Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ceratophrys cornuta : O sapo de chifres!

O Animal. Repare no tamanho de sua boca e de sua cabeça
Autor desconhecido.
  Ceratophrys cornuta é uma espécie de anfibio pertencente a familia Ceratophrydae. Também conhecidos como "Sapo de chifres" "Sapo com chifres da amazônia", são nativos da américa do sul,  vivem no Brasil (Especialmente na floresta amazonica), no Peru, no Equador, na Venezuela, em Guiana, no Suriname e na Guiana francesa. Quer saber mais sobre este muito interessante anfibio? Então, clique em "Leia mais" logo ali embaixo e aproveite a postagem!

Um macho coaxando.
© Biota Brasil
  A primeira coisa que chama a atenção nestes sapos, e que são o motivo de seus nomes populares, são duas elevações parecidas com pequenos chifres localizados logo acima de seus olhos. Estes "chifrinhos" possuem uma função ainda desconhecida pela ciencia, mas possivelmente eles servem para ajudar na camuflagem destes animais, pois seus chifres se parecem bastante com hastes de folhas, e como seu ambiente são as florestas, isto pode gerar uma boa camuflagem. Para que estes animais usariam uma camuflagem? Por dois motivos, um deles é para que eles consigam escapar de predadores, e o outro para que suas presas não o vejam quando ele estiver caçando. Sim, estes sapos são animais carnivoros, e a sua enorme boca possibilita que eles consigam engolir de uma só vez um animal com o seu tamanho, e isto também gerou apelidos para o animal, como por exemplo "Sapo pac-man" ou "Sapo bocudo". Outra caracteristica deste animal que com certeza chama a atenção é o seu tamanho. Medem mais ou menos vinte centimetros e pesam 480 Gramas,  são um dos maiores sapos da atualidade. Geralmente, as femeas desta espécie de anfibio costuma ser maior do que o macho, e mais pesada também, porém, os
O Animal engolindo sem dificuldade um rato.
© Ed Clark
machos são mais ricos em cores e também mais agressivos. Como eu disse anteriormente, são carnivoros e caçam por emboscada, escondendo-se entre arbustos e folhas para engolir sua presa de uma vez só. Entre as suas presas favoritas, estão outros anfibios, roedores, crustaceos, besouros e outros animais invertebrados de grande porte. Sua boca é grande, oque ajuda que ele capture animais com o seu próprio tamanho, e junto com seus dentes afiados eles matam e comem a sua presa. São sapos muito agressivos e totalmente territoriais, e costumam lutar para defender seu território, inclusive, alguns animais desta espécie são encontrados mortos ao longo de seus habitats, e é sugerido que um outro individuo de sua mesma espécie tenha matado estes sapos. Alguns destes sapos, ainda vivos são encontrados com animais ainda em sua boca, dos quais ainda não se alimentaram. Como são anfibios, consequentemente devem sempre manter-se em lugares humidos, para que a sua pele não resseque levando-os a morte. Habitam principalmente pantanos de agua doce. Atualmente, este incrivel animal não corre nenhum risco de extinção, atualmente o seu estado de conservação esta classificado como "Segura" ou "Pouco preucupante". Estes sapos são tão ferozes, que chegam a ser temidos até por humanos! Sim, os moradores da amazonia, antes de entrarem na mata costumam usar botas de couro com varias camadas para se protegerem do ataque destes anfibios.

Esqueleto do anfibio. Repare em suas grandes mandibulas
© Mokele
Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Ceratophrys ornata
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Amphibia
• Ordem : Anura
• Familia : Ceratophrydae
• Genero : Ceratophrys

Fontes :

• http://animals.nationalgeographic.com/animals/amphibians/amazon-horned-frog/
• http://www.biotabrasil.com.br/?p=249
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceratophrys_cornuta
• http://amphibiaweb.org/cgi/amphib_query?where-genus=Ceratophrys&where-species=cornuta&account=nonenglish_account_1

© Maarten Sepp

Um comentário:

  1. Muito bom! Mas gostaria de saber se esse animal é imune ao veneno de animais peçonhentos.

    ResponderExcluir