sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Anquilossauro: O dinossauro de armadura!


Representação do animal.
© Raúl Martin
  O Ankylosaurus magniventris, cujo cone significa "lagarto fundido" ou "lagarto duro", foi uma espécie de dinossauro herbívoro que viveu durante o auge do período cretáceo superior, o último período marcado pela presença dos dinossauros, entre 65 e 70 milhões de anos atrás. Foi descoberto em 1906, por Barnum Brown, na formação Hell Creek. É a única espécie válida ao gênero Ankylosaurus.

Para ler mais, clique em "leia mais".

Comparação de tamanho entre o anquilossauro
e uma pessoa, com base nos espécimes já encontrados
do animal.
© Autor desconhecido.
  O anquilossauro foi um dinossauro de grande porte, sendo o maior membro da família Ankylosauridae, medindo de 1.7 à 2 metros de altura e de 6 à 9 metros de comprimento (com estimativas de até 10 metros), e pesando aproximadamente 7 toneladas, fazendo dele o maior dinossauro de couraça já descoberto. Viveu na América do norte, onde hoje encontram-se os Estados Unidos da América e o Canadá, em regiões altas (onde o nível do mar não chegava) de clima subtropical e seco, em terrenos planos onde houvesse vegetação baixa, para qual o anquilossauro era adaptado a comer. Possuía dentes e um bico feitos para cortar vegetação, mas não muito eficientes na hora de mastigar os alimentos.
  Dentre suas características mais marcantes, está sua resistente carapaça, formada por osteodermas (depósitos ósseos em forma de placas) e calombos ósseos, revestidos, provavelmente, de queratina dura (mesmo material do qual é feito nossas unhas); sua armadura natural era extremamente resistente, cobrindo praticamente todo o seu corpo, incluindo cabeças e pernas. Na cabeça, além de serem protegidos por osteodermas, os anquilossauros também possuíam quatro chifres pontiagudos não muito grandes, que também auxiliavam na defesa contra predadores; a única parte do corpo do anquilossauro que era vulnerável era sua barriga, sendo o mais provável foco de ataque de seus predadores; contudo, era muito difícil para que um predador tivesse acesso à sua barriga, considerando o fato dele ser muito pesado e forte.
Anquilossauro em posição defensiva atacando um
terópode.
© Mohamad Haghani
  Além de sua incrível e resistente carapaça osteoderma, o anquilossauro possuía outra arma defensiva contra seus predadores: uma espécie de clava, também formada por calombos ósseos e osteodermas, na ponta de sua calda. O fato de sua calda possuir pouca elasticidade influenciava na geração de impacto causado pela clava, o qual era tão poderoso que era capaz de quebrar ou fraturar ossos e até mesmo danificar órgãos internos de seus predadores, dos quais estava incluso até mesmo o rei dos dinossauros, o tiranossauro rex. Quando ameaçado, virava-se de costas ou de lado ao seu atacante e balançava sua calda agilmente de um lado para o outro. Caso acertasse, o resultado poderia ser destruidor.
  A início, alguns cientistas sugeriram que a clava na calda do anquilossauro pudesse servir para enganar seus predadores. Por exemplo, algumas espécies de animais possuem a calda muito parecidos com a cabeça, para que predadores não consigam distinguir a calda da cabeça e acabem por atacar a calda, que não possuí órgãos vitais, dando a estes animais a chance de fugir ou contra-atacar. Entretanto, esta teoria foi logo abandonada, com a explicação de que não haveria necessidade disso, já que o crânio era muito bem protegido. O cérebro do anquilossauro era muito pequeno em relação ao seu tamanho (igual aos saurópodes, que possuem tamanhos gigantescos e cabeça/cérebros desproporcionalmente pequenos em relação ao corpo), portanto, sua inteligencia era limitada; era também consideravelmente ágil, embora não tivesse a capacidade de correr muito rápido, pois o formato de seu corpo era inapropriado para isso. Esta espécie viu a extinção de perto, viveram até o final do período cretáceo; sua extinção, portanto, a causa da extinção dessa espécie é a mesma do desaparecimento de todos os dinossauros, provavelmente.

Classificação cientifica:

• Reino: Animalia
• Filo: Chordata
• Classe: Reptilia
• Superordem: Dinosauria
• Ordem: Ornithischia
• Subordem: Thyreophora
• Infraordem: Ankylosauria
• Família: Ankylosauridae
• Subfamília: Ankylosaurinae
• Genero: Ankylosaurus
• Espécie: Ankylosaurus magniventris

Fontes:

Ikessauro
Wikipédia (em inglês)
AVPH
© Todd Marshall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...