segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

[ATUALIZADO] Recordes Animais!

Atualizado, melhorado e com novas categorias!
  Saudações a todos os leitores!

  Há alguns anos atrás, nos primórdios do blog, elaborei e publiquei uma postagem especial, que tinha como objetivo separar várias categorias e expôr o animal (ou os animais, em alguns casos) detentor(es) do recorde dentro de cada categoria específica. A ideia era muito simples e até bem criativa, e a postagem em questão rapidamente se tornou uma das mais célebres do blog. Contudo, tenho que admitir que muito potencial foi desperdiçado devido a má execução de minha ideia inicial.
  É compreensível que a postagem, após tantos anos, tenha ficado ultrapassada e que não tenha tanta qualidade em comparação a postagens mais recentes, deixando a desejar na escrita e no conteúdo  também - em parte devido a minha idade na época,  ainda era muito jovem e não dispunha de muita vontade para realizar pesquisas mais aprofundadas.
  O que não seria compreensível seria negligenciar os erros cometidos e não fazer nada a respeito. O título da antiga matéria foi alterado (avisando, em letras maiúsculas, aos leitores que ela está ultrapassada) e também foi adicionada uma nota em vermelho antes do início da postagem advertindo ao leitor que as informações contidas nela são questionáveis, seguido de um link para a presente postagem.
  Queridos leitores, apresento a vocês a nova versão atualizada e melhorada de Recordes Animais, uma das mais queridas postagens do blog Os Fantásticos Animais Do Planeta. Para saber mais, clique em "leia mais", logo ali em baixo! 😉

PS: Gostaria de agradecer ao leitor João Pinto por me alertar, através de dois comentários na postagem original, sobre os equívocos e informações incorretas que publiquei. Foi o que me motivou a refazer a matéria com informações mais acuradas e atualizadas. Obrigado!

Ah! e aos interessados em conhecer a matéria original, basta clicar aqui!

MAIOR CARNÍVORO TERRESTRE DA HISTÓRIA

Espinossauro

  Os dinossauros dominaram o planeta Terra por milhares de anos durante toda a era mesozoica. Dentre os terópodes, isto é, os dinossauros comedores de carne, aquele que se destaca pelo seu imenso tamanho é o espinossauro. Um dinossauro de aparência muito peculiar e facilmente reconhecível, media entre 13 e 18 metros de comprimento, até 4 metros de altura e pesava entre 7 e 21 toneladas. Um verdadeiro monstro!

MAIOR CARNÍVORO TERRESTRE ATUAL

Urso-polar
  Os ursos-polares são fascinantes criaturas, mas não se deixe levar pela beleza destes animais - são poderosos e ferozes carnívoros, além, claro, de serem gigantes. Em média, ursos polares machos medem entre 1.5 e 2 metros na altura da cernelha, e pesam entre 450 e 700 quilos (as fêmeas são muito menores, geralmente pesam a metade da média dos machos, entre 250 e 500 quilos). O maior urso-polar já registrado foi um macho que pesava mais de uma tonelada. Os únicos carnívoros mamíferos terrestres que rivalizam em tamanho com os ursos polares são os ursos-de-kodiak, que têm em média o mesmo tamanho. Porém, o maior urso-de-kodiak já registrado pesava cerca de 760 KG, muito menos do que o maior urso-polar, sendo este o fator decisivo para que o urso-polar fosse considerado como o recordista desta categoria.

MAIOR MAMÍFERO CARNÍVORO TERRESTRE DA HISTÓRIA

Daeodon
  Esta é uma categoria cujo recordista é um pouco incerto. Um possível recordista que podemos citar é o extinto Daeodon, com, em média, 1.80 metros na altura da cernelha e aproximadamente 3,6 metros de comprimento.
Arctotherium
  Outro possível recordista é o Arctotherium, uma extinta e gigantesca espécie de ursos. Com aproximadamente 1.80 metros na altura da cernelha, 3 metros de comprimento, até 4 metros de altura quando apoiado nas patas traseiras e pesando entre 600 e 1750 quilos, é talvez o mais provável detentor desta categoria.

