Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Tiranossauro Rex : O rei dos Dinossauros!


O animal.
Autor desconhecido
  O Tyrannosaurus rex, cujo o nome significa "Lagarto tirano rei" ou "Rei dos lagartos tiranos", também apelidado de "T-Rex" foi uma extinta espécie de dinossauro terópode que viveu durante o periodo cretáceo superior, a cerca de 67 milhões de anos atrás. É sem sombra de duvidas o dinossauro mais famoso entre todos os dinossauros, e além disso, também foi um dos mais poderosos carnivoros que já passaram pela terra. Quer saber mais sobre este terrivel carnivoro? Então, clique em "Leia mais" ali embaixo!


  O Tiranossauro foi descoberto em 1874 na cidade americana de Golden, e por muitos anos foi pensado ter sido o maior dinossauro carnívoro de todos os tempos. Porém, este fato foi desmentido após a descoberta de outros terópodes como o Espinossauro, o Charcarodontossauro e o Giganotossauro, por exemplo. Mesmo não tendo sido o maior entre os terópodes, certamente foi um dos mais temíveis. A mordida do Tiranossauro é a mais forte de todas entre os dinossauros, sua mordida poderia exercer uma pressão de quatro até seis toneladas, ou seja, era um verdadeiro esmagador de ossos. Seu corpo era uma verdadeira arma biologica, suas mandibulas eram extremamente fortes e seus dentes eram gigantescos, atingindo até 30 centimetros de comprimento por completo e 20 centimetros expostos. Seus dentes eram grandes, afiados, curvos e possuíam "Serrinhas", oque ajudava o dinossauro a cortar a carne.
Comparação em escala dos grandes terópodes.
(O Tiranossauro é o roxo)
Autor desconhecido.
  O Tamanho do tiranossauro é de 12 à 14 metros de comprimento, com base no espécime FMNH PR 2081, mais conhecido como Sue, que mede 12,3 metros de comprimento. Tinham mais ou menos cinco metros de altura, e pesavam entre 5,3 e 7,5 toneladas. Sem sombra de duvidas, eram animais predadores topo do ambiente em que viviam. Porém, vale lembrar que os tiranossauros jamais viveram com outros grandes terópodes ou com outros predadores que pudessem desafia-los, somente tiranossauros jovens poderiam ser atacados por animais como Nanotiranos ou Quetzalcoatlus, porém nada poderia desafiar um tiranossauro rex adulto.
  Quando foi descoberto, pensaram que o tiranossauro era um animal bípede que vivia assumindo uma postura semelhante com a postura de um canguru, com a costa reta e a cauda apoiada ao chão, porém com novos estudos, foi descoberto que estes dinossauros andavam com a costa e com a cauda alinhadas. Por causa deste antigo pensamento, alguns filmes e brinquedos relacionados ao T-rex foram feitos com ele assumindo esta postura, porém hoje sabe-se que sua postura não era daquele jeito.

