domingo, 1 de dezembro de 2013

Carcaju : Um dos mais ferozes predadores do planeta!

O Animal.
Autor desconhecido.
  O carcaju (Gulo gulo), também conhecido por glutão, urso-gambá e wolverine, é uma espécie de mamífero pertencente a família dos mustelídeos. Está, sem sombra de dúvidas, entre os predadores mais ferozes do planeta; mesmo não sendo tão grande, esse animalzinho bota animais muito maiores que ele pra correr. Quer ler mais a respeito dele? Clique em "Leia mais" logo abaixo!


Distribuição geográfica do carcaju.
© Oona Raisanen
    Medindo cerca de 70-110 centímetros de comprimento (desconsiderando a sua cauda, que tem até 20 centímetros), aproximadamente 40 centímetros de altura e um peso por volta dos 30 Kg, o carcaju é considerado um predador pequeno se comparado a outros predadores que convivem com ele, mas, apesar de seu tamanho, é um animal ferocíssimo e um exímio predador, capaz de caçar animais muito maiores que ele. Vive principalmente no hemisfério norte, nas zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá, e para sobreviver ao frio intenso dessas áreas, a sua pelagem se adaptou tornando-se densa, impermeável e resistente ao frio. Assemelha-se bastante a um pequeno urso com cauda longa; seu focinho é curto, assim como seu pescoço. Seus pelos normalmente apresentam tons castanho fulvo e preto. São animais onívoros, isso é, podem se alimentar de varias coisas, desde ovos até frutas e alguns tipos de plantas, sendo que a base da dieta do carcaju é a carne. É um predador nato, tão feroz que na idade adulta alguns indivíduos caçam até mesmo cervos adultos. Entre suas presas preferidas podemos citar porcos-espinhos, esquilos, castores, marmotas, coelhos, ratos, ratazanas, lêmingues e etc. O seu arsenal consiste em um crânio robusto com mandíbulas fortes, além de suas garras afiadas, que também servem como auxílio para que possa escalar árvores. Além de bom escalador, o carcaju também é um ótimo nadador (o que o ajuda a pescar), embora apresente hábitos predominantemente terrestres.

Crânio do carcaju, equipado com fortes dentes caninos e mandíbulas poderosas.
Autor desconhecido.
Graças a suas afiadas garras, os carcajus
são capazes de escalar arvores.
Autor desconhecido.
  Além de um grande caçador, também é um animal carniceiro, alimentando-se de carcaças de animais mortos ou roubando a caçada de outros predadores, e quando digo predadores, são predadores mesmo: o animalzinho é tão feroz que ataca e espanta superpredadores tais como ursos e lobos. É um predador bastante veloz, perseguindo suas presas a uma velocidade de aproximadamente 48 Km/h, e depois atacando-nas utilizando as suas armas naturais (garras e dentes). É conhecido também por predar predadores, como linces e raposas. É um animal solitário, reúne-se com outros de sua espécie somente durante as temporadas de reprodução. Oportunista e muito inteligente, ataca animais presos em armadilhas de caçadores e então os devora.
 Diferentemente dos ursos, esse mustelídeo não hiberna, nem mesmo nas épocas de frio mais severo, sendo assim um animal ativo durante todo o ano. Possui hábitos de vida predominantemente noturnos, mas não é incomum e tampouco impossível encontrar o carcaju ativo durante o período diurno. Habita florestas boreais, planícies abertas, matas e montanhas, e em todos esses ambientes os carcajus estão sempre no topo da cadeia alimentar. É um animal extremamente territorial; não tolera que um indivíduo do mesmo sexo adentre o seu território; - quando acontece, resulta em brigas; o carcaju está sempre pronto para defender o seu território com unhas e dentes, literalmente - utilizam urina na demarcação de seu território.

Os carcajus são corredores velozes, capazes de perseguir suas presas.
Autor desconhecido.
Representação de um carcaju nadando.
Créditos na imagem.
  Não possui predadores naturais, apenas rivais, no caso os ursos e lobos. De fato, o único inimigo do carcaju é o ser humano, mais precisamente os caçadores. Em relação ao homem, o carcaju é bem tímido, evitando assim o contato com os seres humanos. Um dos motivos que faz com que seus rivais fujam ao encontrá-lo é seu odor muito forte e desagradável, causador de náuseas.
 A reprodução do carcaju ocorre durante o verão, e o acasalamento só é bem sucedido se a fêmea tiver acesso a abundantes fontes de comida. Durante o período de gestação, as fêmeas ficam abrigadas em tocas enquanto aguardam o nascimento dos filhotes. As crias nascem na primavera em ninhadas de 3 ou 4 filhotes que com apenas um ano de idade já serão indivíduos sexualmente maduros em seu tamanho adulto, aptos a reprodução, indicando que o carcaju não tem uma expectativa de vida muito longa, o que é verdade: vive, em média, de 10-17 anos.
 Outra curiosidade a respeito do carcaju é que ele está sempre caçando, até mesmo quando não precisa, ou seja, não está com fome; ataca tudo que atravessa seu caminho, e se não estiver sentindo necessidade de comer, estoca a presa morta em troncos de árvores ocos, alimentando-se dessa presa posteriormente.

Representação de uma fêmea de Carcaju com seus filhotes em uma toca.
Créditos na imagem.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Gulo gulo
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Ordem : Carnivora
• Familia : Mustelidae
• Genero : Gulo

Fontes :

• http://www.saudeanimal.com.br/glutao.htm
• http://vidaselvagem.spaceblog.com.br/1777751/Temiveis-Carcaju/
• http://en.wikipedia.org/wiki/Wolverine
• http://www.ninha.bio.br/biologia/glutao.html

Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...