MAIOR CARNÍVORO DA HISTÓRIA

Shastassauro
  O shastassauro é um extinto ictiossauro gigantesco que viveu durante o período triássico. Apesar de não ter sido um predador tão feroz e implacável tal como outros répteis marinhos (como o pliossauro, por exemplo), ainda pode ser considerado como o provável maior predador da história. Estimativas máximas indicam que este animal pudesse chegar a medir até 21 metros e a pesar aproximadamente 60 toneladas.

MAIOR CARNÍVORO ATUAL

Cachalote
  Esta linda espécie de baleia é o maior animal carnívoro da atualidade, e também um dos maiores da história. Medindo cerca de 18 metros de comprimento, sendo que o maior espécime recordado tinha 20.7 metros. Embora não seja uma categoria nesta postagem, vale dizer que este animal também detém o recorde de maior cérebro (o cérebro de um adulto pesa entre 7 e 9 quilos).

MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE DA HISTÓRIA

Palaeoloxodon namadicus
  Palaeoloxodon namadicus foi uma extinta espécie de elefantes gigantescos. Em estimativas baseadas num fóssil de coxa que mede 1,60 metros, cientistas estimaram as dimensões deste animal. Análises volumétricas sugerem até 5.2 metros na altura da cernelha e até 22 toneladas. Se tais análises estiverem corretas, este animal pode ser considerado como o maior mamífero terrestre da história, superando inclusive o indriocotherium.

Comparação de tamanhos entre os dois animais citados anteriormente.

MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE ATUAL

Elefante-Africano
  Os elefantes-africanos são os detentores deste recorde. Estes lindos, incríveis e perigosos animais chegam a medir até 3,5 metros de altura, 6 metros de comprimento, e 6 toneladas de peso. Adultos desta espécie necessitam comer aproximadamente 250 quilos de alimento por dia para sobreviverem.

ANIMAL MAIS ALTO DA HISTÓRIA

Sauroposeidon
  O lagarto de Poseidon é o detentor deste recorde. Um dos maiores dinossauros que já viveu, estima-se que esta criatura pudesse alcançar até 17 metros de altura, além de aproximadamente 30 metros de comprimento.

ANIMAL MAIS ALTO ATUAL

Girafa
  Este célebre e peculiar animal é o mais alto existente. Machos desta espécie chegam a medir até 6 metros de altura quando adultos. 

MAIOR ANIMAL DA HISTÓRIA

Baleia-azul
  O maior animal que já existiu (pelo menos que se tem conhecimento) é a baleia-azul, a qual também é na opinião daquele quem vos escreve, um dos mais belos animais do mundo. Medindo até 30 metros de comprimento e pesando até inacreditáveis 190 toneladas, essa magnífica criatura detém o recorde de maior animal de todos os tempos.

MAIOR ANIMAL TERRESTRE DA HISTÓRIA

Argentinossauro
  Esta é uma categoria também rivalizada e consideravelmente incerta. Contudo, se pode dizer que um possível recordista é o argentinossauro. Pouco se sabe sobre este gigante, devido às evidências fósseis serem bastante escassas, mas estima-se que tivesse entre 25 e 30 metros de comprimento (algumas vezes com estimativas de até 37 metros) e pesasse algo entre 60 e 100 toneladas de massa.
Patagotitan mayorum
  Descobertas recentes apontam que este animal, o Patagotitan, pode ter sido o maior animal a caminhar sobre a terra. Estimativas sugerem até 37 metros de comprimento e aproximadamente 69 toneladas de massa, o que poderia fazer com que este animal superasse a magnitude do argentinossauro e de todos os demais animais terrestres conhecidos.

