sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Arctodus : Um enorme urso!

O Enorme urso.
© deskridge
  O Arctodus foi um extinto genero de urso que viveu durante o período pleistioceno, a cerca de 800.00 à 12.500 anos atrás durante a era do gelo. Quer saber mais sobre este gigantesco urso que provavelmente foi um dos mais ferozes predadores já descobertos? Então, clique em "Leia mais" ali embaixo!


  Estes enormes ursos chegavam a medir entre 1,60 e 2,00 metros em seus ombros, e em pé poderiam atingir até quatro metros de altura, além disso, deveriam pesar até uma tonelada! Estes animais foram um dos maiores mamíferos carnívoros de todos os tempos, e embora não tenha sido o maior, sabe-se que ele foi o maior mamífero carnívoro terrestre da America do Norte, e que ele foi muito abundante na Califórnia. Enquanto os Ursos-das-cavernas eram omnívoros, os Arctodus eram exclusivamente carnívoros, podendo comer até 15 quilos de carne de uma só vez. Entre as presas preferidas deste animal, estavam os bisões e os cavalos, porém há a possibilidade destes ursos terem caçados até mesmo mamutes, pois ossos de mamutes foram encontrados com arranhoes de caninos deste urso, e próximo ao esqueleto do mamute foi encontrado o esqueleto do Arctodus. Isto prova que uma espécie, devorava a outra espécie.
  Estes ursos também são chamados de "Urso gigante de cara achatada", porque o seu focinho era curto em relação com sua cabeça, mas muito eficiente. Sua mordida é calculada para ter sido muito poderosa, capaz de quebrar ossos. Sua patada deveria poder matar qualquer animal com apenas um golpe, pois suas patas poderiam ser maiores que a cabeça de um homem adulto e suas garras atingiam cerca de vinte centimetros de comprimento, e eram muito afiadas, além disso, a força que este animal possuia era impressionante, ele poderia levantar do chão um bisão adulto!
  Este gigante deve ter sido um dos animais mais temidos da época, e pesquisas e descobertas nos revelam que ele estava por toda a parte da America do norte, do Alasca até o México. Antes, pensava-se que ele só não tinha passado pelo extremo-sul, mas novas evidencias provam ao contrario, pois foram achados fósseis deste animal na flórida. Eram mais magros e mais ageis do que os atuais ursos pardos, e suas pernas eram longas e de mesmo tamanho (Ao contrario das pernas de outros ursos pardos atuais, dos quais as pernas traseiras são maiores que as dianteiras) o que faria dele um excelente corredor, podendo chegar a correr 70 KM por hora e por longas distancias, tornando ele capaz de perseguir animais rapidos e de grandes porte, tais como cavalos e bisões. Ele foi provavelmente o mais rapido urso que ja viveu.

Cranio de um Arctodus
Imagem retirada de "Skulls unlimited".
Representação de um Arctodus caçando um bisão.
Autor desconhecido
Representação de um Arctodus prestes a roubar uma presa
de um bando de Felinos.
© Laura Cunnigham
  Muitos veem o Arctodus como um ladrão de carcaças, um verdadeiro oportunista, e não muito como um caçador ativo, talvez, carcaças de animais mortos realmente fizessem parte do cardapio do Arctodus, mas isso não significa que ele não foi um caçador. Seu tamanho certamente aterrorizaria qualquer predador menor, assim ele poderia roubar oque o outro animal tinha caçado, por tanto, ele também poderia ter sido um oportunista.
  O Arctodus não foi o unico predador carnivoro de seu habitat... por onde este urso passou, habitavam também Smilodons (Tigres dente de sabre) e Mega-leões (Leões americanos), ou seja, existem probabilidade destes animais terem lutado, porém eles não lutariam sem motivo, um só invadiria o território do outro se houvesse um motivo muito grande, como falta de comida ou falta de agua.
  Outro animal sensacional que viveu com o Arctodus, foi o Megatério, uma preguiça gigantesca com braços grandes e mosculosos, que mesmo sendo herbivoro, era capaz de derrotar até mesmo tigres-dente de sabre. A provavel unica maneira de um arctodus matar um megatério, seria quebrando seu ombro com sua poderosa mordida, pois assim a preguiça não poderia usar seus braços para se defender e então certamente perderia. Mas vale lembrar que tanto o Arctodus quanto o Megatério tem suas chances de vencerem uns aos outros. Mesmo assim, em uma luta entre estes dois gigantes, eu apostaria no Megatério.

Representação de um Arctodus lutando contra um Smilodon.
© Bruce Aleksander
A enorme e poderosa preguiça, Megatério!
© Todd Marshall
  Assim como os atuais ursos pardos, o Arctodus deveria ser um excelente nadador, e também devia se alimentar de peixes. A visão deste urso era simplesmente ótima, assim como seu olfato, que poderia farejar sua presa mesmo que ela estivesse muito longe. O Arctodus não caçava por meio de emboscada, o método de caça dele era basicamente correr o mais rapido possivel até a presa, e então mata-la usando garras e dentes. Não devem ter vivido em bandos, provavelmente eram caçadores solitários que caçavam para sua própria sobrevivencia. Mas, imagine só um bando de Arctodus? seria um grande problema para quase todos os predadores que viveram junto com esta fera!
  Assim como ursos atuais, os Arctodus devem ter brigado por território, por comida e por femeas. Este animal necessitava só para ele uma area muito longa, onde ele dominaria e caçaria, e se algum outro animal carnivoro entrasse em seus domínios, ele com certeza defenderia seu território. Por comida ele com certeza deve ter brigado, principalmente no final da era do gelo, quando os animais herbívoros começaram a desaparecer e a comida ficou escassa, por tanto, eles devem ter brigado entre si mesmo ou até com outros predadores por alimento. Por femeas, é algo normal brigar, praticamente todos os animais machos brigam até ficarem gravemente feridos ou até morrerem, só para ganhar o direito de acasalarem.  As mães dos Arctodus filhotes, com certeza eram superprotetoras, e não permitiriam que nada de mal acontecesse com seus filhotes, que eram presas faceis para outros predadores que habitavam aquela area. Ela estaria disposta para brigar com qualquer outro predador para defender suas crias. Varios ursos atuais hibernam, porém o Arctodus provavelmente foi um urso que não hibernou.
  O provavel motivo da extinção do Arctodus foi o clima, que foi aumentando e aumentando, até desfavorecer animais adaptados para viver em ambientes frios, ou seja, o Arctodus entrou em declinio no final da era do gelo. Como era muito grande, ele não sobreviveria em ambientes muito quentes. Outro possivel motivo de sua extinção, foi o homem, que acelerou sua morte, pois ele deveria caçar arctodus, tanto para a fabricação de roupas, quanto para conseguir carne. E por estes motivos, ele foi extinto. Mesmo com a extinção do Arctodus, outros ursos menores surgiram, tais como Ursos pardos e Ursos polares, que são mais adaptados e continuaram o reinado dos ursos, e que são os atuais maiores mamiferos carnivoros terrestres.

Uma bela imagem demonstrando o tamanho de varios ursos. O segundo urso da esquerda para a direita é o Arctodus .
Imagem retirada do fórum Carnivora.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Arctodus simus
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Ordem : Carnivora
• Familia : Ursidae
• Genero : Arctodus

Fontes :

• http://www.youtube.com/watch?v=gHJH7RzTKfc
• http://www.youtube.com/watch?v=dhJ4dSPtfi0
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Arctodus

Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...