Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Sanguessugas (Chamichungas)!

O Animal em cima da mão de uma pessoa
Autor desconhecido.
  As sanguessugas são vermes anelideos hermafroditas, ectoparasitas, aquetos e invertebrados pertencente ao filo Annelida e à subclasse Hirudinea. Vamos descobrir um pouco mais sobre este animal muito conhecido e um tanto quanto comum? Então, clique em "Leia mais" ali embaixo!


  Para começar, vamos saber oque são anelideos : Os anelideos são um grupo de vermes com o corpo alongado em formato cilindrico, que possuem o corpo dividido em pequenos "anéis". O grupo dos anelideos são divididos em três diferentes subgrupos, que são os Oligoquetos (Anelideos com cerdas, mas em pequena quantidade), os Poliquetos (Anelideos com muitas cerdas) e os Aquetos (Anelideos sem cerdas). Mas, afinal, oque são e para que servem estas tais "Cerdas" ? as cerdas são uns "Pelinhos" (Não são pelos, mas se assemelham a pelos) presentes nos anelideos, que servem para ajudar na locomoção do animal, impulsionando e flexionando mais o seu movimento. Agora, uma breve explicação do que são hermafroditas : Hermafroditas são animais dos quais em apenas um corpo estão presentes os dois organismos reprodutores, tanto o masculino, quanto o feminino. Em raros casos, é possível que nasçam até mesmo seres humanos hermafroditas. Agora, vamos apresentar exemplos de anelideos Oligoquetos, Poliquetos e Aquetos :

Minhoca, um anelideo Oligoqueto (Com poucas cerdas)
Autor desconhecido
Nereis, um anelideo Poliqueto (Com muitas cerdas)
© Hans Hillewaert
Sanguessuga, um anelideo Aqueto (Sem nenhuma cerda)
Autor desconhecido.
Representação da Boca e da Ventosa da Sanguessuga.
Dominio publico.
  Agora que já sabemos sobre Anelideos e Hermafroditas, vamos ao ponto... vamos falar das sanguessugas! Para começar, como você pode ver, são anelideos Aquetos, ou seja, não possuem cerdas. Mas, se estes animais não possuem cerdas, como se locomovem? Bem, elas possuem ventosas muito semelhantes a desentupidores de pia, dos quais grudam em determinado local para que então ela se arraste até determinado ponto (Onde esta a sua ventosa). Estas ventosas também ajudam a sanguessuga se alimentar.


Representação de como a sanguessuga se movimenta
Imagem retirada do blog Invertebrados II
  Enfim, chegamos na principal caracteristica da sanguessuga : A sua alimentação baseada em sangue. A sanguessuga, como seu próprio nome diz, suga o sangue de outros animais, utilizando suas ventosas para sua alimentação. Mas, como a sanguessuga consegue este sangue que ela tanto ama? Simples! As sanguessugas produzem uma substancia com funções Anestésicas e Anticoagulantes, chamada Hirudina, que é crucial para a sua alimentação. Vamos explicar estas duas funções desta substancia e o porquê delas serem importantes para a alimentação da sanguessuga :
  • Função anestésica : O nome ja diz tudo. A função anestésica serve para que quando a sanguessuga for parasitar um animal para conseguir sangue, o animal em questão não sinta a sanguessuga em cima dele. Ou seja, se uma sanguessuga parasitar você, você nem vai sentir, pois ela vai ter anestesiado o lugar de seu corpo de onde esta sugando seu sangue. Certo, mas porque  o animal não pode sentir a sanguessuga em cima dele? A resposta é óbvia : As sanguessugas são animais pequenos em comparação com os animais dos quais ela suga o sangue, por tanto, se um animal sentisse dor e percebesse a presença da sanguessuga em seu corpo, ele certamente tiraria ela de lá, e então a sanguessuga morreria sem alimento. Que adaptação fantastica, não é?
  • Função anticoagulante : Bom, antes precisamos saber oque é coagulação : A coagulação é quando o próprio sangue para um sangramento. Como assim? Toda vez que você sangra, seu corpo sozinho consegue fazer você parar de sangrar, para você não morrer de hemorragia. Em termos populares, eu poderia dizer que o sangue basicamente "Endurece" formando a famosa casquinha, que aparece quando você corta alguma parte do seu corpo, enfim, a função anticoagulante serve para que o sangue não endureça, e dessa forma, o sangramento não para. Ou seja, a sanguessuga consegue se alimentar o quanto quiser, pois o ferimento não vai parar de sangrar enquanto ela estiver lá (Depois dela deixar o animal, a coagulação volta a agir normalmente). Incrivel, né?
  Bom, agora vamos falar o procedimento que as sanguessugas hematófagas (Que se alimentam de sangue) fazem para se alimentar : Primeiramente, elas vão até o animal ; em seguida, ela faz um furinho na região do animal onde ela pretende sugar o sangue. No momento em que a sanguessuga perfura o animal, a sua saliva libera a hirudina, para realizar as duas funções citadas a cima ; Ela suga o sangue do animal, podendo sugar uma quantidade de sangue 500 vezes maior do que seu prórpio volume ; Abandona o animal após já ter se alimentado de seu sangue.
  Mesmo sendo considerados Ectoparasitas (Parasitas externos) talvez fosse melhor chama-los de predadores-ultra-qualificados, pois diferente de um parasita (Como o piolho, por exemplo), após elas se alimentarem do hospedeiro elas deixam ele e vão embora, em vez de ficarem nele e continuarem se alimentando do mesmo.
  São animais quase sempre de ambiente aquatico, sendo que apenas algumas espécies são terrestres. Atualmente, são conhecidas mais de 600 espécies diferentes de sanguessugas. A maioria das sanguessugas são simples hematófagos, e outros predadores. Estes animais podem ser encontrados em todo o mundo, quase sempre próximos de agua doce.

Haemadipsa zeylanica, uma espécie de sanguessuga terrestre
© Pieria
Uma sanguessuga predadora atacando uma lesma
© Manuel Krueger-Krusche
  As sanguessugas também são utilizadas em tratamentos terapeuticos, que são tradicionais das culturas chinesas e das culturas japonesas. São usadas para ajudar pessoas com dificuldades circulatorias, pois quando a sangessuga suga o sangue, ela força com que o sangue passe pelas veias para chegar até ela, ajudando a circulação do sangue. Antigamente, as sanguessugas também eram utilizadas para chupar o veneno presente no sangue de pessoas atacas por animais venenosos, como cobras, sapos etc. O uso medicinal das sanguessugas são comuns, mas também desaconselhados. Mas, por que? As técnicas para retirar a sanguessuga do corpo de pessoas após o tratamento, são aplicando nela um cigarro aceso, sal, sabão, alcool, repelente, ou até mesmo vinagre. Usando estas técnicas, a sanguessuga vai se separar da pessoa rapidamente, porém, isto também vai fazer com que a sanguessuga vomite oque se encontra em seu estomago, que consequentemente, vai cair dentro da ferida. O vomito da sanguessuga pode causar doenças a aumentar consideravelmente o risco de infecções. A forma certa de separar uma sanguessuga do ser humano é deixar que ela mesma se separe do mesmo. Após um certo tempo, a sanguessuga vai se satisfazer da quantidade de sangue que sugou e ira se separar do corpo naturalmente. Após ela se separar do corpo, a ferida causada por ela deve ser lavada com agua e sabão e então enfaixada. O ferimento pode ficar sangrando por algum tempo, por conta da Hirudina, mas depois de um determinado tempo ele para de sangrar.
  Algumas pessoas, apresentam reações alérgicas graves à mordidas de sanguessugas, e normalmente necessitam de cuidados médicos urgente. Os sintomas são manchas vermelhas no corpo, dificuldade para respirar, tontura, desmaios, erupção cutanea, inchaço ao redor dos olhos e também dos labios.

Sanguessuga sendo usada em tratamento
© Bobjgalindo
Resultados positivos de tratamentos com sanguessugas em formato de antes e depois.
Autor desconhecido.
  Como disse anteriormente, são animais hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos no mesmo corpo (Masculino e Feminino) porém, não há auto-fecundação, as sanguessugas não reproduzem-se acasalando com elas mesmas, mesmo porque isto é uma desvantagem para qualquer espécie, pois se um animal se auto-fecunda, é como se seus filhotes fossem clones deles, por tanto se um deles adoecerem, a tendencia é que todos os outros (Incluindo a mãe) morram. Para que as sanguessugas se reproduzam, é necessario a participação de dois individuos, e que os dois façam uma troca de espermatozóides, ou seja, os dois são fecundados uns pelos outros de forma cruzada, e os dois então botam ovos. A reprodução das sanguessugas, como você pode ver, não é muito diferente da reprodução das minhocas. Depois deste acasalamento, as duas sanguessugas botam ovos, e depois de um tempo, nascem as "sanguessuguinhas", bem pequenas e com a aparencia semelhante com a aparencia de uma sanguessuga adulta, ou seja, não passam por nenhum tipo de fase larval.

Classificação cientifica :

• Reino : Animalia
• Filo : Annelida
• Classe : Clitellata
• Subclasse : Hirundina
• Infraclasses : Acanthobellidae / Euhirudinea

Fontes :

• http://en.wikipedia.org/wiki/Leech
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Sanguessuga
• http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=28&id_subcategoria=&com=1&id=127&local=2

© Chris Schuster

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Há diferentes tipos de sanguessugas que têm diferentes nomes científicos, Milena. Posso citar como exemplos a Hirudo medicinalis ou a Haementeria ghilianii.
      Obrigado pelo comentário! Um abraço! :)

      Excluir