MENOR DINOSSAURO DA HISTÓRIA


Anchiornis huxleyi
  O provável recordista da categoria de menor dinossauro que já existiu é o Anchiornis huxley. Única espécie descrita para o gênero Anchiornis, esse pequeno dinossauro alado e penado atingia, na idade adulta (segundo estimativas) algo entre 34 - 60 centímetros. A envergadura de suas asas era de aproximadamente 50 centímetros (em média) e seu peso médio era de aproximadamente 110 gramas.

MAMÍFERO ATUAL COM A MORDIDA MAIS PODEROSA

Hipopótamo
  O hipopótamo é um dos animais mais perigosos de todo o mundo, e não é à toa. Muito grandes, fortes, territorialistas e agressivos, contam também com uma mordida de poder esmagador - capaz de exercer uma pressão equivalente a aproximadamente 800 quilos.

MAIOR AVE NÃO-VOADORA ATUAL

Avestruz
  O avestruz leva com facilidade esse recorde. Com os machos atingindo até mais de 2 metros de altura e pesando cerca de 120 quilos, essa espécie é não só a maior espécie de aves não-voadoras, mas também a maior de todas as aves atuais.

MAIOR AVE NÃO-VOADORA DA HISTÓRIA

Dromornis
  Esse recorde pertence à ave gigante de 3 metros de altura Dromornis. Este recorde era detido anteriormente pela ave-elefante, outra espécie que também atingia os 3 metros de altura. Contudo, o que foi decisivo para que a Dromornis fosse considerada a maior ave-não voadora da história é seu peso. Enquanto sua rival, a ave-elefante, pesava cerca de 400-500 quilos, estima-se que a Dromornis pesasse entre 650-730 quilos, o que a sagra como a maior ave não-voadora da qual se tem conhecimento.

MAIOR AVE VOADORA ATUAL

  Esta é uma categoria para a qual é necessário dispender uma atenção especial, devido ao fato dela ser a mais fragmentada de todas as demais categorias catalogadas nesta matéria. Considerando a incerteza para que se defina um recordista absoluto, essa categoria será dividida em outras subcategorias, onde serão listadas as aves voadoras mais alta, mais pesada, mais comprida e com maior envergadura.

Grou-indiano
  O grou indiano é a ave voadora mais alta da atualidade. Quando adultos, os indivíduos desta espécie alcançam até 1,80 metros de altura e aproximadamente 6 quilos.

Abetarda-gigante
  A abetarda-gigante sagra-se com a ave voadora mais pesada da atualidade. Pode-se dizer que o seu peso foge bastante do convencional (considerando que a maioria das aves voadoras, até mesmo as maiores, são relativamente muito leves). Indivíduos adultos desta espécie chegam a pesar até 20 quilos, aproximadamente.

Pavão-verde
  O pavão verde é a ave voadora mais comprida da atualidade. Considerando as penas-retrizes (que são as características mais marcantes e célebres dos pavões), os machos dessa espécie podem atingir até 3 metros de comprimento.

Albatroz-errante
  O albatroz errante é a ave atual com a maior envergadura (distância da ponta de uma asa para a outra, quando estão completamente abertas). Em média, os adultos apresentam uma envergadura de até 3 metros, podendo atingir até aproximadamente 3,5 metros.

MAIOR AVE VOADORA DA HISTÓRIA

Pelagornis sandersi
  Roubando o título de Argentavis magnificens, o Pelagornis sandersi sagra-se como a maior ave voadora que já existiu - sendo a sua envergadura estimada em algo entre 6-7,4 metros, e seu peso estimado variando entre 22-40 quilos na idade adulta.

MAIOR ANIMAL VOADOR DA HISTÓRIA

Quetzalcoatlus
  O quetzalcoatlus foi um pterossauro gigantesco que viveu durante o período cretáceo. É facilmente o animal voador de maior magnitude que se tem conhecimento - com aproximadamente 5 metros de altura (do tamanho de uma girafa!) e incríveis 11 metros de envergadura.

