sábado, 5 de outubro de 2013

Koolasuchus : Um grande anfibio do Cretaceo!


O sensacional anfibio
Autor desconhecido.
  O Koolasuchus foi anfibio temnospondilo que viveu no periodo cretaceo, cerca de 110 à 90 milhões de anos atrás, na região da Antártida e no sul da Australia, onde foram encontrados seus restos fósseis. Quer saber mais sobre este incrivel anfibio? então, clique em "Leias mais" ali embaixo!

  Chegava a medir seis metros de comprimento e a pesar meia tonelada (500 KG). Era um carnivoro, e seu cranio grande tornava-o um poderoso predador, dando a ele a possibilidade de se alimentar de crustaceos, peixes, tartarugas, e de até mesmo pequenos dinossauros.
  As regiões em que o Koolasuchus vivia eram muito frias para animais como ele, que não tinham aspectos lanudos ou peludos para se protegerem do intenso frio que faziam nestas regiões, então para eles não morrerem, provavelmente ibernavam (coisa que varias salamandras atuais fazem).
  Ele deveria ter uma forma de vida muito parecida com a dos atuais crocodilos e jacarés, como um típico grande anfibio, ele era livre para andar em terra, mas observando suas caracteristicas fisicas, ele deveria ser mais adaptado para viver na agua do que em terra firme, mesmo assim, assim como os crocodilos, ele vivia tanto em terra firme quanto na agua. Além dessa caracteristica de viver em terra firme e em ambientes aquaticos, ele também possuía outra caracteristica em comun com estes animais, ele podia sentir a vibração de sua presa na agua, ou seja, ele poderia sentir onde a sua comida estaria mesmo sem ve-la e então ataca-la.
  Deve ter vivido em vales e em pantanos, e talvez tenha sido predador topo de seu ambiente, isso até que os Phytossauros (Crocodilos e outros peixes de aguas frescas) começaram a dominar estes ambientes. Este fato, junto com o clima hostíl do ambiente para suas condições fisicas e anatomicas, podem ter contribuido para a extinção do Koolasuchus.

Um Exemplo de Phytossauro. Um predador que pode ter sido um dos motivos da exinção do Koolasuchus
 © Nobu Tamura
  O Koolasuchus é um verdadeiro sobrevivente, pois a grande maioria dos anfibios temnospondilos tinham sido extintos no final do periodo triassico (250 à 200 milhões de anos atrás) devido aos dinossauros e aos grandes répteis que começaram a surgir, sem dar muitas chances para os anfibios, mas o Koolasuchus mesmo assim sobreviveu até o período cretáceo. O Koolasuchus provavelmente foi um predador de emboscada, nadava sorrateiramente pelas aguas dos pantanos e dos vales e então capturava suas presas, ou se não esperava que animais menores fossem la para caçar, procurar comida ou beber agua, e então atacava. As cores do corpo Koolasuchus variavam bastante, eles poderiam ser Amarelos, Laranjas, Pretos, Brancos, Cinzas, Verdes e Marrons, e seus corpos podiam ter manchas ou pintinhas também de diversas cores. Por mais que o Koolasuchus tivesse cores fortes, ainda não se sabe se eram anfibios que possuíam qualquer tipo de veneno como sapos de hoje em dia, que quanto mais coloridos, mais perigosos. A provavel função destas cores e destas manchas seria para atrair femeas para o acasalamento. Porém, talvez pudesse apresentar algum tipo de toxina.

Comparação entre um Koolasuchus e um ser humano.
© BBC Nature
  O Koolasuchus foi nomeado em 1997, mas o primeiro achado referente a ele aconteceu em 1978, em um sitio de fósseis conhecido como Punch Bowl, onde encontraram um fóssil de uma mandibula muito grande, pertencente a este gigante anfibio. Até hoje, oque temos de fósseis sobre o Koolasuchus são : Quatro fragmentos de sua mandibula, costelas, uma fibula, partes de seu cinto peitoral, um cranio parcial e varios ossos craniais. O nome "Koolasuchus" é um trocadilho com a palavra "Cool", em referencia aos ambientes extremamente frios onde este animal vivia. Infelizmente, ainda se sabe pouco sobre este animal, oque o torna ainda mais interessante.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Koolasuchus cleelandi
Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Subfilo : Vertebrata
• Classe : Amphibia
• Subclasse : Labyrinthodontia
• Ordem : Temnospondyli
• Superfamilia : Brachyopoidea
• Familia : Chigutisauridae
• Genero : Koolasuchus

Fontes :

• http://www.bbc.co.uk/nature/life/Koolasuchus
• http://dinosaurs.about.com/od/tetrapodsandamphibians/p/koolasuchus.htm
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Koolasuchus
• http://en.wikipedia.org/wiki/Koolasuchus
• http://walkingwithdinos.wikia.com/wiki/Koolasuchus

Imagem retirada do fórum Carnivora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...