quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Mamba-negra: Uma das cobras mais perigosas do mundo!

O animal em posição defensiva.
© Bill Love
  A mamba-negra, nome popular da serpente Dendroaspis polylepis, é um réptil da família Elapidae pertencente à subordem das Serpentes, nativa do sul da África, medindo de 2 à 4,5 metros de comprimento, sendo a maior cobra venenosa do continente Áfricano, e a segunda maior do mundo. É também uma das cobras mais venenosas do mundo, o que faz dela um animal extremamente perigoso.

Para ler mais, clique em "Ler mais".

Interior da boca da mamba-negra,
ao qual deve-se seu nome.
© Tad Arensmeier
  Seu nome popular, mamba-negra (ou mamba-preta) não vem da tonalidade de sua pele, a qual é acinzentada, mas sim do interior de sua boca, este completamente preto, o qual ela exibe quando se sente ameaçada. É encontrada principalmente na zona da África subsaariana, ao sul do deserto do Saara (área também conhecida como África negra); pode ser encontrada em países como o Congo, a África do Sul, Tanzânia, Etiópia, Moçambique, Zimbábue, Nigéria, Angola, Quénia e etc. Habita regiões de clima semi-árido, para o qual é adaptada; vive principalmente em savanas e bosques, mas é adaptada, também, para viver em cerrados, cupinzeiros, floretas densas, fendas de rochas e encotas rochosas. Não é encontrada comumente em altitudes superiores a 1000 metros.
  Além de ser a maior cobra venenosa da África (e uma das mais perigosas), é também a cobra mais rápida e ágil do mundo, sendo capaz de se locomover a velocidades de 11 até 20 km por hora, velocidade usada também para atacar suas presas, que costumam ser pequenas aves ou mamíferos, tais como ratos, galagos e hiracóides. Mata suas presas utilizando seu potente veneno, altamente tóxico e composto principalmente por cardio e neurotoxinas, o qual é capaz de matar um indivíduo adulto em menos de 45 minutos; graças a sua velocidade, pode desferir várias mordidas em um curto intervalo de tempo, além disso, possuí considerável alcance na hora de dar um bote. É comumente citada como a cobra mais perigosa da África, mas, mesmo com essa reputação, ela evita confrontos com humanos; mas pode se tornar um animal extremamente agressivo ao se sentir ameaçado.
A alimentação da mamba-negra é carnívora, alimenta-se
principalmente de pequenos mamíferos,
© ojotaro
  Quando se sente ameaçada, a mamba-negra fica ereta, exibindo o interior negro de sua boca e agitando sua língua, para intimidar seu opositor. Nesta posição, a serpente é capaz de acertar partes altas de sua vítima, tal como o tórax nos seres humanos, embora nestes o ataque destas cobras seja comumente feito nos membros inferiores.
  As temporadas de reprodução das mambas-negras ocorre durante o início da primavera; o macho encontra a fêmea seguindo o seu rastro de odor, e ao encontrá-la, a inspeciona passando sua língua pelo seu corpo. É comum que durante as temporadas de reprodução ocorram conflitos entre machos pelo direito de acasalar com as fêmeas; durante uma briga, um macho irá enrolar-se no outro e tentará levantar sua cabeça do chão, na expectativa de dominar seu adversário. As fêmeas colocam de 6 à 18 ovos, que demoram de 80-90 dias até chocarem. Após a incubação, os filhotes comem a gema de seus ovos para conseguir nutrientes. Os filhotes de mamba-negra já nascem com as glândulas de veneno completamente desenvolvidas, sendo capazes de desferir uma mordida letal poucas horas após seu nascimento.

Dois machos brigando.
© Christian Sperka Photography
Embora esteja adaptada a viver principalmente no solo,
a mamba-negra pode também viver em árvores.
© Autor desconhecido.
  São animais solitários, ou seja, não interagem entre si (exceto durante a temporada de reprodução e brigas entre machos); Ao contrário de seus relativos, como a mamba-verde-oriental ou a mamba-verde-ocidental, que vivem predominantemente em árvores, a mamba-negra vive principalmente no solo, mas também pode escalar árvores. Pesam aproximadamente 1.6 quilos, e possuem presas de aproximadamente 6.5 milímetros. Um indivíduo adulto de mamba-negra possuí poucos predadores naturais, tais como aves de rapina e mangustos. Pouco se sabe sobre a expectativa de vida da mamba-negra; sabe-se que o espécime em cativeiro que viveu por mais tempo teve um período de vida de 11 anos. Acredita-se que em seu habitat natural uma mamba-negra viva pouco mais do que isso. Atualmente esta espécie de serpente não corre grandes riscos de extinção.

Classificação cientifica:

• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Ordem : Squamata
• Subordem : Serpentes
• Família : Elapidae
• Subfamília : Elapinae
• Genero : Dendroaspis• Espécie : Dendroaspis polylepis

Fontes :

Wikipédia
Wikipédia (em inglês)
Cobras venenosas
© Maik Dobiey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...