MAIOR SERPENTE DA HISTÓRIA

Titanoboa
  A titanoboa foi uma serpente constritora de até 14 metros de comprimento e aproximadamente 1 tonelada que viveu durante o período paleoceno. É a maior serpente que já existiu (da qual se tem conhecimento, pelo menos). Um verdadeiro monstro.

MAIOR PEIXE ÓSSEO DA HISTÓRIA

Leedsichthys
  Mais do que o maior peixe ósseo da história, o Leedsichthys problematicus foi também uma das maiores espécies de peixe de todos os tempos. Suas evidências fósseis principais indicam indivíduos de cerca de 10 metros de comprimento - estimativas mais generosas sugerem até 16 metros de comprimento para a espécie (anteriormente, foi estimado que o animal pudesse atingir até absurdos 27 metros de comprimento, o que o teria feito, também, o maior peixe da história).

MAIOR PEIXE ÓSSEO ATUAL

Peixe-lua
  O peixe-lua, também conhecido como mola-mola, é uma espécie bastante peculiar de peixe, de aparência bastante diferenciada. É facilmente o maior peixe ósseo ainda vivo: quando adultos, os indivíduos desta espécie alcançam de 1,8-3 metros de comprimento, e quase uma tonelada de peso (geralmente, próximo dos 900 quilos).

MAIOR PEIXE DA HISTÓRIA

Megalodon
  Esse peixinho aí da foto é também o animal com a mordida mais poderosa da história (capaz de exercer uma pressão de até 20 toneladas!) e um dos mais ferozes predadores a rondar pelos mares. Estima-se que pudesse alcançar até 18 metros de comprimento (algumas estimativas mais generosas sugerem até 20 metros), com um comprimento médio de aproximadamente 15 metros. Seu peso está entre 50 e 70 toneladas. É com certeza um dos mais fascinantes e imponentes animais pré-históricos.

MAIOR PEIXE ATUAL

Tubarão-baleia
  O tubarão-baleia é um animal de aparência bastante simpática, concordam? É um animal filtrante e relativamente pacífico, além de ser bem bonitinho. Pode chegar a medir, em média, até 10 metros de comprimento (em alguns casos, até 12 metros) e a pesar aproximadamente 20 toneladas.

MAIOR CROCODILIANO DA HISTÓRIA

Purussauro
  É do Brasil! O Purussaurus brasiliensis foi uma espécie gigante de crocodiliano que viveu na região do acre (habitando também regiões da Bolívia, Colombia, Peru e Venezuela) entre 15 e 8 milhões de anos atrás. Seu tamanho foi estimado em aproximadamente 12,5 metros. Um monstro!

MAIOR RÉPTIL ATUAL

Crocodilo-de-água-salgada
  Apesar de ser menor que o seu parente citado anteriormente, o crocodilo-de-água-salgada - maior réptil da atualidade - não deixa de ser um monstro assustador e poderoso. Com até 6 metros de comprimento e aproximadamente 1,5 toneladas, é também o animal atual com a mordida mais forte: suas mandíbulas imponentes podem exercer uma excruciante pressão de mais de 1 tonelada. E por falar em mordida...

ANIMAL TERRESTRE COM A MORDIDA MAIS PODEROSA DA HISTÓRIA

Tiranossauro
  É dele! O rei dos dinossauros - Tyrannosaurus rex! Um dos mais formidáveis predadores que já existiu e provavelmente o mais poderoso entre os dinossauros terópodes, o tiranossauro conseguia exercer através de suas mandíbulas uma pressão esmagadora de aproximadamente 5 toneladas!

ANIMAL COM OS MAIORES DENTES DA HISTÓRIA

Livyatan melvillei
  A Livyatan é não só a mais poderosa baleia que já existiu, como é também, provavelmente, um dos mais poderosos (se não for o mais) predadores de todos os tempos. Essa espécie extinta de cachalote tinha aproximadamente 16 metros de comprimento, e tinha também aqueles que são, provavelmente, os maiores dentes que qualquer animal já teve: com cada dente medindo até 36 centímetros! Embora, não haja nenhuma estimativa exata embasada em testes científicos acerca da força de sua mordida, é muito provável que seja uma das mais poderosas da história - podendo, talvez, superar a força do megalodon.

