domingo, 15 de setembro de 2013

Elefantes Africanos : Os maiores mamiferos terrestres!

Um elefante africano adulto.
© nickandmel2006
  Loxodonta africana é uma espécie de mamífero terrestre de grande porte, cujo o nome popular da espécie é "Elefante africano". Atualmente, os elefantes africanos são um dos mais incríveis animais do planeta, além de serem os maiores animais terrestres da atualidade, maiores que os rinocerontes e que os hipopótamos. Quer ler mais sobre esta fantástica espécie de proboscídeos? então, clique em "Leia mais" logo ali embaixo" (Obs : Este post está sendo Refeito!)

A longa tromba destes animais servem a eles como nariz,
além de ajuda-los a levar agua e comida até a boca.
Autor desconhecido.
  Acredito que todo mundo já ouviu falar dos elefantes africanos, e o que leva a estes animais esta grande popularidade, é com certeza sua aparência muito característica e também o seu tamanho descomunal. Com machos adultos atingindo até 4 metros de altura por 6 metros de comprimento, a espécie Loxodonta africana é considerada a maior espécie de animal terrestre ainda vivo atualmente. Outras características marcantes destes animais são suas grandes orelhas (Muito maiores do que as orelhas do Elefante asiático) e também suas longas presas (Também chamadas de Marfins, que também são maiores nos elefantes africanos no que nos asiáticos). Claro, sem contar de outra característica presente em todos os elefantes, a tromba. Por serem muito grandes, também são dependentes de enormes quantidades de comida e água para sobreviverem, sendo que um adulto necessita de cerca de 250 KG de alimento e de 160 litros de água por dia para sobreviver.  Alimentando-se tanto, os elefantes africanos chegam a pesar até 6 toneladas. Alimentam-se principalmente de plantas e de frutos, e uma das plantas preferidas dos elefantes africanos, são as acácias. Sendo grandes, são também muito fortes, capazes de empurrar ou derrubar coisas com até uma vez seu próprio peso (6 toneladas), além de conseguirem derrubar árvores e arrancarem troncos destas usando sua tromba. A tromba costuma ter de 1 a 3 metros, e serve para o elefante como um nariz, mas também pode ser usada para que o elefante consiga levar alimento ou água até sua boca. Chegam a viver até 80 anos.

Um elefante africano utilizando sua tromba para apanhar plantas.
© Dan L. Perlman/EcoLybrary.org
  A cor de sua pele normalmente apresenta tons acinzentados. São animais adaptados para viver em lugares de climas quentes, como as savanas africanas. Um elefante africano adulto não possuí predadores naturais, e isto deve-se ao seu tamanho monstruoso, o que o torna uma presa difícil. Também são considerados um dos animais mais perigosos da africa, sendo alguns muito agressivos. São animais dotados de uma ótima inteligência, sendo capazes de pintar quadros, jogar futebol e de diversas outras coisas, são um dos mais inteligentes animais da atualidade. Costumam viver em manadas de vários indivíduos. Os filhotes de elefantes podem já nascer com 100 KG, e quando há um filhote na manada, os elefantes costumam ser os mais cuidadosos o possível com estes filhotes. Uma característica icônica dos filhotes de elefantes, é que eles seguram com suas trombas na cauda de outros elefantes adultos, para que estes os guiem. Apesar de muito grandes, são capazes de correr muito velozmente, podendo ser mais rápidos do que o ser-humano, atingindo até 40 KM por hora. Seus pés são protegidos por "Almofadas", o que impede que eles façam muito barulho ao andar ou correr.
Os elefantes africanos costumam viver em manadas, e
os adultos costumam cuidar bem dos filhotes.
Autor desconhecido.
  Infelizmente, estão ameaçados de extinção, e segundo pesquisas, os elefantes africanos provavelmente não existirão daqui a 12 anos, e tudo isto deve-se a ação do homem. As presas dos elefantes, morsas, rinocerontes e entres outros, são a matéria prima do marfim, material usado na fabricação de colares, bolas de bilhar e outros itens, e isto vem sido motivo para a matança destes animais. Em diversos países, a venda do marfim é proibida ou altamente restrita, com a intenção de preservar os elefantes e outros animais. Inclusive, a caça intensiva já extinguiu o rinoceronte negro, cujo o chifre também é matéria prima do marfim, e que acreditava-se ter um poder medicinal. Extinção é para sempre. Compartilhar o mundo nunca foi uma das maiores proezas humanas, destruí-lo, sim. -Outras verdades inconvenientes (Blog). É uma pena que o homem esteja destruindo cada vez mais o mundo onde vive, com guerras, armas e diversas outras atrocidades.


Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Loxodonta africana
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Infraclasse : Placentalia
• Ordem : Proboscidea
• Família : Elephantidae
• Genero : Loxodonta

Fontes :

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Elefante-africano
• http://en.wikipedia.org/wiki/African_elephant
• http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/elefante.htm

Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...