domingo, 24 de novembro de 2013

Pachycrocuta brevirostris : A maior hiena que ja viveu!

Reconstrução artistica do animal.
© Mauricio Anton
  Pachycrocuta brevirostris, conhecida popularmente como "Hiena gigante" e "Hiena de cara curta" foi uma extinta espécie de mamiferos carnivoros pertencentes a familia Hyaenidae, que viveu do período plioceno ao pleistoceno, entre três milhões a 550 mil anos atrás. Que ler mais a respeito deste predador? Então, clique em "Leia mais" logo ali embaixo!

Cranio do animal. Repare em suas mandibulas e em seus
dentes.
© Ghedoghedo
  Primeiramente, vamos entender o motivo de seus nomes populares. São conhecidas como "Hienas gigantes" pois em comparação com as atuais hienas da espécie Crocuta crocuta, são muito maiores. As hienas atuais, pesam em média 70 KG, enquanto a Pachycrocuta pesava aproximadamente 130 KG! Além de serem mais pesadas, também eram maiores e mais compridas. São conhecidas como "Hienas de cara curta" pois para uma hiena, seu focinho era relativamente curto. Possuiam manchas em seu corpo, que poderiam ser listras ou pintas. Mediam aproximadamente um metro e trinta de altura, e pesavam de 105 até 190 KG, isto faz delas o maior membro da familia Hyaenidae que já viveu. Seus restos fósseis foram encontrados onde hoje são a Eurasia e a Africa, onde foram encontrados seu cranio, um pouco fragmentado mas bem compreensivo. O seu cranio apresenta mandibulas completas e grande parte da dentição. Seus dentes eram fortes e muito afiados, e suas mandibulas impressionantemente poderosas. A mordida destes predadores deveria ser muito forte, capaz de esmagar ossos, pois como eram dotadas de um apetite insaciavel, estas hienas quebravam ossos e chifres de suas presas para poderem digeri-los, aproveitando assim, o maximo possivel do seu alimento. Predadoras, as Pachycrocutas viveram em bandos, assim como suas atuais parentes, seus bandos deveriam possuir um grande numero de individuos.

Comparação de tamanho entre a Pachycrocuta, a Hiena-das-cavernas e a Hiena atual da espécie Crocuta crocuta>
© Roman Uchytel
As hienas gigantes de cara curta eram verdadeiras carniceiras.
© Mauricio Antón
  Eram terriveis predadores, e quando em bandos, eram mortais, entre suas presas preferidas, estavam bisões, cavalos e veados. Por mais que ótimas predadoras, assim como atuais hienas, também eram carniceiras, e de jeito nenhum deixariam de aproveitar carcaças de animais mortos deixadas para trás por outros predadores da época. Suas estratégias de caça deveriam ser semelhantes com as estratégias de caças das atuais hienas, podendo correr atrás de uma só presa durante longos períodos de tempo. Deveriam ser predadores com habitos noturnos, atacando em bando animais dormindo, ou mesmo acordados. Animais filhotes, doentes ou feridos, eram presas faceis para estes gigantes do plioceno. Eram predadores topo no ambiente em que viviam, porém, com certeza tinham inimigos. Suas pernas eram musculosas e fortes, porém, as pernas da frente deste animal eram bastante curtas, o que indica que provavelmente estas hienas não foram muito boas quando o assunto é correr em altas velocidades e por longas distancias. Tinham uma convivencia social muito grande, e provavelmente eram muito inteligentes, bolando estratégias de caça muito complexas para capturar presas maiores, tais como bisões. Cada bando de Hienas gigantes tinha um lider, provavelmente, o lider ou a lider seria a hiena mais velha ou a maior. O olfato era muito bem desenvolvido, ideal para farejar carcaças. A visão noturna provavelmente também era muito poderosa, o que seria de grande ajuda na caça, se estes animais tivessem mesmo tido hábitos predatórios noturnos. A audição era muito aguçada, e desta forma, as hienas de cara curta ouviriam de longe o som de grandes ou pequenos animais, isto com certeza seria uma ajuda monstruosamente grande quando elas fossem caçar. Devem ter vivido em cavernas e em pastos abertos.