MAIOR TARTARUGA DA HISTÓRIA

Arquelônio
  O arquelônio é quem leva esse recorde pra casa. Trata-se da maior tartaruga que já existiu - tinha, da ponta do nariz até a ponta da cauda, aproximadamente 4,2 metros. Seu peso é estimado em aproximadamente 1,5 toneladas.

MAIOR TARTARUGA ATUAL

Tartaruga-de-couro
  Eis aqui uma tartaruga muito única, bastante diferente das demais espécies. Trata-se da maior tartaruga há ainda existir - quando adultos, os indivíduos chegam a medir 2 metros de comprimento e a pesar 700 quilos. A maior tartaruga de couro já registrada media 3 metros de comprimento, pesava 910 quilos e tinha aproximadamente 100 anos na data de sua morte, causada por afogamento (pois o animal estava preso numa rede de pesca).

MAIOR ANFÍBIO DA HISTÓRIA

Prionosuchus
  É do Brasil de novo! Por mais parecido que seja com um crocodilo ou garial (ambos répteis), o prionosuchus é na verdade o maior anfíbio de todos os tempos, com até 8 metros de comprimento. Viveu na região do nordeste brasileiro durante o período permiano, há cerca de 270 milhões de anos.

MAIOR ANFÍBIO ATUAL

Salamandra-gigante-da-China
  A salamandra-chinesa é o maior de todos os anfíbios da atualidade. Quando adultos, os indivíduos chegam a medir de 1,2-2 metros de comprimento, e a pesar até 30 quilos.

MAIOR ANURO DA HISTÓRIA

Beelzebufo
  O Beelzebufo, cujo nome significa algo como "sapo do capeta", foi o maior de todos os anfíbios anuros. Trata-se de um animal pré-histórico, que viveu durante o período cretáceo. Chegava a medir até 41 centímetros de comprimento e a pesar quase 5 quilos. É, talvez não seja um recordista tão impressionante quanto os demais (seria muito mais legal se fosse um sapo de 2 metros...), mas ainda assim, é um recordista.

MAIOR ANURO ATUAL

Rã-golias
  Este é o recordista atual que mais se aproxima do recordista da história - a rã-golias, maior anuro existente, pode atingir até 40 centímetros e a pesar aproximadamente 3 quilos. É também um excelente saltador, podendo avançar até 3 metros com apenas um salto (embora rapidamente se canse após 2 ou 3 saltos...).

MAIOR GOLFINHO DA ATUALIDADE

Orca
  Embora muitas vezes seja referida como "baleia-assassina", a orca é, de fato, uma espécie de golfinho - e a maior e mais poderosa espécie de golfinho. Os machos da espécie, quando adultos, atingem até 8 metros de comprimento e chegam a pesar 6 toneladas. São animais extremamente inteligentes e sociais, vivendo em grupos familiares e tendo relações consideravelmente bem organizadas e complexas - inclusive, diferentes grupos de orcas se comunicam de formas diferentes, o que faz com que alguns cientistas suponham que as orcas sejam os únicos animais (além dos seres humanos) capazes de utilizar linguagens únicas para a finalidade de se comunicar.

ANIMAL MAIS VELOZES DA ATUALIDADE

  Chegamos agora a mais uma categoria fragmentada. Essa categoria será dividida em três seguintes categorias: animal voador mais veloz, animal marinho mais veloz e animal terrestre mais veloz.


Falcão-peregrino
  Em termos absolutos, esta ave de rapina é não só o animal voador mais veloz como também é o animal mais rápido do mundo. Atinge até 390 KM/H, uma velocidade absolutamente impressionante.


