|
Recosntrução do animal
© DiBgd |
Andrewsarchus mongoliensis foi uma extinta espécie de mamiferos carnivoros, que viveu durante o período Mioceno, a aproximadamente 45 e 36 milhões de anos atrás. Eram provavelmente caçadores, e com certeza dominaram seus ambientes. Quer ler mais a respeito destes grandes predadores que dominaram a terra a milhões de anos? Então, clique em "Leia mais" ali embaixo!
Bem, quando você olhou para a imagem do Andrewsarchus, provavelmente a primeira coisa que você concluiu foi que ele se parece muito com um Canídeo, mais precisamente com um Lobo. Bom, a verdade, é que o Andrewsarchus não foi um Canídeo, e seus parentes mais próximos atuais não são os cães ou os lobos, mas sim as ovelhas e as cabras! Engraçado, não? o Andrewsarchus não se parece nem um pouco com as atuais ovelhas, mas esta é a verdade, inclusive, há uma teoria que defende o fato do Andrewsarchus ter tido cascos em suas patas, assim como as atuais ovelhas. Essa teoria não é comprovada, e nem mesmo é possivel saber se suas patas tinham cascos ou dedos com garras, pois este animal é conhecido apenas pelo seu crânio, então é dificil saber precisamente como era a sua aparencia externa. A sua descoberta aconteceu em 1923, e seu descobridor se chamava Kan Chuen Pao, que era membro de uma expedição que estava sendo liderada por Roy Chapman Andrews (Inclusive, "Andrewsarchus" é um nome em homenagem a Roy). A única coisa encontrada do Andrewsarchus foi seu crânio, com o maxilar inferior faltando, porém, em um estado de conservação decente. Quando os pesquisadores olharam o crânio pela primeira vez, também acharam que se tratava de um animal parente de atuais Cães e Ursos, porém, com novos estudos, descobriram que o Andrewsarchus foi na verdade um parente das atuais ovelhas e cabras, e não muito dos Canídeos e dos Ursídeos. Após esta nova descoberta (Que o Andrewsarchus foi parente das atuais ovelhas e cabras) surgiram teorias que afirmam que Andrewsarchus possuia cascos nas suas patas.
|
Cranio de Andrewsarchus, o único fóssil referente ao animal conhecido.
© Ryan Somma |
O Andrewsarchus atingiu aproximadamente quatro metros de comprimento (Contando com a cauda) e mais ou menos um metro e oitenta de altura, seu peso foi de 800 a até uma tonelada, e dessa forma consagra-se como um dos maiores mamiferos carnivoros terrestres de todos os tempos, junto com o Arctotherium, Daeodon e
Ursus maritimus tyrannus. O crânio do Andrewsarchus era massivo, com até 58 CM de comprimento, e aproximadamente 20 CM de largura. O tamanho do crânio e seus dentes fortes sugere que a mordida do animal deve ter sido relativamente forte, capaz de triturar ossos e perfurar cascos de tartarugas. O Andrewsarchus pode ter sido um caçador ou um oportunista, isto ainda é fruto de debates e teorias. Se este animal foi mesmo um caçador, deve ter sido ótimo nisso, pois seu cranio, dentes e musculatura eram impressionantes, além de sua cauda sugerir que ele era um ágil corredor. Seu método de caça deve ter sido bastante simples, consistindo em perseguir a presa e mata-la com uma mordida no pescoço. Também há a possibilidade deles terem se camuflado no ambiente até chegarem perto de suas presas, e quando estivessem perto o suficiente, atacariam sua presa de surpresa. Provavelmente foram predadores solitarios, e não cooperativos, além disso, adultos desta espécie deveriam se relacionar mal, o que levava a conflitos e brigas frequentes. Sobre o Andrewsarchus ter sido apenas um Carniceiro oportunista, eu acho um pouco improvavel, mas realmente é possivel. É possivel que o Andrewsarchus possa ter se alimentado de Basilosaurus encalhados e de carcaças de animais mortos. Um Basilosaurus de 18 Metros daria uma refeição e tanto ao Andrewsarchus!
|
Dois Andrewsarchus brigam por uma carcaça de Brontotério
Autor desconhecido |
|
Comparativa de tamanho entre Andrewsarchus e uma pessoa adulta de um metro e oitenta
© Mick Ellison |
Acredita-se que a alimentação do Andrewsarchus consistia principalmente em Tartarugas, Mariscos, Baleias primitivas encalhadas, Carcaças, e até mesmo grandes Mamiferos. Provavelmente, o olfato do Andrewsarchus era super bem desinvolvido, oque ajudaria-o a farejar carcaças de animais mortos e também presas ainda vivas, facilitando em sua alimentação. Existe uma pequena probabilidade do Andrewsarchus ter sido onívoro, alimentando-se além de carne também de raízes e brotos, tendo uma dieta bastante balanciada. Os Andrewsarchus não foram os únicos predadores de seu ambiente, e também dividiram espaço com entelodontes, como o Daeodon por exemplo, que também foi um dos maiores mamiferos carnívoros terrestres de todos os tempos. O motivo da extinção do Andrewsarchus pode estar relacionada ao clima e a chegada de novos superpredadores em seu ambiente. Com a mudança no clima, varias presas que o Andrewsarchus caçava passaram a desaparecer (Extinguir-se) ou a migrarem para outros lugares, deixando o nosso predador com poucas fontes de alimento. Com a chegada de novos superpredadores ao seu ambiente, se tornou ainda mais dificil se alimentar, pois além de existirem poucas presas em seu habitat, os Andrewsarchus ainda teriam que dividir alimento com outros animais também de grande porte, ou seja, que também necessitavam de grandes quantidades de alimentos por dia para sobreviverem. Estes dois fatores, levaram um dos maiores mamiferos predadores que já pisaram na face da terra a extinção.
Classificação cientifica :
• Nome cientifico :
Andrewsarchus mongoliensis
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Ordem : Artiodactyla
• Subordem : Cetruminantia
• Família : Triisodontidae
• Genero :
Andrewsarchus
Fontes :
•
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrewsarchus
•
http://en.wikipedia.org/wiki/Andrewsarchus
•
http://pre-historicbeasts.blogspot.com.br/2013/01/andrewsarchus.html
•
http://www.youtube.com/watch?v=Lovzp01gma8
|
© tiffanyturril |
Nenhum comentário:
Postar um comentário