Comparação em escala da hiena gigante com uma pessoa.
© Baynes-Rock
Pachycrocuta carregando a perna de um Equídeo em sua boca.
Autor desconhecido
  A reprodução das hienas gigantes não era diferente da reprodução das atuais hienas, e as femeas do bando deveriam cuidar e amamentar os filhotes até terem maturidade para caçarem. Provavelmente, os filhotes aprendiam a caçar com suas mães, e quando estes aprendessem a caçar com precisão, as mães se separariam dos filhotes. Quando nasciam, os filhotes já tinham dentes afiados, e deveriam desmamar cedo. As Pachycrocutas devem ter sido predadores Hipercarnivoros, ou seja, alimentaram-se exclusivamente de carne, e em grande quantidades. Há a possibilidade de que além de terem alimentado-se de carne, as hienas gigantes terem roubado e se alimentado de ovos. As hienas gigantes conviveram com extintas espécies e generos de Hominídeos, e com certeza, estes competiram por comida. Os humanos viviam em grupos pequenos compostos varias vezes por familia tradicional (Pai, mãe e filhos) e as hienas conviviam em grupos grandes, consistidos por femeas e machos, especializados em caçar. Há a possibilidade das hienas gigantes terem roubado alimento dos hominideos extintos, além de terem matado ou caçado os mesmos. Assim como as hienas gigantes caçavam os hominideos, os hominideos também devem ter caçado estas hienas. A luta por sobrevivencia entre as Hienas gigantes e outros predadores, como grandes felinos e hominideos, podem ter levado esta espécie de predadores ao seu declinio. Os bandos de hienas gigantes eram hierarquizados, ou seja, dividido em classes, onde as hienas maiores e com melhores condições sociais no bando ganhariam mais direitos, como comer primeiro e em maior quantidade o que foi caçado, enquanto as hienas menores ou com baixas condições sociais dentro do bando comeriam por ultimo e em menor quantidade, tendo que se contentar em comer até mesmo os ossos e os chifres da caça, enquanto as outras comiam as melhores partes da carcaça. Hienas anciãs (Mais velhas) deveriam ser respeitadas dentro do bando. Quando a lider ou a lider de determinado bando de hienas gigantes morria, provavelmente, a hiena maior, mais velha ou que tivesse parentesco próximo com a lider morta, tomariam o seu lugar, tornando-se a nova ou o novo lider do bando. Batalhas entre bandos podem ter acontecido, e hienas nomades sem bandos podem ter entrado em conflitos com liders de outros bandos com a intenção de tomar o seu lugar, simplesmente roubar o lugar do lider de um bando.

As hienas gigantes e espécies extintas de hominídeos competiam por comida.
© Mauricio Antón
Reconstrução do esqueleto do animal.
Imagem retirada do fórum Carnivora.
  A extinção desta grande espécie de hiena, pode estar ralacionada, como citada anteriormente, com a competição muito acerrada por alimento. Grandes felinos, canídeos, ursideos e até mesmo Hominídeos conviveram no mesmo período de tempo e habitat da Pachycrocuta, e como estes concorrentes eram bastante numerosos e alguns viviam em bando, necessitavam de grandes quantidades de alimento para sobreviverem. A sua extinção pode estar também relacionada a alterações drasticas no clima e a mudança e escassez de suas presas naturais, sendo que este fator também esta relacionada a extinção de diversos outros animais pré-históricos. Com as alterações no clima, as suas presas naturais morreram, pois não estavam adaptadas a aquele clima, ou, migraram para outras regiões, das quais a hienas gigantes não foram capazes de irem. Sem presas, não eram capazes de alimentarem-se, desta forma, morreram. O motivo das Pachycrocutas terem se tornado tão grandes em tamanho, foi a disponibilidade de presas de médio e grande porte na megafauna do plioceno, que consistia em cavalos, bisões, veados, cervos, alces entre outros, todos de médio e grande porte, dos quais as hienas caçavam, e graças a caça destas grandes presas, estas hienas ficaram gigantes, e tornaram-se uma das mais poderosas espécies de predadores terrestres que já andaram sobre a terra.

Megafauna do habitat da Hiena gigante. Observe um bando delas rodeando a presa de um grande felino com a expectativa de rouba-la.
Autor desconhecido.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Pachycrocuta brevirostris
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Mammalia
• Ordem : Carnivora
• Familia : Hyaenidae
• Genero : Pachycrocuta

Fontes :

• http://en.wikipedia.org/wiki/Pachycrocuta
• http://carnivoraforum.com/topic/9331029/1/

© Roman Uchytel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...