Agulhão-vela
  O animal marinho mais veloz do mundo é este peixe espada, o agulhão-vela. Ele é capaz de nadar a uma velocidade de até 110 KM/H.


Guepardo
  O animal terrestre mais veloz já é bem conhecido por todos, creio eu. Trata-se do guepardo, este felino magnífico que alcança velocidades de até 120 KHM/H.

DINOSSAURO MAIS VELOZ

Ornitomimo
  Não, não é o velociraptor! O dinossauro mais rápido é o ornitomimo - que conseguia atingir até, aproximadamente, 65 KM/H!

MAIOR FELINO DA HISTÓRIA

Smilodon
  Smilodon populator foi uma espécie sul-americana de dentes-de-sabre, e o provável maior felino de todos os tempos. Com aproximadamente 1,20m na altura da cernelha, mais de 3 metros de comprimento e entre 400-500 quilos e dentes caninos de até 30cm, foi um predador formidável que dominou seu território.

Obs: não estou considerando animais híbridos nesta categoria.


MAIOR FELINO ATUAL

Tigre-siberiano
  O tigre-siberiano é a maior subespécie de tigre e o maior felino da atualidade. Os machos adultos chegam a medir até 1,20 metros na altura na cernelha e aproximadamente 3 metros de comprimento, além de seus pesados 310 quilos de massa.

Obs: para esta categoria, também não estou considerando animais híbridos.

MAIOR INVERTEBRADO DA HISTÓRIA

Lula-colossal
  A lula-colossal é o maior invertebrado de que se tem conhecimento, e provavelmente o maior invertebrado que já existiu, podendo atingir até 15 metros de comprimento. É o prato preferido das baleias cachalotes. E por falar em pratos, vale dizer que este animal também detém o recorde de maiores olhos do reino animal - cada olho tem, aproximadamente, a circunferência de um prato tradicional.

MAIOR INSETO DA HISTÓRIA

Meganeuropsis permiana
  Este inseto muito parecido com as atuais libélulas trata-se do maior inseto que já viveu na terra, tendo aproximadamente 75 centímetros de envergadura e 47 centímetros de comprimento (corpo). Assustador!

MAIOR INSETO ATUAL

Bicho-pau-gigante
  Essa espécie de bicho-pau foi descoberta no ano de 2014 e declarada, em 2016, como a maior espécie de inseto do mundo, desbancando o recordista anterior e também bicho-pau, Phobaeticus chani. Mede aproximadamente 62 centímetros de comprimento.

MAIOR ARACNÍDEO ATUAL

Aranha-golias-comedora-de-pássaros
  Este animal absolutamente horroroso e desprezível da imagem acima trata-se da maior espécie de aracnídeo existente (em massa corporal). É um animal com temperamento consideravelmente agressivo e chega a medir aproximadamente 30 malditos centímetros de comprimento. Cruzes!

ANIMAL MAIS VENENOSO ATUAL

Cubozoário
  As águas vivas conhecidas como box jellys são os animais detentores deste recorde. A toxina produzidas por ela é extremamente potente e nociva para os seres-humanos: o veneno, uma vez na corrente sanguínea, causa um grande aumento na pressão sanguínea, culminando em morte por parada cardíaca. A toxina também pode levar a óbito através de danos intensos no sistema nervoso. Acidentes envolvendo estes animais tendem a ser, na maioria das vezes, fatais.

MENOR ANIMAL NÃO-MICROSCÓPICO ATUAL

Megaphragma caribea
  Essa minúscula espécie de vespa possui apenas meio milímetro de comprimento. É o menor inseto e o menor animal não-microscópico que existe. 

MENOR ANIMAL MICROSCÓPICO ATUAL

Myxobolus
  Sim, eu sei que essa coisa aí de cima sequer parece um animal, mas, apesar de não parecer, ela é. Myxobolus é um gênero de cnidários minúsculos. Uma das menores espécies, Myxobolus shekel, mede somente 8.5 micrômetros!