Como era pensada ser a postura do T-rex antigamente.
Dominio publico
Como é pensada ser a postura do T-rex atualmente.
© National Geographic
T-rex jovem com penas.
© Gabriel Lio
    Os Tiranossauros deveriam ser animais de sangue quente, pois diferentemente dos répteis atuais, eles tinham uma forma de vida muito agitada, e crescia bastante rapido, principalmente quando chegava na puberdade (quando tinha mais ou menos 14 anos). Existe a probabilidade de que este dinossauro, assim como o velociraptor, tivesse penas. Isto é pouco provavel, pois o T-Rex era muito grande, e para um animal adulto grande como ele que não vivia em ambientes frios, as penas poderiam mata-lo, pois ele acumularia muito calor, e isto certamente mataria-o. Um dinossauro terópode grande que tinha penas foi o Yutyrannus, porém, este vivia em ambientes frios, diferente do t-rex. Porém, há a possibilidade que tiranossauros jovens tivessem penas, que cairiam enquanto ele crescia, e quando adulto, ele não teria mais nenhuma pena que seja. Lutas entre tiranossauros machos deveriam ocorrer com frequencia, tanto por comida, como por femeas. Pesquisas apontam que estes animais chegavam a caçar até mesmo outros tiranossauros. Eu acho improvavel que eles caçassem outros dinossauros de sua própria espécie para se alimentar deles, mas eu acredito que deveriam acontecer varios conflitos entre eles.
  O Tiranossauro era um animal muito musculoso, com pernas fortes e cauda rigida, ou seja, um golpe vindo de sua cauda deveria ser bem forte. Seu pescoço era muito musculoso e resistente, oque ajudava o T-rex a ter uma mordida forte e que fosse dificil mata-lo pelo pescoço, que costuma ser a parte mais vulneral entre os dinossauros. As garras em seus pés eram afiadas e poderosas, deveriam ser uteis para cortar a carne de suas presas. Seus braços eram curtissimos, com mais ou menos um metro de comprimento, ou seja, eram muito pequenos em relação ao seu corpo. O fato do tiranossauro ter braços curtos não era nem tão ruim, mas nem tão bom. A parte boa é que com braços menores, ele seria mais preciso na hora de morder um possivel adversario, e a parte ruim é que seus braços seriam inuteis em uma luta, por tanto se ele fosse pego pelo pescoço ou pelas costas, ele não conseguiria se livrar do adversario e certamente a luta estaria acabada.
  A velocidade do tiranossauro era de mais ou menos 29 KM por hora, uma velocidade um tanto quanto baixa para um animal com pernas musculosas, mas para seu tamanho até que era conviniente. Ao contrario do que muitos pensam, ele não chegava a correr 50 ou 70 KM por hora, pois a sua massa corporal ficava longe de seu centro de gravidade, por tanto se ele ultrapassasse os 29 KM ele poderia cair, e como ele não tinha braços grandes para amortecer a queda e tinha costelas frageis, ele poderia se ferir gravemente ou até mesmo morrer.
Braço fossilizado de um Tiranossauro.
© Postdlf
Provavel formato do cérebro de um Tiranossauro.
Autor desconhecido
  Eram animais que assim como elefantes viviam em grupos familiares, formado por Mãe, Pai e Filhotes. Os pais deveriam cuidar dos filhotes até eles terem certa maturidade para cuidar de si mesmos sozinhos e dar continuidade a espécie. As mães ficavam extremamente agressivas quando estavam com filhotes, e fariam de tudo para proteger suas crias. Os T-rex filhotes recém-nascidos eram presas faceis para outros predadores, especialmente para pterossauros carnívoros. Lembra que eu disse que o T-rex não tinha predadores como adversarios? bem, isto é verdade, mas ele tinha inimigos sim. Tais como o Anquilossauro e o Triceratops, dois grandes herbívoros que poderiam causar risco aos filhotes de tiranossauros, e também eram capazes de matar um tiranossauro adulto. Dentre os grandes terópodes, o tiranossauro possuía o maior cérebro, que por sinal tinham um formato um tanto quanto estranho. Grande parte de seu cérebro era relacionada com seu olfato, ou seja, o olfato do tiranossauro era extremamente poderoso, dessa forma, quando ele fosse caçar, ele poderia sentir o cheiro de sua presa mesmo que esta estivesse muito distante. Seu olfato foi um dos mais poderosos que ja existiu. Apenas uma pequena parte de seu cérebro era relacionada à sua visão, oque faz muitas pessoas pensarem que estes animais tinham uma péssima visão, fato que não é verdade, pois a visão do t-rex era consideravelmente boa, porque ele possuía uma visão binocular baseada em movimentos, oque o ajudaria o animal a manter seu olhar fixamente em um oponente, oque tornaria estes animais bastante eficientes em batalhas.

Um casal de Tiranossauros.
© Todd Marshall
  Nem todas as pessoas acreditam que o tiranossauro era um predador, mas sim que ele era apenas um carniceiro que roubava carniças de outros predadores, e assim começa uma famosa conversa entre o famoso paleontólogo Jack Horner com uma equipe de paleontólogos. Conversa que vou descrever resumidamente agora mesmo para vocês :

• Jack Horner argumenta dizendo que o poderoso olfato do tiranossauro serviria para que ele farejasse carniça, para que então ele se alimentasse desta.
• Em resposta a Horner, os paleontólogos argumentaram dizendo que bom olfato não é só caracteristica de carniceiros, mas também de predadores, pois assim o T-rex poderia achar suas presas facilmente, mesmo que ainda vivas, para poupar energia e não ter que ficar vagando em busca de comida.
• Jack Horner argumenta dizendo que os braços curtos do Tiranossauro é mais uma prova de que ele não caçava, pois sem braços longos ele não conseguiria agarrar e nem lutar com sua presa.
• Em resposta a Horner, os paleontólogos argumentam dizendo que mesmo seus braços não sendo capazes de matar sua presa, seu cranio robusto e sua mordida poderosa já seriam capazes de matar qualquer animal.
• Jack Horner argumenta dizendo que o cérebro do T-rex tinha apenas uma pequena area relacionada à sua visão, ou seja, ele não teria visão boa o suficiente para poder caçar.
• Em resposta a Horner, os paleontólogos argumentam dizendo que a visão do tiranossauro deveria ser muito boa, pois observando seu cranio conclui-se que sua visão era binocular, oque o daria uma percepção de espaço muito precisa, fornecendo ao T-rex uma boa visão.
• Jack Horner argumenta dizendo que há provas fossilizadas de que o Tiranossauro seria um carniceiro, pois fezes fossilizadas deste animal continham restos de ossos de outros dinossauros, provando que o T-rex comia ossos de animais, que segundo Horner é uma caracteristica de carniceiros, que teriam que se contentar em comer restos de outros predadores mais eficazes.
• Em resposta a Horner, os paleontólogos argumentam dizendo que há também provas de que o Tiranossauro caçava animais vivos, como as marcas encontradas na cauda fossilizada de um Edmontosaurus, oque mostra que o T-rex realmente mordeu ali quebrando seu osso, que se calcificou, ou seja "sarou" depois de um tempo, oque prova que quando o T-rex o mordeu, ele ainda estava vivo.

