Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Kelenken : A maior ave do terror!

Reconstrução da ave
© FunkMonk
    Kelenken guillermoi é uma extinta espécie de ave que viveu a cerca de quinze milhões de anos atrás, durante o período mioceno médio. Dentre todas as aves conhecidas como "Aves do terror", a Kelenken era a maior de todas, e possívelmente a mais poderosa também. Kelenken guillemori é a única espécie do genero Kelenken. Quer aprender mais sobre esta fantastica e mortal ave? Então, clique em "Leia mais" ali embaixo!

Comparação de tamanho das maiores aves do terror.
Kelenken é a vermelha.
Autor desconhecido.
  Para começar, vamos primeiro entender oque são as "Aves do terror". "Aves do terror" é um termo utilizado para descrever aves predadoras pré-históricas não voadoras. Dentre todas as aves predadoras pré-históricas não voadoreas, a maior de todas era a Kelenken, que podia atingir até fantasticos três metros de altura, consagrando-se também uma das maiores aves da história. Eram aves não-voadoras, pois suas asas eram um tanto quanto pequenas para conseguir suportar o seu peso e leva-la a voo. Eram animais predadores, bem, na verdade eram predadores perfeitos! Suas pernas eram extremamente fortes e musculosas, o que permetiria que ela corresse muito rapido, e o seu bico era grande e fortissimo, que era a sua principal arma. O seu cranio media 75 centimetros de comprimento, sendo que 45 centimetros destes 75 eram apenas o tamanho de seu bico! Mesmo sendo animais sem dentes, como as aves atuais, o seu bico poderoso poderia exercer grande pressão, ou seja, a sua bicada era devastadora. Seu pescoço era bastante desinvolvido e forte, o que permetiria uma grande velocidade e precisão na hora de atacar. Bicada muito forte, velocidade e tamanho tornaram Kelenken em um dos mais fortes predadores do Neogeno. A sua velocidade permitia ela a perseguir suas presas (sua dieta era em sua maior parte carnivora) que eram Cavalos, Burros, Gliptodontes, Antas, Pequenos mamiferos e possivelmente Insetos e sementes, ou seja, sua dieta era de certa forma bastante balanciada, mas sempre com a predominancia de carne em seu cardapio. Com certeza eram predadores topo em seu ambiente, com poucos inimigos a sua altura. Mesmo sendo superpredadores de seus ambientes, também tinham os seus inimigos, que eram Lobos e Felinos (Incluindo o famoso Smilodon, popularmente conhecido como Tigre-dentes-de-sabre).
A Ave duela com um Lobo.
© National geographic
  Com certeza, um dia, Kelenken e as outras aves do Terror devem ter lutado com estes outros predadores de seus ambientes, por qualquer motivo que seja, como Território e alimento. Graças as suas armas biológicas, que são seu bico forte e afiado e a suas pernas extremamente fortes, ela poderia se defender sem nenhum problema destes predadores, ou até mesmo de um bando deles! Além do bico, a Kelenken também possuía outra arma de defesa/ataque, suas pernas! Seus pés possuiam garras bastante afiadas, e junto com a sua habilidade, Kelenken poderia desferir chutes poderosos em suas presas e em seus inimigos. Além de caçarem, estas aves também eram carniceiras e oportunistas, comiam carcaças de animais mortos que encontravam em seus ambientes e também roubavam presas de outros predadores. A forma de caça destes animais é desconhecida, mas algumas teorias são de que elas possivelmente perseguiriam a sua presa e quando chegavam perto dela usava seu bico para mata-la. Outra possivel forma, é que quando ela pegasse sua vitima sacudiria a mesma no ar até mata-la. Para caçar gliptodontes, ela primeiro derrubava-os de barriga para cima, pois gliptodontes possuiam cascos muito rigidos, e nem mesmo o bico de Kelenken poderia racha-lo, porém, estes animais (Gliptodontes) eram lentos e sua barriga era desprotegida. Há a possibilidade das Kelenkens terem vivido em bando (Assim como os Lobos vivem em alcateia), tornando estas aves ainda mais mortais. Kelenken, a maior ave do terror viveu onde hoje é a argentina, junto com a maior ave que ja voou, Argentavis.

Kelenken caça um Gliptodonte
© National geographic

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Kelenken guillermoi
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Aves
• Ordem : Cariamiformes
• Familia : Phorusarchidae
• Genero : Kelenken

Fontes :

http://pre-historicbeasts.blogspot.com.br/2013/01/kelenken.html
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Kelenken_guillermoi
• http://en.wikipedia.org/wiki/Kelenken
• http://www.youtube.com/watch?v=_la8EiANYjY

Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário