Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Urso-pardo : Um poderoso onívoro!

O Animal.
© John Eastcott / Yva Mornatiuk
  O Uso-pardo (Ursus arctos), também conhecido como Urso cinzento e Urso marrom, é uma espécie de Mamifero carnívoro, pertencente a familia dos ursídeos. São um dos maiores predadores terrestres conhecidos, além de ser o meu animal preferido. Quer ler mais a respeito deste animal? Então, clique em "Leia mais" Ali embaixo!


   Vivem na Europa, Ásia, e na Península ibérica (Na península ibérica, só pode ser encontrado nas Montanhas da Cantábria). Dominam grandes habitats nesta zona, sendo sempre predadores topo de seus ambientes, e alguns dos fatores que torna isto possível, é seu tamanho, peso, ferocidade, força bruta e persistência. Um macho adulto de urso-pardo é capaz de atingir em seus tamanhos máximos nas maiores espécies 1,70 metros de altura e até três metros de comprimento, além de pesarem de 300 até incriveis 700 KG. Quando apoiados em duas patas, alguns indivíduos chegam a medir de 2,10 até três metros de altura. Claro que o tamanho e peso dos ursos pardos varia por animal, alguns menores, já foram registrados medindo 1,50 metros de comprimento e pesando 70 KG, e outros que são bastante raros, ja foram registrados pesando aproximadamente uma tonelada, isto é o peso de um urso pré-histórico gigante como o Arctodus. Geralmente, as femeas de urso-pardo costumam ser menores do que os machos.
  São animais não-sociaveis (Isto é, não vivem em grupos), porém, mesmo sendo solitarios, podem conviver pacificamente uns com os outros quando existe abundancia de comida. Animais desta espécie, não relacionam-se bem com outros indivíduos de sua mesma espécie, mesmo machos e femeas não se dão muito bem, pois se a fêmea estiver com filhotes, o macho eventualmente pode matar seus filhotes para lhe chamar a atenção. Ursos pardos machos e fêmeas só se dão bem durante a época de reprodução, e mesmo assim, após a reprodução, o macho vai embora e é dever da fêmea cuidar dos filhotes. Quando não é época de reprodução, as fêmeas evitam os machos ao máximo, principalmente quando estão com filhotes. O urso pardo é um animal plantígrado, isto é, quando ele anda, seu pé inteiro toca o chão. São bons corredores, atingem velocidades de até 58 KM por hora, porém, não corredores de longa distancia.

Uma mãe e seus filhotes.
© Bicharada.net
  A gestação do urso-pardo dura aproximadamente 240 dias, e quando acaba, nascem entre dois e três filhotes. Quando os filhotes nascem, é dever da mãe cuidar deles, ela os cria só, pois como eu disse, após o acasalamento, o macho vai embora. A principio, os filhotes alimentam-se somente do leite de suas mães. Aos seis meses, os filhotes desmamam e a mãe ensina as suas crias a pescarem para poderem se alimentar sozinhos na natureza. Quando os filhotes ficam com dois ou três anos, as mães abandonam os filhotes, e estes são obrigados a sobreviverem com a experiencia que sua mãe passou para eles. Quando há mais de um urso, que andava com sua mãe que lhe abandonou, a principio eles convivem juntos, porém, após algum tempo, eles se separam naturalmente. Os ursos são onívoros, e sua dieta é muito balanceada. Se alimentam de Insetos, Mariscos, Vegetais, Frutas, Mel, Larvas, Carne e Carniças. Seu corpo é pesado e em suas patas estão grandes garras, que não são retrateis e são muito afiadas. São animais muito fortes, sendo capazes de levantar do chão coisas com 0.8 vezes o seu próprio peso, oque torna eles capazes de rolar pedras do chão e derrubar arvores do solo. Costumam levantar e rolar pedras para encontrarem insetos e larvas.
  Dentre todos os animais do mundo, o urso é o que possuí o melhor olfato. Sim, os ursos pardos possuem o melhor olfato do universo, sendo capazes de detectarem presas a mais de um quilometro de distancia de onde estejam. Algumas pessoas costumam dizer que quando uma agulha caí na floresta, a águia vê, o cervo escuta e o urso sente o cheiro. Indivíduos desta espécie são bastante agressivos, e muitas vezes brigam entre si por comida, principalmente na época dos salmões. A longevidade dos Ursos-pardos varia por animal, em natureza, o urso mais velho ja registrado tinha 34 anos, porém, este é um caso raro, e na natureza, os ursos pardos costumam ter uma expectativa de vida que varia em 20 a 30 anos no máximo. Em cativeiro, estes animais são capazes de viverem por mais tempo, sendo que o urso pardo em cativeiro mais velho ja registrado tinha 47 anos. O urso pardo é dono de uma das mordidas mais poderosas do reino animal, sua mordida é capaz de exercer uma pressão de 300 a 600 KG, sendo mais forte que animais como Leões, Onças, Lobos e até mesmo que o Grande Tubarão Branco. Com 600 KG de potencia em sua mordida, a mordida do urso pardo é capaz de esmagar uma bola de boliche. O que torna possível uma mordida tão forte no urso pardo são seus dentes caninos grandes e fortes, com até 10 cm, sua musculatura muito bem desenvolvida na sua cabeça e pescoço e também a sua mandíbula forte. Embora donos de uma mordida implacável, os ursos pardos não são capazes de digerirem ossos grandes como as Hienas fazem.

Crânio de um urso pardo.
Imagem retirada de Skulls unlimited.
  Ursos são dominantes em seus habitats, porém, possuem inimigos que vivem próximos a ele, tais como lobos. Ursos pardos são temidos por lobos, pois além de roubarem sua caça, algumas vezes os ursos podem matar seus filhotes. As vezes, os ursos pardos matam filhotes de lobo por matar, mas as vezes, matam por uma questão de sobrevivência, pois quando os ursos, especialmente fêmeas, acordam da hibernação, estão bastante famintas, e se a primeira coisa que encontrarem forem filhotes de lobos, eles matarão e devorarão o pobre filhote. Um urso pardo adulto é capaz de enfrentar sozinho um grupo de lobos de até 7 indivíduos! Outros inimigos dos ursos, são os tigres. Alguns tigres caçam filhotes de ursos, e por isso são inimigos dos adultos. Alguns tigres, são capazes de matarem ursos pardos adultos, porém, um adulto de urso pardo pode matar um tigre. Um tigre só consegue matar um urso pardo adulto se este estiver acabado de acordar após uma longa hibernação, pois assim este estará fraco. A batalha entre estes dois predadores por sobrevivência, sempre foi muito equilibrada. Citei anteriormente a hibernação, que é uma coisa que acontece com os ursos durante o inverno. As regiões que os ursos vivem são muito frias, e fica ainda mais fria durante o inverno. Os ursos, para não morrerem de frio, comem mais do que o comum para acumularem gordura, e então, dirigem-se para cavernas ou covas, onde vão dormir durante certo tempo, até o inverno passar. A hibernação dos machos comumente duram menos que a hibernação das fêmeas, que podem hibernar durante 7 meses. Durante o período de hibernação, os ursos não urinam, não defecam, e não comem, sobrevivendo graças ao seu acumulo de gordura conseguido antes da inicialização do periodo de hibernação.

