Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Toxotes jaculatrix : O peixe arqueiro!

O peixe.
© Chrumps
  O Toxotes jaculatrix, conhecido popularmente como "Peixe arqueiro" é uma espécie de peixe da familia Toxotidae, encontrados no Indo-pacifico e no norte da australia. É um animal que possuí uma adaptação para predação muito marcante, e é também uma das mais incriveis ciraturas vivas da atualidade. Gostaria de aprender um pouco mais sobre este interessante peixe? Bem, então, clique em "Leia mais" logo ali embaixo e aproveite a postagem!

Representação de um Peixe
Arqueiro atirando agua em
direção a um inseto.
Autor desconhecido.
  São peixes predadores de pequeno porte, medem aproximadamente 25 centimetros de comprimento. Suas presas preferidas são os insetos, como gafanhotos, joaninhas e etc. Mas, como este peixe faz para capturar suas presas (Insetos)? Bem, é ai que vamos ver a sua caracteristica mais marcante! A maioria dos insetos dos quais estes peixes predam, são aqueles que passam sobre galhos que ficam acima deles, parece impossivel este animal pegar um inseto que fica acima de seu habitat, né? Mas não é! graças a uma adaptação, este peixe ficou conhecido como "Peixe arqueiro" pela sua possibilidade de "Cuspir" jatos de agua, que servem para acertar suas presas, fazendo com que elas caiam na agua e assim eles se alimentam dela. Fantastica adaptação deste animal, não? Bem, mas oque torna possível este peixe "Cuspir" um jato de agua? Eu explico : Na cavidade oral destes peixes, ocorre uma compressão rapida, oque obriga a agua que esta na boca do animal a sair por um tipo de tubo formado por sua lingua pressionada pelo palato. São animais capazes de ejectar agua a até 1,5 metros de comprimento, que é uma distancia muito maior do que o seu próprio corpo, que é de 25 CM. Não pense que estes animais precisam atirar e recarregar varias vezes, pois a quantidade de agua que cabe em sua boca, é o suficiente para que ele ejecte jatos de agua varias vezes seguidas, o que ajuda este peixe a capturar com mais facilidade as suas vitimas. Ocasionalmente, estes animais costumam caçar em grupo, o que ajuda os animais a acertar com precisão suas vitimas, porém, apenas um dos que estiverem no grupo vão conseguir se alimentar. O mais esperto, come! Não pense você que é só mirar e atirar, não é bem isso. A agua atrapalha um bocado estes peixes na hora de caçar, pois o reflexo dela pode fazer com que estes animais visualizem sua presa com mais dificuldade. Um fator que ajuda ele a visualizar suas presas, mesmo com o reflexo da agua atrapalhando-lhe, é a sua visão binocular. Além de se alimentarem de insetos desta forma (Derrubando-os de galhos com um jato de agua) estes peixes também caçam insetos voadores que sobrevoam a agua onde eles vivem.
Cardume de peixes arqueiros
Autor desconhecido.
  Embora até agora eu ter citado apenas a dieta insetivora destes animais, saibam que estes também se alimentam de peixes menores e de crustaceos, porém a predominancia em sua dieta, é insetivora. Não entram muito em contato com seres-humanos, mas algumas pessoas vendem estes peixes frescos, mas como o custo deles é relativamente baixo, não são muito admirados para serem pescados e vendidos. Atualmente, estes animais não correm nenhum risco de extinção, atualmente seu estado de conservação é "Seguro" ou "Pouco preucupante". Quando não entram em contato com humanos pela pesca, entram em contato com os humanos quando são pegos e levados para aquarios. Algumas pessoas, admiram estes animais como "Peixinho de estimação", e algumas vezes estes peixes também são mantidos em cativeiro, principalmente para estudos. A reprodução destes peixes acontece por meio de desova, e estes animais entram na maturidade sexual quando atingem 10 centimetros de comprimento. Costumam se reproduzir com mais frequencia na natureza, e raramente se reproduzem quando em cativeiro. Segundo alguns relatos, as femeas migram para recifes de agua salgada para desovarem, porém isto nunca foi confirmado. Sabe-se que as femeas botam entre 20 mil e 150 mil ovos de uma só vez. As cores do corpo deste animal podem variar, mas o mais comum é ver estes animais com uma coloração prateada com manchas pretas e amarelas. Estes são mais alguns dos mais incriveis animais da terra.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Toxotes jaculatrix
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Actinopterygii
• Ordem : Perciformes
• Familia : Toxotidae
• Genero : Toxotes

Fontes :

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Toxotes_jaculatrix
• http://animaldiversity.ummz.umich.edu/accounts/Toxotes_jaculatrix/
• http://en.wikipedia.org/wiki/Banded_archerfish
© Stephen Dalton

Nenhum comentário:

Postar um comentário