segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Panthera tigris soloensis : A maior subespécie de tigre que ja existiu!

Reconstrução do Tigre gigante.
© Raúl Valvert
  Panthera tigirs soloensis, popularmente conhecido como Tigre de Ngandog e Tigre gigante do pleistoceno, foi uma extinta subespécie de tigre que viveu durante o período pleistoceno, a aproximadamente 195 mil anos, onde hoje fica a Ilha de Java. Quer ler mais a respeito do maior tigre que ja viveu? Então, clique em "Leia mais" logo ali embaixo!

Alguns restos fósseis do animal.
Autor desconhecido.
  O estudo desta espécie é muito difícil, pois os seus fósseis são praticamente escassos e os fósseis ja descobertos foram encontrados em péssimo estado, muito fragmentados, porém, compreensivos. A maioria de seus fósseis foram encontrados em Ngandong, na região do Java, o que deu origem ao seu nome popular, "Tigre de Ngandong". Pelo fato de seus fósseis serem raros, consequentemente as estimativas de tamanho para este animal variaram muito até que chegassem a uma conclusão. A principio, quando foram descobertos seus primeiros fósseis, foi pensado que esta subespécie tivesse sido mais ou menos do tamanho do atual tigre de bengala e um pouco menores que os também atuais tigres siberianos. Porém, com a descoberta de novos fósseis, tudo o que pensava-se sobre este tigre mudou. A descoberta de um fêmur restaurado em 48 CM (O maior fêmur de tigre siberiano mede 43 CM) começaram a aparecer novas estimativas de tamanho em proporções gigantes em relação a este animal. Ao observar o fóssil do fêmur, Hetler e Volmert (2007) pensaram que o animal portador daquele osso teria aproximadamente 480 KG, superando em tamanho todos os felinos atuais (Com exceção do Ligre, que é um hibrido e pesa aproximadamente 500 KG). As estimativas de Hetler e Volmert foram criticadas, sendo que os seus criticos sugeriram que um macho adulto deste tigre em questão teria até 320 KG, e uma fêmea adulta teria até 215 KG. Atualmente, pensa-se que em seus tamanhos maximos, um grande macho desta espécie teria até 400 KG, e as fêmeas menores, poderiam ter tido aproximadamente 320 ou 340 KG.
Mandibula do animal. Repare que mesmo incompleta, ela ainda
tem um tamanho impressionante.
Imagem retirada do fórum carnívora.
  As estimativas de comprimento e altura também variaram bastante, isso deve-se também pela falta de fósseis. Existem apenas dez espécimes conhecidos referentes ao animal, todos encontrados no Java, entre eles, os mais significativos são um enorme crânio que completo teria até 39 centímetros, o fêmur já citado acima, com 48 e alguns dentes cujo o tamanho impressiona além de uma mandibula quase completa. Com base nestes fósseis, foi sugerido que o felino tivesse um tamanho maximo de aproximadamente 1,2 metros de altura em seus ombros e até 3,5 metros de comprimento, da cabeça até o final da cauda. Com estas proporções em tamanho gigantescas, o Tigre de Ngandong entra fácil na lista dos maiores felinos que ja existiram, sendo concorrentes fortes ao titulo de maior, provavelmente, o único felino que pode ter sido maior que este tigre, foi o Smilodon populator, o tigre dentes de sabre sul americano. Em tamanho total, se assemelhava muito com o Leão americano (Panthera leo atrox) sendo também rival dele na concorrencia ao titulo de maior felino. Os tigres de ngandong podem ser vistos maiores ou menores que os leões americanos, isso depende do ponto de vista de cada um. Sabe-se que em altura, os leões americanos ganhavam do tigre de ngandong, porém, em peso, os tigres de ngandong ganhavam do leão americano. Afinal, quem era maior? bem, isso é dificil de afirmar com precisão.

O gigante bebendo agua.
© HodariNundu
Reconstrução da mandíbula com base no fóssil. O quão
poderosas e massivas estas mandíbulas foram?
Autor desconhecido. Imagem encontrada no Google.
  Musculatura bem desenvolvida, grandes dentes caninos e mandibulas fortes e massivas, transformaram este felino em um verdadeiro monstros. Viviam em regiões muito frias, habitavam principalmente florestas, e eram muito bem adaptados para o frio da região onde moravam, pois sua pelagem era grossa e praticamente imperneavel, adaptada para ser resistente ao frio. Sua aparência externa não devia fugir muito da aparência externa dos atuais tigres, tendo pelos laranjas com listras pretas e ventre branco, sendo que a principal diferença entre estes tigres e os tigres atuais, é o tamanho. Foram predadores dominantes nos lugares onde viveram, sendo temidos e eficientes caçadores. Eles obviamente, não foram predadores topo em seu ambiente sozinhos, tendo como principais inimigos ursos, hienas, provaveis outros grandes felinos e até mesmo extintas espécies de hominídeos, entre eles, o Homo erectus erectus. Estes hominídeos e o Tigre de Ngandong tinham uma relação de rivalidade e uma relação de Predador e presa, sendo que os tigres de Ngandong podem ter caçado os hominídeos tanto quanto os hominídeos podem ter caçado os tigres de Ngandong.
Os tigres de ngandong eram inimigos de extintas espécies de
Hominídeos. Mantiam uma relação de rivalidade e de predador
e presa.
© HodariNundu
  Eram eficientes predadores solitários, provavelmente, eram bons corredores, velozes e talvez de longa distancia, pois suas pernas eram fortes e musculosas e sua cauda era bastante longa, o que indica que ele poderia ter corrido velozmente e graças a sua longa cauda teria um equilibrio e agilidade a mais na hora de seguir suas presas. Como eram bastante grandes, deveriam comer muita carne por dia para sobreviverem, e graças ao seu tamanho e poder, seriam capazes de caçarem presas de grande porte, o que o ajudaria a ter bastante carne por um bom tempo. Os tigres de ngandong conviveram com enormes elefantes, hipopótamos e búfalos, que com certeza tinham papel importante em sua dieta. Foram um dos predadores com maior importancia de sua época, e provavelmente eram animais territoriais, dominando grandes territórios marcados por odor de urina ou fezes. Assim como tigres atuais, não deviam tolerar a invasão de qualquer animal, principalmente algum animal que ele visse como uma ameaça. Eram corajosos, capazes de enfrentar diversos outros predadores, mesmo que maiores para defenderem o que tinham. Podem ter sido predadores oportunistas, roubando as presas de outros animais. Também devem ter sido carniceiros, aproveitando a carcaça de animais mortos por outros predadores para se alimentarem. Seu possivel método de caça deve ter sido igual ao dos atuais tigres, camuflando-se e aproximando-se lentamente de sua presa, e quando ja estivessem perto dessa, corriam velozmente e pulavam sobre a presa, e seu objetivo era acertar uma mordida fatal no pescoço, matando por estrangulamento ou hemorragia sua presa.