Urso pardo hibernando em uma caverna.
Autor desconhecido
  Os ursos pardos sempre foram bastante admirados na caça, outrora sendo muito caçados, passaram a ser protegidos, o que fez que a população de ursos pardos aumentassem novamente. Atualmente, a caça de ursos pardos é permitida, porém, só podem ser caçados indivíduos doentes, feridos ou que sejam muito agressivos. Os motivos da caça do urso pardo podem ser apenas por lazer dos caçadores, ou para serem produzidos produtos de decorações, tais como casacos e tapetes. Algumas pessoas admiram também estes animais empalhados e usados como enfeite em suas casas. Os ursos pardos costumam ficarem longe dos seres-humanos, e desta forma, não exercem muito risco as pessoas. Porém, uma vez que o urso pardo associa as pessoas como fonte de alimento, eles podem se tornarem extremamente agressivos. Na maioria dos zoológicos ou qualquer lugar em que habitem ursos pardos, existem placas espalhadas pedindo para que os turistas não alimentem os ursos, justamente para que estes não se tornem agressivos. Normalmente, os ursos que se tornam agressivos ao extremo e que estão em zoológicos ou lugares públicos são mortos pelas autoridades, para que estes não machuquem pessoas. Algumas pessoas não gostam de ursos, pois estes invadem suas fazendas e casas, muitas vezes matando seus animais ou causando ferimentos em parentes ou neles mesmos. O motivo dos ursos saírem de onde vieram e chegarem até fazendas e cidades é simples, a destruição de seu habitat. Com seu habitat danificado, são obrigados a saírem de lá, consequentemente chegando a fazendas e cidades. Nos países onde existem ursos, é até meio comum ver estes animais revirando lixeiras em busca de alimento. Existe um hibrido de urso pardo com urso polar chamado Pizzly bear, que nasceu em cativeiro em 2006.

Pizzly bear, o hibrido raro entre um urso pado e um urso polar.
Imagem retirada de VirginMedia
  Alguns ursos pardos podem ser extremamente agressivos, e alguns atacam letalmente humanos. A relação entre ursos e humanos não é tão boa. Porém, para tudo há um motivo, e aos ataques de ursos contra humanos não é diferente, um urso pardo só vai atacar um humano se houver um motivo.
  Para impedir que pessoas sejam feridas por ursos pardos, são colocadas placas avisando que em determinada zona existem ursos, para alertar as pessoas. Alguns lugares onde ficam ursos pardos, tem a entrada proibida, justamente para prevenir acidentes. Por mais que algumas vezes, a relação entre ursos pardos e humanos serem citadas como ruins, algumas vezes não é bem assim. Algumas pessoas, são amigas de ursos. Existe um urso chamado Brutus, conhecido também como Brutus, o urso pardo de estimação, que é um urso amigo do naturalista Casey Anderson, que o acolheu quando encontrou o urso ainda filhote sem sua mãe, e então resolveu cuidar dele. Mesmo Brutus sendo um animal gentil, vale lembrar que ele só é assim pois se acostumou com seu dono, que está com ele desde seus seis meses de idade. Mesmo assim, é sempre bom manter-se longe de ursos pardos, pois nem todos possuem um comportamento pacifico.

Brutus, o urso ao lado de seu dono, Casey Anderson.
© Casey Anderson
  Dentro da espécie Ursus arctos, existem muitas subespécies, aproximadamente 90 se não me engano. Entre estas noventa, as principais subespécies de Urso pardo são : Ursus arctos arctos ; Ursus arctos alascensis ; Ursus arctos beringianus ; Ursus arctos californicus (Extinto) ; Ursus arctos collaris ; Ursus arcos crowtheri (Extinto) ; Ursus arctos dalli ; Ursus arctos gyas ; Ursus arctos horriblis ; Ursus arctos isabellinus ; Ursus arcos lasiotus ; Ursus arctos marsicanus ; Ursus arctos middendorfii ; Ursus arctos nelsonis (Extinto) ; Ursus arctos pruinosus ; Ursus arctos sitkensis ; Ursus arctos stikeenensis ; Ursus arctos syriacus e Ursus arctos ugavaesis (Extinto).