  Depois desta conversa, e de algumas pesquisas que tenho feito referente ao tiranossauro, eu acredito que o t-rex deveria ser tanto um carniceiro, quanto um caçador. Carniças realmente deveriam fazer parte de seu cardapio, porém isso não significa que este dinossauro não caçou. Uma possivel prova de que o T-rex se alimentou de carniça, é o espécime Sue, que morreu após ter tido a sua garganta "Tapada" com bactérias presentes em uma carniça estraga da qual ela tentou se alimentar.

Esqueleto de Sue, o maior T-Rex descoberto até hoje.
© Connie Ma
Dentes de um Tiranossauro vistos de perto. Para muitos, uma prova de seus habitos de predador.
© Postdlf
  Pelo fato do Tiranossauro também se alimentar de carniças e restos de animais mortos, muitos cientistas e pessoas que gostam de paleontologia acreditam que o T-rex poderia ter tido uma mordida "venenosa". Você deve ter ficado confuso, ou se perguntado "Como assim?", bem, eu explico. "Venenosa" não é um termo certo para usar, mas "Infecciosa" sim. Como o T-rex comia carniça e restos, acredita-se que em seus dentes ficariam restos de carne, dos quais estariam cheios de bactérias, ou seja, quando o T-rex mordesse sua vitima, alguns de seus dentes se soltariam e ficariam presos na mesma, e as bacterias presentes na carne que haviam nos dentes, infeccionaria a sua presa, matando-a em pouco tempo. Vale lembrar que este fato ainda não foi comprovado cientificamente, e que isto é apenas uma suposição baseada após a mordida dos atuais Dragões-de-komodo terem sido estudadas.
  Na cultura popular, o t-rex é definitivamente muito conhecido. Este animal já apareceu em diversos livros, filmes, desenhos, histórias, quadrinhos e sátiras. É conhecido principalmente por suas aparições em filmes como The Lost World, The Lost World : Jurassic Park, Jurassic Park e Jurassic Park III. Em varios filmes de ficção cientifica, ele é o vilão, mas em muitos desenhos e histórias infantis, é retratado como um animal bondoso e engraçadinho. Este dinossauro realmente faz a cabeça das pessoas, e é querido por muitas delas.

Tiranossauro do filme "Jurassic Park"
© Jurassic Park
Tiranossauro do livro infaltil "Dino feirinhas : Sou apenas um bebe Tiranossauro!"
© Dino Feirinhas
Ilustração do Tyrannosaurus baatar
Autor desconhecido
    Em 1955, foi descoberta por Evgeny Maleev um fóssil que poderia ser uma nova espécie para o gênero Tyrannosaurus, que foi batizada como Tyrannosaurus bataar, também conhecido como T-baatar. Esta questão do T-baatar ser mesmo uma espécie pertencente ao genero Tyrannosaurus ainda é muito discutida. Muitas pesquisas são feitas apontando diferenças entre o T-baatar e o T-rex, uma das diferenças encontradas se comparando, como por exemplo o fato do cranio do T-Baatar ser mais estreito do que o do Tiranossauro, e que seus dentes também eram muito diferentes dos dentes T-rex. Hoje sabe-se que o T-baatar era realmente um membro da mesma familia que o T-rex, porém, este foi atribuido a um novo genero, chamada Tarbosaurus baatar, ou seja, o T-baatar foi um tiranossaurideo, mas não um tiranossauirideo pertencente ao genero Tyrannosaurus. Por enquanto a única espécie atribuida ao gênero Tyrannosaurus é Tyrannosaurus rex. Além do T-Baatar, varias outras possíveis espécies de Tiranossauros ja foram propostas. Todas consideradas invalidas. Elas são : Tyrannosaurus amplus ; Tyrannosaurus imperiosus ; Tyrannosaurus lancensis ; Tyrannosaurus efremovi ; Tyrannosaurus lancinator ; Tyrannosaurus novojilovi ; Tyrannosaurus torosus ; Tyrannosaurus Lanpigensis ; Tyrannosaurus turpanensis ; Tyrannosaurus luanchuanensis ; Tyrannosaurus megagracilis ; Tyrannosaurus gigantus e Tyrannosaurus stanwinstonorum.
 
Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Tyrannosaurus rex
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Superordem : Dinosauria
• Ordem : Saurischia
• Infraordem : Tetanurae
• Micro-ordem : Carnosauria
• Superfamilia : Tyrannosauroidea
• Familia : Tyrannosauridae
• Subfamilia : Tyrannosaurinae
• Genero : Tyrannosaurus

Fontes :

• http://pre-historicbeasts.blogspot.com.br/2012/12/tiranossauro.html
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiranossauro
• http://www.avph.com.br/tiranossauro.htm
• http://www.ikessauro.com/2007/11/tiranossauro-rex.html

© Todd Marshall

5 comentários:

  1. Poxa, eu adorei seu blog! Obrigada pelo ótimo conteúdo e por ter saciado minhas dúvidas sobre o assunto. Está de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do blog! Obrigado pelo comentário :)
      Abraço!

      Excluir
  2. Bem na verdade o tiranossauro tem sim um "mordida venenosa" pois algumas bactérias decompositoras produzem toxinas poderosíssima.

    ResponderExcluir