Os tigres de Ngandong eram velozes corredores e ótimos predadores. Estavam no topo da cadeia alimentar de seu habitat.
© HodariNundu
O animal defendendo sua presa de outros predadores.
© Jagroar
Coloração alternativa do tigre de ngandong.
Seria este animal branco citado acima uma mutação
ou a cor "real" e comum do animal?
© Roman Uchytel
 O motivo destes tigres terem atingido tamanhos impressionantes foi justamente a megafauna do ambiente em que viviam, onde havia uma grande disponibilidade de presas de médio e de grande porte, que foram predados pelos tigres gigantes. Devem ter sido animais hipercarnivoros, ou seja, alimentavam-se apenas de carne, sem exceção. As vezes estes animais são citados em imagens como tigres de pelo branco natural, não causado por mutações, o que pode ter sido real, porém é dificil afirmar de que cor era o tigre gigante com precisão. Um fato que me faz pensar que este tigre foi realmente branco ou cinzento ao invés de laranja, é seu habitat, onde era muito frio e possivelmente nevava, e como tigres se camuflam para atacar sua presa, eles podem possivelmente terem sido brancos para clamufarem-se com facilidade entre a neve em seu habitat. O motivo de sua extinção pode estar relacionado a severas mudanças climaticas, que podem ter obrigado o animal, adaptado para viver em ambientes frios, a viver em ambientes mais quentes ou de clima tropical, sendo assim, matando-o. Além disso, com mudanças climaticas severas, as suas presas de maior importancia em sua dieta, passaram a extinguir-se, consequentemente extinguindo seu predador. Algumas presas mais bem adaptadas podem ter conseguido migrar para outras areas onde o clima não era tão quente, adaptando-se a este ambiente aos poucos, porém, o tigre de ngandong não conseguiu migrar, e sem realizar esta façanha, extinguiu-se.
.
Enormes cervos e mamutes faziam parte da megafauna do habitat do tigre de ngandong, tinham papel importante na alimentação do felino e contribuiram para que eles crescessem tanto.
© Roman Uchytel
Alguns dos maiores felinos que ja existiram em comparação a uma pessoa de um metro e oitenta.
da esquerda para a direita : Smilodon populator - Tigre de ngandong - Leão americano - Chita gigante - Panthera onca augusta - Tigre atual - Leão atual - Onça atual - Chita atual - Leopardo atual - Puma atual - Leopardo das neves - Caracal - Leopardo nebuloso - Gato domestico.
Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Panthera tigirs soloensis
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Ordem : Carnivora
• Familia : Felidae
• Genero : Panthera

Fontes :

• http://pre-historicbeasts.blogspot.com.br/2013/03/tigre-de-ngandong.html
• http://es.wikipedia.org/wiki/Panthera_tigris_soloensis
• http://tigre-gigante-del-plehistoceno.webnode.com.ve/news/panthera-tigris-soloensis-/

© Roman Uchytel (prehistoric-fauna.com)

3 comentários:

  1. Paleontologia sempre me fascinou, e ouso dizer que gosto ainda mais dos megamamíferos que dos populares dinossauros! Olhar para um tigre de hoje já nos deixa impressionados e cheios de admiração, imagine então um tigre ainda maior e mais imponente até que os fantásticos tigres siberianos... A evolução é mesmo uma coisa maravilhosa, mas é uma pena que espécies tão incríveis precisem desaparecer. Embora tão poderosos, os grandes predadores que ocupam o topo da cadeia alimentar são, de certa forma frágeis, porque dificilmente conseguem sobreviver a mudanças drásticas em seu ambiente. Belo blog, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Marcos!
      De fato, a evolução é uma verdadeira maravilha da natureza, e talvez a megafauna seja mesmo o que houve de mais incrível na pré-história!
      Abraço! ;)

      Excluir
  2. Algumas coisas estão erradas.

    O panthera leo atrox foi maior.


    Estimativas dão 500 kg pro atrox, outras dão 600 kg, outras dão 523 kg, outras dão 457 kg, outras dão 450 kg.

    E seu maior cranio encontrado foi um absurdo de 46 cm.

    Alias todos os cranios do panthera leo atrox encontrados passaram de 40 cm.

    Combum peso medio de mais de 300 kg.

    Com um peso maximo de 420-450 kg.

    Estimativas dão 3,60 de comrprimento e 2,60 sem a calda para o panthera leo atrox.

    Outras dão 3,70 de comprimento. Enfim e muita coisa sobre o panthera leo atrox.

    E sua incrivel altura de 1,30-1,35.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...