Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

Panda-vermelho : Um fofíssimo mamífero!

O Animal
Autor desconhecido.
  Olá pessoal! Quanto tempo, hein? Muuuuito tempo! Bom, mas já que estamos aqui, vamos ao que interessa, e o animal de hoje é o Panda-Vermelho, cujo nome cientifico é Ailurus fugen, também conhecido como gato-de-fogo ou raposa-de-fogo. Se quiser ler sobre este belíssimo e interessante animal, clique em "Leia mais" logo ali embaixo!

  Pelos nomes populares, você pode ter chegado a conclusão de que este animal ou é um membro da família dos ursos, da família dos gatos ou da família das raposas, mas na verdade, nenhuma destas conclusões estão certas. Na verdade, estes pequenos animais pertencem a família Ailuridae. Então, quais são os motivos dos nomes populares? Claro que o motivo é a aparência, inclusive, a aparência é tão parecida com a de outros animais que posteriormente, estes foram já classificados cientificamente como pertencentes a família Ursidae (Ursos). Outro animal que é muito semelhante aos Pandas-vermelhos são os Guaxinins, inclusive, também posteriormente, os pequeninos já foram classificados cientificamente como membros da família Procyonidae, a mesma família dos guaxinins.
Os "pandinhas" costumam ser animais solitários,
porém, eventualmente é possível observar estes animais
vivendo em casais ou grupos familiares, mas, vale ressaltar
que macho e fêmea desta espécie não costumam se relacionar
fora da época de acasalamento.
Autor desconhecido.
  São animais de pequeno porte, (adultos pesam em média 3-6 KG) encontrados em regiões montanhosas do himalaia e do sul da China. Vivem principalmente em florestas temperadas e bambuzais. São animais solitários e territoriais. Os pandas vermelhos são animais melhor adaptados a uma dieta carnívora, mas, podem ser considerados onívoros. A principal fonte de alimento dos pandas vermelhos são os bambus. Os pequeninos, não são capazes de digerir a celulose do bambu, e portanto, necessitam comer uma grande quantidade de bambu pra sobreviver. Três quartos de sua dieta baseia-se em bambu, e os outros um quarto consistem em frutos, raízes, cogumelos, líquens, bagas, insetos e gramíneas. Como também sendo carnívoros, eventualmente comem filhotes de pássaros e pequenos roedores. São animais com hábitos crepusculares e noturnos, sendo mais ativos durante o amanhecer, entardecer e noite, costumam dormir durante o dia encima de árvores ou dentro de tocas. O acasalamento da espécie acontece entre janeiro e março, e um animal é capaz de acasalar com mais de um indivíduo por temporada de acasalamento. A ninhada não é muito grande, varia entre 1-4 filhotes. Quando os filhotinhos nascem são cegos e pesam aproximadamente 110-130 gramas. A vida dos pandas-vermelhos é curta, um animal em cativeiro sobrevive em média 17 anos, e pelo fato de sua vida ser curta, atingem a maturidade sexual bem cedo, ambos os sexos, aos 18 meses, já podem acasalar. Não há dimorfismo sexual entre macho e fêmea nessa espécie de animal, nem de tamanho nem de aspecto físico. Possuem mandíbulas e dentição robusta, essencial para alimentarem-se de bambu. As fêmeas, apresentam quatro pares de mamas, e os filhotes desmamam com aproximadamente 125 dias de vida.
Pandas vermelhos são animais noturnos, e vivem predominantemente
em cima de arvores.
Autor desconhecido.
  São animais ágeis e acrobáticos, passam a maior parte do tempo encima de árvores, descendo o solo ocasionalmente em busca de alimentos. Embora procurem comumente por comida no chão, também conseguem alimentos nas árvores. Quando conseguem sua comida. os "pandinhas" usam suas pequenas patas para levar o alimento até a boca, e quando vão beber água, mergulham sua língua nela e a lambem. Quando se sentem ameaçados, são capazes de emitirem uma série de sons, a mesma coisa quando estão aborrecidos. Normalmente, procuram fugir do agressor, mas quando não há mais como fugir, equilibram-se nas patas traseiras na expectativa de intimidação do agressor, isso também torna possível o uso de suas garras, que podem machucar. Embora muito amistosos, não são indefesos. Atualmente, seus principais predadores são o Leopardo-das-neves e é claro, o ser-humano. É um animal que corre risco de extinção, devido a destruição de seu ambiente. É uma pena. Curiosidade : O panda-vermelho é o animal mascote do navegador Mozilla Firefox, inclusive, este é o motivo de um de seus nomes populares ser "Raposa-de-fogo", pelo fato de a tradução de firefox ser esta.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Ailurus fulgens
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Subclasse : Placentalia
• Superordem : Laurasiatheria
• Ordem : Carnivora
• Subordem : Caniformia
• Superfamilia : Musteloidea
• Família : Ailuridae
• Genero : Ailurus

Fontes :

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Panda-vermelho

Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário