sábado, 28 de setembro de 2013

Velociraptor : O predador emplumado!

O dinossauro correndo
Autor desconhecido.
  O Velociraptor, cujo nome significa "Ladrão veloz" foi um extinto genero de dinossauro terópode que viveu no período cretáceo, é um dos dinossauros mais famosos do mundo e era um violento e ágil caçador. Quer saber mais sobre este fantastico predador? então clique em "Leia mais" ali embaixo!

Velociraptor de Jurassic Park
© Jurassic Park
Bem, ao contrario do que muitas pessoas pensam, o Velociraptor não era grande como o Velociraptor que aparece em "Jurassic Park", que no longa metragem parecia ter no minimo um metro e oitenta, oque não está correto, pois o Velociraptor real não era maior do que um Peru da atualidade, ele tinha apenas 75 centimetros de altura, e podia chegar a ter até no maximo dois metros da cabeça ao rabo, que por sinal era desproporcionalmente longo, oque dava a ele agilidade extra, porpocionando este dinossauro a alcançar 65 km por hora.  Outra caracteristica do Velociraptor que não é citada no filme "Jurassic Park" é que ele tinha penas. O Velociraptor, assim como quase todo dinossauro, é um parente distante das aves, ele não chegava a ter asas, mas penas sim. O velociraptor possuía penas para controlar a temperatura em seu corpo e também para exposição.

Velociraptor com Penas
Autor desconhecido.


Comparação entre uma Pessoa e um Velociraptor
 © Matt Martyniuk
  O Velociraptor era um temível predador, sua principal presa era o Protoceratops, que era mais ou menos do tamanho de um porco, e daria a ele uma bela refeição. Entre as armas mortais do Velociraptor, eram seus dentes curvados e serrilhados, que faziam maravilhas para cortar a carne, e outra, uma garra anormal em seus pés, que por muito tempo foi pensado que essa garra fosse usada para rasgar a carne ou estripar o adversario, mas depois foi descoberto que essa garra não era forte o suficiente para rasgar carne, pois por mais que a ponta dela fosse muito afiada, sua parte de cima e de baixo eram arredondadas. Mas então, para que serviria aquela garra? simples! Por mais que ela não pudesse cortar a carne do adversario, ela podia perfurar ela com facilidade, e era assim que ele atacava, tentando atingir o pescoço do inimigo, se ele tivesse sorte, atingiria a traqueia do mesmo que morreria em pouco tempo. Cientistas do mundo todo chegaram a esta conclusão depois de encontrarem um fóssil preservado no tempo de um Protoceratops lutando com um Velociraptor, e a garra do velociraptor estava cravada no pescoço do protoceratops. Este, é na minha opinião o mais belo fóssil ja encontrado até hoje. Outro fator, é que em um documentario que assisti, foi reconstruída uma perna de velociraptor com uma replica de sua garra, esta perna foi usada contra uma barriga de porco, para que os cientistas pudessem ver se ela cortaria a carne, oque não aconteceu, pois a garra chegou apenas a perfurar a carne.

Protoceratops
© Keiji Terakoshi
A temível garra do velociraptor
Imagem retirada do blog Terra Nova.
  Mas afinal, oque ajudava o Velociraptor a ser um predador tão bem sucedido? Simples também... além de sua temivel e poderosa garra, seus dentes serrilhados e curvos, ele também era muito habilidoso e ágil e caçava em bandos. Eram predadores de emboscada, observavam sua presa de longe, e um dos velociraptores do bando partiria para o ataque, e quando a presa fugisse dele daria de cara com outro velociraptor que atacaria a pobre presa de surpresa. Diferentemente de outros terópodes como o Tiranossauro. a sua visão não era baseada em movimentos. Como vocês podem ver, eram dinossauros que agiam em bandos, por tanto deveriam ser bastante sociaveis.
  A maior refeição em potencial que o Velociraptor poderia conseguir naquela época, seria um Anquilossauro, um dinossauro muito maior que ele, do tamanho de um carro pequeno, que era protegido por uma couraça extremamente dura, além de possuir um rabo que era usado para batalha. O Velociraptor, não era o unico a andar pelas terras de onde habitavam Protoceratops e Anquilossauros... outro predador, ainda mais violento também andava por lá, seu nome era Tarbossauro, e ele provavelmente caçava Anquilossauros, que segundo estudos, conseguiam se proteger com sucesso dos mesmos, usando seu rabo que poderia quebrar ossos.

Anquilossauro
Autor desconhecido
Tarbossauro
Creditos na imagem.
Anquilossauro duelando com um Tarbossauro
© BBC / © Discovery Channel
  Mas, se o rabo poderoso do Anquilossauro podia causar um estrago e tanto no Tarbossauro... oque ele não faria com o pequeno Velociraptor? como o Velociraptor derrotaria um Anquilossauro, sendo que ele tinha uma armadura poderosa e um rabo devastador? Provavelmente, seria impossivel. O Velociraptor era ágil o bastante para fugir do Anquilossauro, mas caso se aproxima-se demais, teria que enfrenta-lo. Parece que o tanque de batalha conhecido como Anquilossauro, era um pouco demais para o pequeno predador emplumado.
  Mesmo assim, os Velociraptors poderiam se alimentar de Anquilossauros... de Anquilossauros filhotes, claro. Estes que não tinham sua armadura desenvolvida, e que também eram pequenos como o Velociraptor, poderiam ser abatidos por eles. O Velociraptor mesmo sendo pequeno, foi um predador nato, extremamente temido.

Anquilossauro filhote sendo atacado por Velociraptors
© Discovery Channel
  Quando os velociraptores filhotes saiam dos ovos, eram protegidos pelos seus pais. Como eram pequenos, obviamente não tinham potencial para caçar, por tanto eles permaneciam no ninho onde nasceram, esperando alimentos de seus pais. O cérebro do velociraptor era muito bem desinvolvido, eram dinossauros inteligentes, e isto tornou possivel este animal criar estrategias de combate e se socializar com outros dinossauros da mesma espécie para que caçassem em bando e ganhassem comida. Grande parte do cérebro do velociraptor estava relacionada com a sua audição e com seu olfato. O seu olfato com certeza foi útil para ele procurar por presas e por carniças. Assim como o Tiranossauro Rex, os velociraptores deveria se alimentar tanto de presas caçadas por eles mesmos, ou aproveitar carcaças abandonadas de animais mortos caçados por outros dinossauros. Os olhos destes dinossauros também eram muito grandes, oque garantia ao velociraptor uma excelente visão, inclusive a noite. Velociraptores machos deveriam sempre estar em constante combate, por alimento, direito de acasalar com femeas e também por território. Os velociraptores estariam despostos a defender seu território e seus filhotes o melhor possivel. Este dinossauro foi uma descoberta muito importante, pois antes de sua descoberta, os cientistas pensavam que dinossauros eram animais lentos e pouco inteligentes, e quem mudou completamente este conceito, foi o pequeno velociraptor.

Esqueleto de um Velociraptor
Autor desconhecido
Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Velociraptor mongoliensis
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Dinosauria
• Ordem : Saurischia
• Subordem : Theropoda
• Infraordem : Tetanuare
• Família : Dromaeosauridae
• Genero : Velociraptor

Fontes :

• http://www.youtube.com/watch?v=-JH2swX1lKk
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Velociraptor

Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...