Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Pelagornis: O 'albatroz' pré-histórico!

Olha só esse bico, assustador!
  Este ano, 2017, o blog Os Fantásticos Animais Do Planeta (OFAP) irá completar seus quatro anos de existência. Desde 2013, ano em que criei o site, existe no blog uma página dedicada exclusivamente para que os leitores possam fazer pedidos de postagens que queiram ver - nunca ninguém, em quatro anos, considerando que o blog possuí quase 200 mil visualizações jamais havia feito um pedido sequer, até recentemente, quando o leitor dino gamer pediu humildemente para que eu falasse sobre o Pelagornis. Obrigado, dino, você fez história! *escorre uma lágrima*
  Sem mais delongas, clique em "Leia mais" logo abaixo e aproveite a leitura!

  O Pelagornis chilensis foi uma espécie de ave marinha que viveu durante o período mioceno, isto é, aproximadamente 7 milhões de anos atrás, onde hoje é o atual Chile (como seu nome já sugere, tendo como significado "ave de mar aberto do Chile").
Sobrevoando o mar com seus 'dentes' super assustadores!
  A descoberta desse cara deu-se em 2010 perto da Bahia Inglesa, no Chile; o esqueleto estava extraordinariamente bem conservado, aproximadamente 70% do fóssil estava intacto, possibilitando um estudo aprofundado no que diz respeito às suas características ósseas - possuía ossos com paredes muito finas e relativamente frágeis, o que proporcionou a eles a leveza necessária para que pudessem voar apesar de seu enorme tamanho, de até 5 metros de envergadura. Estima-se um peso de aproximadamente 30 quilos.
  O Pelagornis é uma daquelas aves pré-históricas das quais chamamos de pássaros ósseo-dentados, ou de dentes falsos - estas 'coisinhas' em seu bico não são, de fato, dentes, mas sim pequenos espinhos ósseos pontiagudos presentes ao longo de todo o seu bico. Enquanto planava por meio de correntes de ar sob os mares abertos do Chile, o Pelagornis deixava sua mandíbula submersa no mar no intuito de capturar suas presas (era uma ave carnívora), tal como peixes, lulas, mariscos e etc. Ao fechar de sua mandíbula, a presa seria facilmente esmagada por seus 'dentões'.
  Considerando que os pássaros ósseo-dentados já não existem há cerca de 2 milhões de anos, é correto dizer que que essa espécie viveu por pouco tempo - o que não significa que os pássaros ósseo-dentados foram mal-sucedidos ou pouco prósperos, já que este tipo de ave surgiu há mais de 50 milhões de anos. As causas de extinção do Pelagornis pode estar relacionada com a mudança das correntes marítimas, o que teria gerado certa mudança no clima, e também a concorrência com outros predadores. É a seleção natural, meus caros.

Vejam só que interessante esta comparação de tamanho!
Da esquerda para a direita: pombo, águia-de-cabeça-brancaalbatroz, Pelagornis.

Classificação cientifica:

• Nome cientifico: Pelagornis chilensis
• Domínio: Eukaryota
• Reino: Animalia
• Filo: Chordata
• Classe: Aves
• Ordem: Odontopterygiformes
• Família: Pelagornithidae
• Gênero: Pelagornis

Fontes:

AVPH
National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário