Páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Estegossauro : O gigante de placas nas costas!

Um estegossauro.
© Todd Marshall
  O Stegosaurus , cujo nome significa "Lagarto Telhado", foi um gênero de dinossauros da família Stegosauridae que viveram há cerca de 200 milhões de anos atrás, durante o final do período Jurássico. É um dinossauro muito famoso na cultura popular, tendo feito aparições em vários desenhos, filmes, livros, e sempre lembrados por suas placas nas costas. Quer ler mais? Clique em "Leia mais" logo ali em baixo!

  Estes dinossauros foram animais herbívoros, que mediam em torno de 9 metros de comprimento, 4 metros de altura e pesavam aproximadamente 4 toneladas. Viveram principalmente na América do norte, considerando que já foi encontrado um exemplar fossilizado desse animal em Portugal. A primeira descoberta fóssil referente ao Estegossauro aconteceu em 1877, no estado estado-unidense do Colorado, sendo encontrada pelo paleontólogo Othniel Charles Marsh. Desde então, foram descobertos vários outros fósseis, e várias outras possíveis espécies que poderiam pertencer ao gênero Stegosaurus. Atualmente, há 4 espécies pertencentes ao gênero que acredita-se serem válidas. Elas são Stegosaurus amartus, S. stenops, a mais bem descrita entre as quatro, S. longispinus e S. ungulatus.
Comparação de tamanho de um Estegossauro com uma
pessoa.
© BBC Nature
   A característica principal destes dinossauros são as enormes placas, ou espigões visíveis em suas costas. Estes que podem ter sido usados como armadura, sendo uma das defesas do animal, reguladores térmicos, esquentando ou esfriando a temperatura corporal do estegossauro conforme sua posição em relação ao sol e ao vento, e para exibição, tanto para atrair parceiros para acasalamento quanto para afastar predadores, pois em uma dessas duas situações, o Estegossauro bombeava o seu sangue diretamente para seus espigões, tornando-os mais vermelhos e vivos, seduzindo outros animais e intimidando predadores. Possuía um corpo maciço e uma cauda muito musculosa, que também era dotada de espigões em forma de espinhos que podiam ter até 1 metro de comprimento, estes sim eram as armas de defesa letais do estegossauro. Quando o animal se sentia ameaçado, ele abaixava sua cabeça, protegendo-a com sua nuca repleta de placas resistentes e golpeava a ameaça desferindo golpes laterais com sua cauda. Sua cabeça era muito próxima do chão, portanto o estegossauro alimentava-se de vegetação rasteiras. Por falar em cabeça, a cabeça do estegossauro era absurdamente pequena em comparação ao corpo, medindo até 40 cm de comprimento, abrigando em seu interior um cérebro do tamanho de uma noz. E por falar em cérebro, há fortes indícios que estes animais possuíssem 2 centros nervosos em seu corpo, (2 cérebros) um deles na cabeça e o outro na região lombar. Algumas evidencias de pegadas destes animais indicam que estes andassem em bandos, e as descobertas de grandes quantidades de fósseis indicam que houvesse uma grande quantidade de Estegossauros durante o fim do período jurássico.

Estegossauro golpeando um Allosauro usando sua cauda.
© dustdevil (deviantART)

Classificação cientifica :

• Nomes científicos : Stegosaurus armatus, S. stenops, S. longispinus e S. ungulatus.
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Reptilia
• Superordem : Dinosauria
• Ordem : Ornithischia
• Subordem : Thyreophora
• Infraordem : Stegosauria
• Família : Stegosauridae
• Genero : Stegosaurus

Fontes :

• Blog do Rárisson
• AVPH (Atlas Virtual da Pré-História)
• Ikessauro
• Wikipédia


© vasix (deviantART)

Nenhum comentário:

Postar um comentário