Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Panthera onca augusta : A maior onça que já existiu!

O animal.
© Jagroar
  Pantherea onca augusta, comumente chamada de "Onça gigante do pleistoceno", "Onça gigante da america do sul" ou "Onça do plestoceno norte americana" foi uma extinta espécie de onça que viveu durante o periodo pleistoceno. Eram animais endemicos da america do sul e da america do norte. Quer ler mais a respeito deste incrivel carnivoro pré-histórico? Então clique em "Leia mais" ali embaixo!

  Foi um dos grandes e temidos predadores da era do gelo, era mais forte que uma onça da atualidade, e bem maior! Mediam mais de 1,10 metros de altura e até 3 metros de comprimento, além de pesarem até 250 KG. Eram felinos predadores extremamente grandes, podendo ultrapassar o tamanho de um atual Tigre, porém eram um pouco mais leves. Este animal foi descoberto em 1995 dentro de uma caverna, provavelmente morreu perdido naquela caverna enquanto caçava. O seu cranio que foi descoberto, é segundo o pesquisador John Roth um dos mais bem conservados fósseis de onças pré-históricas já descoberto. Devem ter vivido onde hoje é o Brasil, Chile, e em diversos países da america do norte. Dentro da caverna em que esta onça foi descoberta, também foram encontrados fósseis de salamandras, morcegos, ratos, pássaros e castores, o que indica que a Onça gigante do pleistoceno deve ter caçado um destes animais. Dentro desta caverna, também foram encontrados fósseis de ursos, oque também indica que esta onça tinha rivais. Junto com seus rivais, esta espécie de onça foi com certeza predadora topo de seu ambiente. Possuíam grandes garras, patas fortes, cauda longa, caninos grandes e fortes, e uma mandíbula poderosa. Graças a suas patas fortes, deveriam ser boas corredoras, capazes de caçar animais bastante velozes, tais como cavalos. Graças a suas garras grandes, conseguiriam  subir em arvores para capturarem presas como macacos e outros animais, e além disso, conseguiriam agarrar sua presa com muito mais facilidade. Graças a sua forte mandíbula e seus grandes e poderosos dentes caninos, a sua mordida deveria ter uma força esmagadora.

Comparativa de tamanho entre algumas onças. A maior delas, é a Panthera onca augusta.
© Roman uchytel
  As onças atuais, possuem a mordida mais forte em comparação ao seu tamanho entre todos os felinos vivos, sua mordida pode exercer uma pressão de 270 quilos, oque torna ela uma excelente caçadora de capivaras e antas, e como a Onça gigante do pleistoceno era duas vezes maior, com caninos e mandíbulas maiores e mais fortes, sua mordida deveria ser duas vezes mais poderosa, chegando a exercer uma pressão de aproximadamente 500 quilos, fazendo com que ela fosse uma caçadora de presas grandes. Assim como as onças atuais, estas onças não devem ter vivido em bandos, mas sim devem ter sido predadores solitários. Mesmo não tendo sido um dos maiores felinos da história do planeta, com certeza foram um dos mais ferozes, e nenhum outro predador, mesmo que maior, gostaria de enfrentar esta fera!

Cranio da Panthera onca augusta.
© Ghedoghedo
  Assim como as onças atuais, esta extinta espécie de onça deve ter sido uma nadadora nata, oque ajudaria ainda mais na captura de suas presas, e se ela foi mesmo uma nadadora, ela provavelmente deve ter caçado anfíbios e peixes. Sua aparência é basicamente a mesma que a aparência das atuais onças, mas há a possibilidade destes animais terem tido uma pequena juba em volta de seu pescoço, assim como os atuais leões. Além de terem sido rápidos, agressivos e  fortes, estes animais também eram muito inteligentes, esta onça provavelmente caçou pegando suas presas de surpresa, ela se camuflava entre os arbustos, arvores e rochas onde estaria e sorrateiramente chegaria perto de sua presa, e quando estivesse perto, atacaria sua presa de surpresa, e mesmo se esta fugisse, este felino correria atrás dela para mata-la. A velocidade destes animais, é calculada em 80 KM por hora.  Pouco se sabe sobre estes animais, e seus ossos ainda estão sendo estudados, porém, sabe-se que estes foram animais predadores extremamente poderosos, que um dia, andaram sobre o chão de nosso planeta.

O animal aproxima-se lentamente de sua presa
Autor desconhecido.
Comparação de tamanho entre diversos felinos. Da esquerda para a direita, o quinto felino é a Panthera onca augusta.
© Sameerprehistorica

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Panthera onca augusta
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Ordem : Carnivora
• Familia : Felidae
• Genero : Panthera

Fontes :

• http://carnivoraforum.com/topic/9331163/1/
• http://en.wikipedia.org/wiki/Panthera_onca_augusta


© Roman uchytel

Nenhum comentário:

Postar um comentário