Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

Tartarugas De Couro : As maiores tartarugas da atualidade!

O animal.
Autor desconhecido.
  A Tartaruga de Couro ( Dermochelys coriacea) também conhecida como Tartaruga gigante, Tartaruga de cerro ou Tartaruga de quilha, é uma espécie de réptil, pertencente a ordem dos testudinados. É a maior espécie viva de tartarugas, podendo alcançar dimensões enormes. Dermochelys cariacea é a única espécie viva pertencente ao genero Dermochelys. Quer ler mais a respeito da maior das tartarugas? Então, clique em "Leia mais" logo ali embaixo!

O Animal em ambiente terrestre. (Tartaruga femea)
© Tamar
  Além de serem a maior espécie de tartarugas existente na atualidade, também estão entre os maiores répteis vivos do planeta, ficando atrás somente de crocodilianos, tais como espécies de Jacaré e de Crocodilos. Seu tamanho é impressionante, em média, um individuo adulto desta espécie atingem dois metros de comprimento, e pesam mais ou menos 700 KG, embora, a maior tartaruga de couro ja encontrada pesava 900 KG e media três metros de comprimento, porém, este é um caso raro de gigantismo. Se diferem das outras tartarugas não só pelo seu tamanho, mas também pela sua carapaça, que diferente das outras tartarugas, é composta por um tecido fino, porém resistente, mas não muito duro, e por milhares e minusculas placas de ossos, formando quilhas ao longo de seu comprimento, que é o motivo de serem também conhecidas como Tartaruga de quilha. O motivo de serem apelidadas de Tartarugas de couro é justamente pelo fato de sua carapaça ser composta por uma camada fina de tecido bastante resistente, sendo assim, bastante semelhante ao couro. Tartarugas de couro são de cor preta, e costumam apresentar "Pintinhas" brancas sobre seu corpo, inclusive sobre seu casco.
O Animal em ambiente aquatico.
Imagem retirada de tartarugas.avph.com
  Suas principais caracteristicas são seu crânio muito forte, presença de palato secundario, cabeça parcialmente ou completamente não retratil, nadadeiras não retrateis com garras reduzidas e etc. São animais bastante velozes e bons nadadores, no mar, em nado livre, atingem velocidades de aproximadamente 35 quilometros por hora. A alimentação de uma tartaruga de couro, consiste quase que inteiramente de medusas (Aguas-vivas), porém, não alimentam-se exclusivamente disso, também se alimentam de outros animais de corpo mole, como Tunicados e Cefalópodes. Como sua dieta tem como base aguas-vivas, estes animais são considerados importantes no controle da população de medusas, isto é, não permitem que a população de aguas vivas cresça imensamente, o que seria um problema.
  Seu habitat é completamente aquatico, vivendo sempre em alto-mar, apenas saem da agua para botarem seus ovos, ja que não há necessidade delas sairem da agua se não for para desovar. Botam seus ovos no litoral de praias, e assim como varias outras tartarugas, cavam buracos na areia, onde são depositados seus ovos, e logo após a desova, os ovos são enterrados. Apenas as tartarugas femeas saem da agua para depositarem seus ovos, porém, os machos, uma vez que estes entram no mar, nunca mais sairão de lá. As femeas, a cada temporada reprodutiva, botam muitos ovos, porém, de milhares a milhões de ovos, poucos filhotes sobreviverão, e isto deve a inumeros predadores oportunistas presentes nas praias, que atacam os filhotes recém-nascidos quando estes estão indo para o mar. Predadores naturais de filhotes das Tartarugas de couro são : Caranguejos, Lagartos monitores, Inumeras espécies de aves, Guaxinins, Quatis, Cachorros e Coiotes. Alguns predadores, podem tentar atacar os filhotes mesmo quando estes já estiverem no mar.

Tartaruga de couro desovando.
© Raybx973
Tartarugas de couro acabam comendo sacolas plasticas
pensando que estas são aguas vivas, e então, acabam morrendo
sufocadas.
© seegraswiese
  O fato de se alimentarem de aguas vivas é um beneficio aos seres humanos, especialmente aos banhistas, pois o numero de aguas vivas diminuem, e a possibilidade de acontecerem acidentes relacionados a estes animais é muito reduzida. Esta não é a unica utilidade que as tartarugas de couro apresentam aos seres humanos, pois também há pessoas que vendem ovos destas tartarugas, mas estes não estão relacionados a domesticação, mas sim a alimentação. Em alguns lugares, estes ovos são considerados raros, e por isso, costumam ser vendidos por altos preços. Embora para nós o fato das tartarugas de couro se alimentarem de aguas vivas seja um beneficio, para elas, isto algumas vezes é um maleficio. Por quê? bem, por causa do próprio ser humano. O ser-humano polui o mar com diversos objetos, inclusive com sacolas plasticas, que quando flutuando no mar são muito parecidas com aguas vivas, que são a base da dieta das tartarugas de couro, e essas, ao pensar que são medusas, acabam tentando comer estas sacolas, acabando por morrerem sufocadas. Um ser-humano, pode diferir uma sacola plastica em alto mar de uma agua viva, porém, uma tartaruga de couro, tragicamente não. A poluição de seu habitat, tem colaborado ao risco de extinção destes animais, que hoje estão em perigo critico, isso é, quase extintos na natureza. Mesmo quando adultos, as tartarugas-de-couro são predadas, principalmente por Orcas e tubarões. Como não possuem um casco duro, para se defenderem estes animais costumam serem bastante agressivos, atacando seus predadores, porém, isto muitas vezes é inútil contra predadores de grande porte, mas, pode ser eficiente quando forem defender-se de predadores de menor porte.

Comparação de tamanho entre diversas tartarugas marinhas encontradas no Brasil com uma pessoa.
A maior, representada com 2,4 metros, é a tartaruga de couro.
Autor desconhecido.
Filhote de tartaruga de couro.
Autor desconhecido.
  A reprodução acontece em pleno alto-mar, e a fecundação é interna. As femeas, demonstram quando estão prontas para reproduzir provavelmente com algum tipo de sinal, e quando os machos percebem as intenções das femeas, nadam fazendo movimentos com a cabeça, aninhando e mordendo, para definirem sua recepção com as femeas, para então acasalarem. Mudam de parceiros a vida toda, nunca acham um fixo, sendo que varios machos podem acasalar com uma só femea. As temporadas reprodutivas acontecem anualmente. Quando vão botar os seus ovos, estas tartarugas costumam retornar a praia onde nasceram para botar os seus ovos. Pouco se sabe sobre quantos anos vive uma tartaruga desta espécie, algumas pessoas sugerem 30 anos ou mais, outras 50 anos ou mais e algumas sugerem até mesmo 80 anos ou mais. A questão de quanto tempo estas tartarugas vivem, ainda é indeterminada.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Dermochelys coriacea
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Reptilia
• Ordem : Testudinata
• Familia : Dermochelydae
• Genero : Dermochelys

Fontes :

• http://en.wikipedia.org/wiki/Leatherback_sea_turtle
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Tartaruga-de-couro

© Tamar

Nenhum comentário:

Postar um comentário