Imagens das subespécies :
Ursus arctos arctos
© Malene Thyssen

Ursus arctos alascensisImagem retirada de bearsoftheworld.net.
Ursus arctos beringianus
Autor desconhecido
Ursus arctos californicus
© Andre Engels
Ursus arctos collaris
Autor desconhecido.
Ursus arctos crowtheri
Domínio publico
Ursus arctos dalli
Autor desconhecido
Ursus arctos horriblis
©
Jon Nickles
Ursus arctos isabellinus
© Dan Stolyarov
Ursus arctos lasiotus
© JZ85
Ursus arctos marsicanus
© Lox
Ursus arctos middendorffi
Ursus arctos nelsoni
Autor desconhecido.
Ursus arctos pruinosus
Autor desconhecido.
Ursus arctos syriacus
Autor desconhecido.
* Algumas das subespécies de ursos pardos citados na lista estão sem suas imagens, pois não encontrei nenhuma imagem deles na internet *
Urso pardo equilibrado em suas patas traseiras.
© Taral Jansen.
  Atualmente, o estado de conservação do urso-pardo é "Seguro" ou "Pouco preocupante", ou seja, estes fantásticos animais não correm nenhum tipo de ameaça de extinção, diferente de vários outros ursídeos, tais como os Pandas e os Ursos-polares. Os ursos pardos, quando brigam entre si, costumam ficar em pé, para parecerem mais intimidadores e também para aumentar seu tamanho e poder desferir patadas com mais eficiência. Esta técnica de ficar equilibrado em duas patas, não serve só para brigar entre si, mas também para intimidar outros predadores. Embora a mordida do urso pardo seja uma das mais poderosas do reino animal, a principal arma do arsenal de armas de qualquer urso são suas patas poderosas e garras afiadas. Uma patada de um urso pardo adulto, é capaz de decapitar uma pessoa facilmente, ou de quebrar a espinha de um homem adulto. As garras do urso pardo também permitem que eles abram as conchas de mariscos, suas garras também ajudam-os a cavar para encontrar insetos. São donos de uma extrema força, capazes de levantar coisas que pesam 0.8 vezes seu próprio peso do chão. São tão fortes que são capazes até mesmo de arrancar arvores do chão. Os Ursos são fascinantes...

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Ursus arctos
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Ordem : Carnivora
• Familia : Ursidae
• Genero : Ursus

Fontes :

• http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=163
• http://www.brasilescola.com/animais/urso-pardo.htm
• http://en.wikipedia.org/wiki/Brown_bear
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Urso-pardo
• http://www.youtube.com/watch?v=jrw-QJBL7QQ

Autor desconhecido.

16 comentários:

  1. Muito maneiro! Urso é mesmo um animal fascinante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! De fato, os ursos são muito interessante!
      Abraço!

      Excluir
  2. Achei muito bom. Atendeu minha expectativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Cloves! As vezes acho que deveria refazer estas postagens mais antigas, pois sei que algumas estão escritas de forma incorreta (acentuação, gramática) e um pouco exageradas... O que acha?
      De qualquer modo, muito obrigado pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  3. Ursos é um animal de contrastes, por um lado são tão fofinhos que da vontade de apertar, por outro, são intimidadores e potencialmente mortais...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. pandas não são ursos!!!
    panda é panda.

    ResponderExcluir
  5. Ursos pardos sao legais mas prefiro os polares sao excepsionas..muito boa sua publicaçao.vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ursos polares são mesmo muito legais! Fique ligado às novidade, quem sabe não faço uma postagem sobre um urso polar, hein? ;)
      Abraço!

      Excluir
  6. Apenas errou quando mencionou que o urso tem a mordida mais forte que a onça.

    ResponderExcluir
  7. Amei parabens eu sempre quiz aprender sobre ursos pardo

    ResponderExcluir
  8. Tá maluco....que viagem é essa meu irmão.. .se vejo um catatau desses na minha frente, saio correndo com meus irmãos, pego busão, táxi, bicicleta, o que for mas pico a mula dali rapidinho; essas tranqueiras viram um carro facinho sem esforço e ainda tem o HOMEM no seu cardápio.. ..to FORA.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo material tão rico. Gostei demais de conhecer essa riqueza de detalhes sobre esse animal esplêndido. E as fotos são maravilhosas.

    ResponderExcluir