se ignorariam. Mas, enfim, esta luta foi um erro pois seria muito improvavel que um Espinossauro matasse um T Rex de tal forma.
© Jurassic Park
Diagrama do Cranio do Spinosaurus.
Dominio publico
  Os erros cometidos em respeito ao espinossauro não param por ai, ele também aparece no documentario "Monsters Resurrected : The Biggest Killer Dino", onde é cometido uma série de erros. Neste documentário ele é descrito como um sanguinário predador, com uma mordida devastadora capaz de matar qualquer coisa que se mecha, e nem ao minimo ele é mostrado pescando, que era a base de sua alimentação. Tudo errado...
  Caso você queira ver este documentario do Monster Resurrected, aqui vai o link para vocês verem pelo youtube, esta em inglês, mas da para entender : http://www.youtube.com/watch?v=vu8Ve-3N2Ho

Espinossauro de Monsters Resurrected
© Discovery Channel
  O Espinossauro poderia ter tido uma forma de vida semi-aquática, ou seja, nadava em lagos e rios e vivia em terra firme, assim como atuais crocodilos e alguns anfíbios. Provavelmente, era um ótimo nadador graças aos seus braços grandes e suas pernas musculosas. Espinossauros deveriam viver em pequenos grupos consistidos em familia tradicional (Pai, Mãe e Filhos), mas deveriam caçar sózinhos. Os pais cuidavam dos filhotes e treinavam eles a pescar, para que eles conseguissem seu próprio alimento e assim pudessem se virar sozinhos na natureza. Esta caracteristica de cuidar dos filhotes até terem determinada maturidade para viverem sózinhos na natureza não é exclusiva dos espinossauros, mas também de outros dinossauros e também de animais atuais, como certas aves e esquilos por exemplo.

Um Espinossauro caçando peixes embaixo d'agua
© tinbutti
Um espinossauro adulto ensinando seu filhote a pescar
© Spino2006
  Os combates entre machos deveriam ser muito comuns, afinal, eles tinham varios motivos para brigar, como fêmeas, território e por comida, principalmente na época das secas dos pantanos Áfricanos, quando os lagos secavam-se, mas eles deveriam também brigar por peixes mesmo que nao fosse época de secas, para demonstrar poder e soberania e chamar a atenção das fêmeas. Batalhas de espinossauros eram sem duvidas mortais, com mordidas, patadas e ataques com suas garras, com certeza, um dos lutadores sairia morto, a não ser que um deles desistisse.

Espinossauros duelando por um peixe
© Dinoraul

Comparação em escala dos Grandes terópodes.
Autor desconhecido
Comparação em escala dos membros da familia Spinosauridae
© Vitor silva. Creditos na imagem.
  Mesmo tendo sido descoberto já a muito tempo (Descoberto em 1912 por Ernst Stromer) ainda é um animal bastante misterioso para a ciência em geral. Até hoje, não se foi descoberto nenhum material fóssil muito completo sobre o espinossauro. Mas, oque nós temos sobre ele? Bom, para começar, temos o BSP 1912 VIII 19, o primeito achado referente ao espinossauro, que são fragmentos de sua mandibula e maxila junto com 20 dentes, duas vértebras cervicais, uma vértebra caudal, três vértebras sarcais, sete vértebras dorsais, sete costelas e sua gastrália. Estes fósseis foram destruidos durante a segunda guerra mundial, fator que dificultou muito o estudo do Espinossauro por mais ou menos uns cinquenta anos. Em seguida, temos o NMC 50791, descrito em 1996 por Russell, que é uma vértebra cervical e foi o primeiro achado de uma possivel outra espécie de espinossaurideo do genero Spinosaurus, batizado de Spinosaurus marrocanus, mas até hoje Spinosaurus Aegyptiacus é a unica espécie atribuida ao genéro Spinosaurus. Em seguida, temos o MNHN SAN 124, descrito em 1998 por Russel e Taquet, que é um focinho de 13 centimetros de largura, encontrado na Argélia.

MNHN SAN 124
© FunkMonk
  Em seguida. temos o BM231, descrito em 2002 por Buffetaut e Quaja, que é um fragmento dentario do Espinossauro, com quatro dentes incompletos. Temos também o UCPC-2, descoberto em 1996 e descrito por Cristiano Dal Sasso em 2005, que é uma crista que provavelmente ficaria entre os olhos do dinossauro. Esta crista foi descrita recentemente, e não se sabe qual era a sua função.

