terça-feira, 26 de novembro de 2013

Hippopotamus gorgops : O maior hipopótamo que já existiu!

Reconstrução do Hipopótamo gigante.
Autor desconhecido.
  O Hippopoamus gorgops, também conhecido como "Hipopótamo gigante" ou "Hipopótamo gigante do pleistoceno", foi uma extinta espécie de mamiferos semi-aquaticos pertencentes a familia Hippopotamidae que viveram do período Mioceno ao Pleistoceno. Quer ler mais a respeito do maior hipopótamo de todos os tempos? Então, clique em "Leia mais" logo ali embaixo e descubra um pouco mais sobre esta fera!

  O hipopótamo gigante atingiu até 2,3 metros de altura em seus ombros, tinham 4,3 metros de comprimento e pesavam mais de quatro toneladas, superando o tamanho do atual hipopótamo (Hippopotamus amphibius) e o tamanho do também extinto, Hipopótamo europeu (Hippopotamus antiquus). Apareceram na África, a milhões de anos, e se deram extintos no final da era do gelo. O seu crânio, indica uma particularidade anatomica deste hipopótamo da qual não esta presente nos hipopótamos atuais, que são o lugar onde seus olhos ficariam. Os olhos ficavam muito acima da cabeça do animal, diferente dos atuais hipopótamos, que por sua vez, tem os olhos ao lado de sua cabeça. Como os olhos do hipopótamo gigante ficavam posicionados bem acima de sua cabeça, quando eles estivessem abaixo da agua seriam capazes de enxergar extremamente bem o que acontecia fora da agua. Assim como os hipopótamos atuais, eram animais semi-aquáticos, ou seja, adaptados para viverem tanto na terra quanto na agua. Viveram em rios e lagos, dominando grandes territórios neste ambiente. Assim como seu parente atual, viviam em
Cranio imparcial do animal. Repare nas elevações acima de seu cranio, onde
ficavam o seus olhos.
© Ghedoghedo
bandos, constituidos pelo macho dominante, femeas adultas e por filhotes, dos quais quem tomava a conta era a mãe. O bando era liderado pelo macho dominante, que tomava conta e tinha o direito de acasalar com todas as femeas do bando. Eram extremamente agressivos e territoriais, não toleravam competentes. Machos solitarios, eventualmente, tentavam roubar bandos, mas para isso, seria obrigado a derrotar o macho do bando, o que resultaria em violentas batalhas que muitas vezes deveriam terminar em morte. Assim como hipopótamos atuais, possuíam mandibulas poderosíssimas e dentes enormes, sua boca também era capaz de se abrir muito. Estas eram suas armas de defesa e ataque : Dentes, mandibulas e tamanho. Acredito eu, que graças as suas armas biológicas mortais, seu tamanho e peso, estes mamiferos tiveram poucos predadores naturais a sua altura.

Grupo de hipopótamos gigantes em bando nadando em um rio. Repare que um dos hipopótamos esta cuidando de um filhote.
© Stanton F. Fink
O gigante sendo atacado por um crocodilo.
© Hodari Nundu
  Como citei anteriormente, provavelmente estes magnificos mamiferos tinham poucos predadores naturais, mas isto não quer dizer que eles não eram predados por alguns animais carnivoros mais corajosos. Os hipopótamos gigantes faziam parte da megafauna do plioceno, e consequentemente, eram predados por carnivoros de grande porte. Como viviam na agua, eram presas de predadores aquaticos, principalmente de crocodilos gigantes, que atacavam estes hipopótamos quando os mesmos estavam nadando distraidos e sózinhos. Também foram atacados por predadores sociais (Predadores que caçam em bando) como felinos gigantes (Smilodons (Tigre-dentes-de-sabre), leões, tigres, onças etc) e Canídeos de época. Felizmente para este animal, ele possuía as melhores armas possíveis para se defenderem. Os filhotes mais novos deviam ser presas faceis, por isso, os filhotes sempre mantinham-se perto dos pais para que estes o defendessem. Deviam ser ótimos nadadores. No período reprodutivo, machos ficavam extremamente agressivos, e tinham que cuidar de varias femeas ao mesmo tempo, o que indica que o período reprodutivo durava bastante tempo, porém, eu desconheço o tempo de gestação das femeas. Quando os filhotes eram recem nascidos, deviam alimentar-se exclusivamente do leite das mães, porém, quando crescessem mais ja poderiam alimentar-se de outros alimentos. Os hipopótamos gigantes alimentavam-se principalmente de Plantas, matéria vegetal no geral e possivelmente de frutas. Tinham uma mordida implacavelmente forte, provavelmente, para poderem mastigarem alimentos mais duros e dificeis de digerir, além de ajudar na defesa. Ainda se sabe pouco sobre esta espécie, porém, ela me fascinou bastante, e com certeza, este foi um dos fantásticos animais do planeta.

Comparação de tamanho entre o Hipopótamo gigante e uma pessoa adulta de um metro e oitenta.
© SameerPrehistorica

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Hippopotamus gorgops
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Ordem : Artiodactyla
• Familia : Hippopotamidae
• Genero : Hippopotamus

Fontes :

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippopotamus_gorgops
• http://en.wikipedia.org/wiki/Hippopotamus_gorgops

Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...