quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Parassaurolofo : O dinossauro de crista!

O animal.
© Sergey Krasovskiy

  O Parassaurolofo foi um dinossauro bico-de-pato semi-quadrúpede que viveu há cerca de 80-74 milhões de anos atrás, em Alberta, no Canadá e no Novo México, nos Estados Unidos, sendo um dos vário Hadrossauros do final do período cretáceo. Quer ler mais sobre este belo dinossauro? Clique ali, em "Leia mais"!

  O nome "Parassaurolofo" pode ter dois significados : O primeiro é Lagarto de cristas paralelas, e o segundo Paralelo ao Saurolofo ("Saurolofo" é um outro hadrossauro muito próximo do Parassaurolofo que também possuía uma crista em sua cabeça, mas a crista do Saurolofo era sólida, enquanto a do Parassaurolofo era oca).
Comparação de tamanho entre um Parassaurolofo
adulto de 10 metros com uma pessoa de 1,80 metros.
© Dropzink
  Foram animais herbívoros, que mediam em torno de 10 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesavam aproximadamente 2,5 toneladas. A sua crista, que é sua principal característica, chegava a medir até incríveis 1,5 metros de comprimento, ou até maior dependendo da espécie. Hoje em dia são conhecidas 3 espécies pertencentes ao gênero Parasaurolophus, são elas Parasaurolophus walkeri, descoberta em 1920, cujo nome é uma homenagem à Edmund Byron Walker, P. tubicen, descoberto em 1931, que é a maior espécie entre as 3, e P. cyrtocristatus, a espécie com a menor crista, descoberta em 1961.
  O espaço oco na crista do Parassaurolofo vinha da cavidade nasal do animal e terminava atrás da cabeça, o que a primeira vista fez com que os cientistas pensassem que o Parassaurolofo fosse um animal semi-aquático (que passa a maior parte do tempo na água), pois supostamente a crista serviria como um "canudo de respiração", que levaria ar para as narinas do animal enquanto este estivesse submergido na água. Porém, esta hipótese foi descartada quando descobriram que não havia nenhuma abertura na ponta da crista, impossibilitando que o ar passasse por ali. É bem provável que este dinossauro soubesse nadar, mas provavelmente ele passava a maioria de seu tempo na terra. Após os cientistas estudarem um pouco mais sobre a crista desse dinossauro, descobriram que dentro dela havia um complicado canal por onde o ar poderia passar, porém, este seria usado apenas para a produção de sons, (parecidos com os sons dos Elefantes) estes usados em caso de comunicação, como chamadas de acasalamento ou aviso do aproximamento de predadores.
Os Parassaurolofos viviam em bandos próximos de rios ou praias,
mas não eram animais semi-aquáticos como pensava-se
ser antigamente.
© Mark Stevenson   
  A crista também pode ter servido como atrativo sexual para machos atraírem fêmeas e vice-versa, e outra hipótese é que esta serviu como um regulador térmico, esfriando ou aquecendo o corpo do animal caso fosse necessário. O dimorfismo sexual entre machos e fêmeas estava relacionado diretamente às cristas, sendo as cristas dos machos maiores e mais desenvolvidas, e muitas vezes possuindo uma pele ligando a crista até a nuca.
Diferenças entre um Parassaurolofo macho (cima) e uma fêmea (baixo). Supõe-se que a crista tivesse funções sociais, em que um animal reconheceria o outro pelo som que estas produzem e que durante o acasalamento as fêmeas escolhessem os machos com as cristas maiores e mais bonitas para procriar.
© Sérgio Pérez
Parassaurolofo alimentando-se.
© Ann Winterbotham
  Embora fossem animais muito grandes, os Parassaurolofos eram consideravelmente indefesos e desprotegidos, não possuíam nenhum tipo de arma ou armadura, como chifres ou pele dura, portanto diante de um predador, a melhor atitude de um Parassaurolofo seria correr ou se esconder. Andavam em bandos, e durante ataque de predadores protegiam seus filhotes no meio da manada durante uma fuga. Andavam apoiados em quatro patas, mas conseguiam apoiar-se nas duas patas traseiras caso fosse necessário, para correr ou alcançar galhos de árvores que estivessem mais altos, usando a cauda como contrapeso. Possuíam um bico duro e desdentado, o que faz deles um dinossauro bico-de-pato, que servia para agarrar as plantas, e para a trituração de alimentos utilizavam sua bateria de dentes, composta por aproximadamente 1000 dentes. São dinossauros famosos, já apareceram várias vezes em filmes, desenhos animados, figurinhas, retratados várias vezes como brinquedos, e etc. Além de um dinossauro famoso, é também um dos mais interessantes.

Parassaurolofo do filme Jurassic Park.
© Universal Pictures.
Classificação cientifica :

• Nomes científicos : Parasaurolophus walkeri, P. tubicen e P. cyrtocristanus
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Reptilia
• Superordem : Dinosauria
• Ordem : Ornitischia
• Subordem : Ornithopoda
• Infraordem : Iguanodontia
• Família : Hadrosauridae
• Gênero : Parasaurolophus

Fontes :

• Ikessauro
• Dinopedia
• Ache tudo e região
• Blog do Rárisson
• Wikipédia


© haghani (deviantART)

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...