MENOR MAMÍFERO ATUAL

Musaranho-pigmeu
  Esse bichinho fofinho aí, também conhecido pela alcunha de musaranho-anão, é o menor mamífero que existe atualmente, mede apenas 3 centímetros em média e chega a pesar apenas 2,7 gramas!

MENOR ANFÍBIO ATUAL

Paedophryne amauensis
  Considerando que o nome científico deste pequeno anuro é difícil de se falar e de se escrever, vou apelidá-la de Rana (rã + anã). A Rana é não só o menor anfíbio do mundo como é também o menor animal vertebrado existente, medindo apenas 0,7 milímetros de comprimento. É uma fofa, não é?

MENOR RÉPTIL ATUAL

Brookesia micra
  Este simpático carinha da foto é o detentor deste recorde, medindo apenas 3 centímetros de comprimento, este micro-camaleão é plenamente capaz de pousar sobre a cabeça de um palito-de-fósforo sem nenhum problema.

MENOR PEIXE ATUAL

Paedocypris progenetica
  O menor de todos os peixes, sem dúvidas. Ostentando minúsculos 0,8 milímetros, este animalzinho leva com facilidade o recorde de menor peixe do mundo.

MENOR AVE ATUAL

Colibri-abelha-cubano
  Essa adorável e fofíssima espécie de beija-flor poderia pousar facilmente na ponta do dedo de um bebê. Trata-se da menor espécie de ave do mundo, medindo apenas minúsculos 5 centímetros de pura fofura.

ANIMAL MAIS LENTO

Anêmona-do-mar
  Para a surpresa de alguns: sim, as anêmonas-do-mar são animais! E para a surpresa de muitos outros: sim, elas são capazes de se mover! Bom, pelo menos algumas espécies são. Os movimentos são tão lentos que dificilmente podem ser percebidos a olho nu, sendo muitas vezes necessário o auxílio de fotografias em time-lapse. Para se mover apenas alguns centímetros, o animal pode levar várias horas.

ANIMAL MAIS FORTE

Escaravelho-sagrado
  Popularmente conhecidos como rola-bosta, estes insetos bem pequenininhos são os animais mais parrudos da natureza - os machos da espécie conseguem levantar objetos que sejam até 1141 vezes mais pesados do que o seu próprio corpo.

Obs: nesta categoria está sendo considerada a força do animal com relação ao seu tamanho, e não sua força em termos absolutos.


ANIMAL COM OS OLHOS MAIS DESENVOLVIDOS

Tamarutaca
  Também conhecida como lagosta-mantis ou lagosta-boxeadora, essa espécie possuí olhos diferentes de quaisquer outros: com seus três pontos focais, este animal é capaz de enxergar cores que nós humanos sequer podemos imaginar. Estima-se que as tamarutacas enxerguem até um septilhão de cores, enquanto os humanos enxergam apenas um milhão. Além disso, também são animais capazes de enxergar os espectros ultravioleta e infravermelho.

ANIMAL MAIS RESISTENTE

Tardígrado
  E pra fechar com chave de ouro, eis aqui o poderoso chefão do reino animal. O tardígrado é um animal que sobrevive aos mais inóspitos ambientes imagináveis, sejam eles quentes ao extremo ou absurdamente frios. Muito além disso - ele é simplesmente capaz de sobreviver e se reproduzir no vácuo do espaço sideral!



 E fim! esta foi com certeza a postagem mais extensa e trabalhosa que já postei no blog, mas creio que tenha valido a pena! Obrigado a você que leu até aqui, espero que tenho gostado e que lhe tenha sido informativo e útil de alguma forma. Dedico esta postagem a todos os leitores fiéis do blog OFAP, e agradeço verdadeiramente pelas mais de 350 mil visualizações do blog. Até a próxima! 😉

Um comentário:

  1. Caso apareça alguem pra reclamar sobre a foto do Spinosaurus, fiquem sabendo que em 2014, pesquisas apontaram que o Spinosaurus era quadrupede.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...