Reconstrução da cabeça de um espinossauro, repare em sua crista.
© Steveoc 86
  E então, chegamos ao MSNM V4047, descrito em 2005 por Cristiabo Dal Sasso, que trata-se de um focinho de quase um metro, e é um dos materiais mais significativos ao Espinossauro, e foi um dos materiais que ajudaram cientistas e paleontólogos a chegar em uma estimativa de tamanho mais precisa sobre o Espinossauro, ja que esta questao de qual seria seu tamanho sempre foi muito questionada. Este focinho (MSNM V4047) representava mais do que a metade do cranio do animal, que deveria medir cerca de 1,94 metros.

MSNM V4047
© Bramfab
  Mas... como o Espinossauro foi extinto afinal? Bom, a temperatura começou a subir demais nas regiões onde o espinossauro vivia, secando todos os lagos que haviam por ali, forçando ele a á migrar para outras regiões em que houvesse agua, pois sem agua ninguem vive, e além disso, o espinossauro precisava de peixes para sua alimentação. Sem mais peixes, a grande habilidade do espinossauro (que era pescar e nadar) era uma habilidade inutil e errada, e então, o maior carnívoro que já pisou na face da terra desapareceu. E junto com ele, desapareceram outros animais daquela mesma região. Este foi o tragico final que o espinossauro teve.

Classificação cientifica :

• Nome Cientifico : Spinosaurus aegyptiacus
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Reptilia
• Superordem : Dinosauria
• Ordem : Saurischia
• Subordem : Theropoda
• Infraordem : Tetanurae
• Micro-ordem : Carnosauria
• Família : Spinosauridae
• Genero : Spinosaurus

Fontes :

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Espinossauro
• http://pre-historicbeasts.blogspot.com.br/2012/12/espinossauro.html
• http://www.youtube.com/watch?v=Wv6hEuODrLg
• http://www.youtube.com/watch?v=VTzfaY2kx0U

Autor desconhecido.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vinicius! Obrigado pelos elogios, e sim, recentemente vi o documentário da Monsters Resurrected com mais atenção, e realmente os dinossauros que atacaram o espinossauro eram Rugops. Obrigado pelo comentário e pela correção :)

      Excluir
    2. como o rugops ele era menor do que o t-rex q se não me engano era o 4 maior carnivoro,pq um dinossauro pequeno atacaria um dinossauro tão grande?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, é impossível dizer com precisão qual dos dois venceria em uma luta, ambos possuem vantagens e desvantagens uns sobre os outros, sendo assim, os dois tem chance de ganhar. Obrigado pelo comentário! :)

      Excluir
  3. o tamanho de 6,5 a 8 metros leva em consideração a vela que ele tem nas costas ou não ? e mais uma coisa ele era o dinossauro carnivoro maior de sua epoca ou o maior de todas as epocas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, 6 - 8 metros considerando a "vela". Desconsiderando a vela a altura dele seria entre 5 e 6 metros.
      Respondendo sua outra pergunta, acredita-se que o Espinossauro tenha sido o maior dinossauro carnívoro de todos os tempos, não só de sua época. Isso faria dele também o maior predador terrestre da história.

      Obrigado pelo comentário, um abraço :)

      Excluir
  4. ele pode ter tido uma mordida forte mas não pode se basear apenas no crânio e sim nos músculos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação! Esta postagem é antiga, e eu ainda era um tanto equivocado no posts, se refizesse essa ´matéria hoje, ficaria consideravelmente diferente.
      Abraço!

      Excluir
  5. Só uma coisinha, a mordida do Tyrannosaurus rex, da maneira que foi dada, não poderia matar o Spinosaurus aegyptiacus, o T-rex, morde o pescoço e tenta arrastar o Spino pelo chão, ele morde, abaixa o pescoço do Spino no chão e depois tenta arrastar o Spino no chão e não é verdade que o Spino não se feriu, ele se feriu sim, só que a baixa luminosidade não mostrou o sangramento de forma muito clara, mas o espectador atento ,ele percebe. O segundo ponto é que o Spinosaurus não quebrou o pescoço do T-rex usando apenas as mandíbulas, ele quebra usando os dois braços, um dos braços em baixo do pescoço e o outro por cima do pescoço, ele simplesmente o torceu usando também as mandíbulas e isso foi bastante crível cientificamente.

    ResponderExcluir