Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Procoptodons : Os cangurus gigantes!

Grandes e diferentes, conheçam um pouco mais sobre estes mamíferos.
© Roman Uchytel
  Procoptodon foi um extinto genero de mamíferos marsupiais que viveram durante o período Pleistoceno, surgiram a cerca de 50.000 anos atrás e se extinguiram a aproximadamente 18.000 anos. Quer ler mais sobre os extintos cangurus gigantes pé-históricos? Então, clique em "Leia mais" logo ali embaixo!

Comparação em escala de tamanho entre um Procoptodon goliah
e um adulto de 1,80 metros.
Créditos no canto inferior direito da imagem.
  Procoptodon, como citado anteriormente, é um genero, e dentro deste genero de marsupiais foram incluídas doze espécies, que são Procoptodon maddocki, P. cegsai, P. mccoyi, P. pusio, P. texasensis, P. gilli, P. browneorum, P. otuel, P. rapha, P. williamsi, P. oreas, e a mais famosa entre todas, Procoptodon goliah. O género procoptodon difere-se dos atuais generos de cangurus, o que sem duvidas deu a este animais diversos apelidos e nomes populares. Alguns dos apelidos são : Canguru de cara achatada, Canguru gigante, ou, simplesmente Canguru gigante de cara achatada, que é uma junção entre os dois nomes populares mais usados em referencia a este genero de marsupiais. Mas, por que eles recebem estes apelidos? Simples, são chamados de "Cangurus de cara achatada" pois se compararmos seus focinhos com os focinhos dos atuais cangurus, os focinhos dos Procoptodons são bem mais curtos. São conhecidos como "Cangurus gigantes" obviamente pelo seu tamanho. Eram maiores que os atuais cangurus, adultos das maiores espécies, como na espécie Procoptodon goliah, que era a maior espécie do género,  tinham dois metros de altura no minimo, e um peso de aproximadamente 230 KG.

Reconstrução do Procoptodon goliah
Autor desconhecido.
   Eram parentes dos atuais cangurus, inclusive, estes cangurus gigantes e os atuais cangurus fazem parte da mesma família, que é a família Macropodidae. Embora parentes dos atuais cangurus, os cangurus gigantes se diferem bastante destes, estas diferenças são : O focinho curto; Diferença notavel de tamanho; Cinco dedos em cada mão, porém, só dois destes eram extremamente mais alongados, terminados em longas garras; Patas traseiras com apenas um dedo, ligeiramente semelhantes ao casco dos atuais cavalos. Interessante, não? Mas, para que serviam os dois dedos mais alongados das mãos destes marsupiais? por que estes eram terminados em longas garras? Bem, é possivel que estes cangurus tenham usado estes dedos e garras longas para agarrar ramos de arvores, folhas também. A dieta dos membros do genero Procoptodon consistia basicamente em folhas, ramos e frutas.

Representação de um Procoptodon goliah alimentando-se de folhas.
© Stanton F. Fink
Os procoptodons viveram em bandos ou em grupos
familiares. É improvavel que tenham sido animais solitarios.
Autor desconhecido.
  Possivelmente viviam em bandos ou em grupos familiares, é improvável que estes animais foram solitários. Assim como os atuais cangurus, as femeas do genero apresentavam uma "Bolsa" em sua barriga, onde elas deixavam seus filhotes, visando a proteção dos mesmos. Faziam parte da megafauna, e como grandes herbívoros, eram presas chamativas para diversos carnívoros de seu ecossistema, tais como grandes felinos, ursos, canídeos e aves do terror. Não possuiam muitas armas de defesa super eficientes, um de seus métodos de defesas que podiam causar dano em seus predadores foi a sua capacidade de desferir fortes chutes contra estes. Eram capazes de se equilibrarem sobre sua cauda para poderem desferir chutes em seus inimigos com maior precisão. Provavelmente, este método de defesa era eficientes contra predadores de pequeno e até de médio porte, porém, contra predadores muito grandes ou sociais, este método não deveria ser eficiente, e para se defender destes predadores, os Procoptodons usavam a fuga. Deveriam ser ágeis saltadores e corredores, alcançando altas velocidades em fuga para despistarem seus predadores. O motivo da extinção ainda é desconhecida, mas muitas vezes é pensado que estes cangurus se extinguiram por causa das atividades humanas sobre eles, como a caça intensiva, que provavelmente matou grandes quantidades destes animais. Porém, isto é apenas uma teoria, e não se tem muita certeza sobre ela. Os fósseis destes animais são/foram encontrados em Naracoorte, no sul da Austrália, em Menindee Lake, em Nova Gales do Sul, em Darling Downs, em Queensland e em varios outros sítios arqueológicos ao longo do planeta. Uma réplica em tamanho real de um Procoptodon em seu tamanho máximo, foi colocada no Museu Australiano, a réplica é realmente muito bem feita e o tamanho é bastante semelhante ao tamanho maximo de um desses em vida. O genero Procoptodon está entre os maiores generos de cangurus da história, e talvez, este também seja um dos maiores generos de mamiferos marsupiais que ja viveram.

Réplica em tamanho real de um Procoptodon exposta no Museu australiano.
Autor da foto desconhecido
Classificação cientifica :

• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Infraclasse : Marsupiala
• Ordem : Diprotodontia
• Família : Macropodidae
• Subfamília : Sthenurinae
• Genero : Procoptodon

Fontes :

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Procoptodon
• http://en.wikipedia.org/wiki/Procoptodon

© Diego Barletta

Nenhum comentário:

Postar um comentário