Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Prionosuchus : O Maior Anfibio da Historia!

O Animal
© Nobu Tamura
  O Prionosuchus foi um extinto anfibio temnospondilo que viveu durante o período Permiano (Compreendido em 270 milhões de anos atrás). Ele foi descoberto na Formação Pedra de Fogo, no nordeste do Brasil em 1948, chegava a medir até nove metros de comprimento e a pesar uma tonelada, consagrando-se assim, o maior anfibio de todos os tempos. Quer saber mais sobre o maior de todos os anfibios? então clique em "Leia mais" ali embaixo!

  Era um carnivoro aquatico que possuia numerosas quantidades de dentes muito pontiagudos (Entre 50 e 60 dentes, todos muito pontudos), se alimentava provavelmente de peixes, tubarões primitivos e anfibios menores, com certeza era predador topo em seu ambiente. Suas mandibulas eram finas e alongadas, adaptadas principalmente para pegar presas de longe. A vegetação dos ambientes em que o prionosuchus vivia, era basicamente samambaias gigantes, e os céus eram dominados não por pterossauros, mas sim por insetos voadores. Não se sabe se assim como sapos atuais o Prionosuchus se alimentava de insetos, mas são pequenas esta possibilidade, basta observar a sua dentição. Eu particularmente acredito que ele não se alimentava de insetos.
  O Prionosuchus era muito parecido com um Gavial dos dias atuais, e suas diferenças com repteis eram poucas, como por exemplo sua pele lisa. Sua cauda alongada e adaptada para natação e seus membros curtos, indicam que ele era um ótimo nadador. Ele deve ter vivido em florestas e pantanos úmidos e tropicais que haviam aqui no Brasil há 200 milhoes de anos atrás. Seu estilo de vida, provavelmente era similiar com o estilo de vida de crocodilos atuais, comendo, descansando em terra firme, e nadando. Deve ter sido um predador de emboscada, assim como varios crocodilos de hoje em dia e outros animais, pegando suas vitimas desprevenidas e então as matando.

Gavial Atual.
© Jonathan Zander
  Prionosuchus já foi descoberto à bastante tempo, mas mesmo assim é um animal bem desconhecido, até mesmo por pessoas brasileiras que gostam de paleontologia, e isso deve-se pela falta de divulgação dele. Bem, o Prionosuchus foi o maior anfibio da historia, e os maiores anfibios da atualidade são as Salamandras Chinesas e Japonesas, que tem entre 1.7 e 1.8 metros de comprimento, em comparação com elas, ele era bem maior.
Uma Salamandra Chinesa/Japonesa com uma Pessoa.
Autor desconhecido.
  Nem todas as pessoas acham que o Prionosuchus deveria ser um genero próprio, mas sim que ele era uma espécie de Platyposaurus. Eu particularmente, acho que Prionosuchus, e Platyposaurus são coisas diferentes, mesmo porquê o Platyposaurus só atingia 2,5 metros, enquanto o Priosuchus atingia até nove. Outro fato, é de que parece que o Prionosuchus viveu antes do que se pensa, por tanto, Prionosuchus, e Platyposaurus foram considerados diferentes generos (Mesmo isso ainda sendo discutido).

Platyposaurus
© DiBgd

Comparação entre um Prionosuchus e um Ser Humano.
© Smokeybjb
  A reprodução dos Prionosuchus não deveria ser muito diferente da reprodução dos atuais anfibios, ou seja, eram dependentes da agua para que pudessem reproduzirem-se. Eu não sei direito o motivo da extinção do Prionosuchus, porém, esta pode estar relacionada com a Extinção do Permiano, que foi a mais terrivel extinção em massa do planeta, extinguindo aproximadamente 95% de todos os seres vivos que habitavam a terra.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Prionosuchus plummeri
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Amphibia
• Temnospondily
• Familia : Archegosauridae
• Genero : Prionosuchus

Fontes :

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Prionosuchus
• http://dinosaurs.about.com/od/tetrapodsandamphibians/p/prionosuchus.htm
http://pre-historicbeasts.blogspot.com.br/2012/08/prionosuchus.html
Dominio publico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário