domingo, 27 de outubro de 2013

Piranhas : Os ferozes peixes de águas doces!

Ilustração de uma Piranha
© Info Escola
  As piranhas, cujo o nome significa "Peixe com dentes", também conhecidas como Piranãs ou Caribes, são peixes omnívoros predadores de aguas doces, facilmente encontradas em varios rios da américa do sul, vivendo naturalmente em países como o Brasil e Venezuela . Quer aprender mais sobre estes vorazes peixes muito conhecidos? Então, clique em "Leia mais" ali embaixo!


  São animais muito agressivos e ferozes, capazes de atacar qualquer animal, incluindo o homem. São peixes com mandíbulas muito fortes, e que possuem dentes afiados em forma de triangulo. Se alimentam de varias coisas, ou seja, não são peixes exclusivamente carnivoros. Se alimentam de peixes e outros animais, mas também comem frutos e sementes que de vez em quando caem na agua e até mesmo plantas e insetos. Quando estes animais caçam, tem preferencia por caçarem peixes velhos e lentos, para que eles não possam fugir, ou esperam que qualquer outro animal vá beber água ou nadar para atacar. Quando as piranhas pegam a sua vitima, elas usam seus afiados dentes para corta-la em varios pedaços, para só então come-la.
  Normalmente, são peixes solitarios, nadando sózinhos pelos rios e lagos a procura de alimento, porém, são capazes de formar grandes cardumes, oque torna estes animais ainda mais mortais, podendo matar até mesmo um boi adulto em pouco tempo. Em comparação ao seu tamanho, o poder da mordida da piranha deve ser muito forte. Não se sabe exatamente a força de sua mordida, pois nunca foi medida, mas com certeza deve ser bastante forte para um peixe de pequeno porte, que atinge apenas entre 20 e 45 centímetros de comprimento. Mesmo sendo pequenas, é recomendavel ficar longe destas feras, pois elas realmente atacam seres humanos, principalmente quando o nivel da agua esta baixo.
  São animais tão agressivos e ferozes que são capazes de caçar, matar e se alimentar de animais de sua própria espécie. Mesmo podendo ser agressivos uns com os outros, acredita-se que quando estes animais formam grandes cardumes, fazem isto para se defender de outros animais, como botos, jacarés e peixes maiores, e não só para matar com mais eficiencia. São animais bastante rapidos, oque ajuda eles a fugir de predadores e também para perseguir presas.

Cardume de piranhas.
Autor desconhecido.
Pygocentrus piraya
©
Jutta234
  Hoje em dia, existem entre 30 e 60 espécies de piranhas conhecidas, espécies pertencentes aos generos Catoprion, Citharinus, Pristobrycon, Pygocentrus, e Serrasalmus. Dentre todas as 60 espécies de piranhas conhecidas, todas apresentam um comportamento agressivo, mas uma espécie que chama a atenção pela sua agressividade fora do comum é a Pygocentrus piraya, também conhecida como piranha-preta, piranha-rodoleira ou piranha amarela. As femeas, durante a época de reprodução, cavam buracos onde depositam seus ovos, e então ficam sempre perto de seus ovos para protege-los de ameaças. Quando os filhotes de piranhas nascem, ainda não se alimentam de carne, mas sim de Zooplanctons, e só quando ficam suficientemente grandes para caçar, passam a se alimentar de pequenos peixes. Varios povos indigenas, usam as piranhas para a fabricação de armas de caça, usando seus dentes como pontas de flechas ou lanças. Além de serem peixes usados na fabricação de armas indigenas, também servem de alimento, tanto para os indios e nativos quanto para a população da cidade grande ou do campo. Na região central do Brasil, as piranhas são utilizadas no preparo de um prato tipico Sul-mato-grossense chamado "Caldo de piranha", porém podem também ser comidos como outros peixes, grelhados ou cozidos com o acompanhamento de temperos e legumes.

Uma piranha grelhada servida como alimento.
© Bobak Ha'Eri
Caldo de piranha
Autor desconhecido
Uma representação artistica de uma piranha, usada
como lembrancinha.
© BrokenSphere
  São animais bastante admirados como bichos de estimação, no mundo todo existem pessoas que possuem aquarios com piranhas. Para quem deseja ter uma piranha de estimação, é extremamente recomendável que deixem estas feras solitárias ou em um grupo de cinco ou seis individuos, nunca deixe apenas duas piranhas em um mesmo aquario, pois a probabilidade destas atacarem umas as outros é muito grande. A piranha mais usada como "Peixinho de estimação" é a Pygocentrus nattereri, conhecida popularmente como Piranha-de-barriga-vermelha. Em varios lugares do mundo, muitos donos de piranhas tem soltado estes peixes em rios, pelo fato delas comerem muito e consequentemente darem muito gasto. Nestas regiões em que piranhas não habitam naturalmente e foram soltas por donos das mesmas, tem sido mortos varios peixes, rãs e outros animais. As piranhas quando mantidas em aquario, costumam alimentar-se inicialmente com carne moída, mas após um tempo elas passam a se alimentar de raçoes tradicionais, que por sinal é mais recomendado, pelo fato que a carne poluí o aquario, e desta forma a piranha pode adoecer e morrer. Além de serem usadas como comida e animais de estimação, também são admiradas como decoração. São feitas varias esculturas, brinquedos e representações de piranhas, que são facilmente encontradas em muitas lojas. Inclusive, aqui em minha cidade estas representações artisticas sobre as piranhas são muito populares. Na cultura popular, as piranhas já foram protagonistas de filmes e temas para musicas, sempre retratadas como animais mortais. Isto prova que as piranhas não tem nada de desconhecidas, elas são populares até demais. Atualmente, as piranhas não correm nenhum risco de extinção.

Classificação cientifica :

Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Actinopterygii
Ordem : Characiformes
Familia : Characidae
Subfamilia : Serrasalminae

Fontes :

• http://en.wikipedia.org/wiki/Piranha
• http://animal.discovery.com/fish/piranha-info.htm
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Piranha
• http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1728070-EI8147,00.html

Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...