quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Pinguim azul : A menor espécie de pinguim do mundo!

Um pinguim azul no Adelaide Zoo, Austrália.
© Snowmanradio
  O pinguim azul (Eudyptula minor), também conhecido como pinguim fada ou até mesmo pequeno pinguim é uma espécie de ave, pertencente à família dos pinguins (Spheniscidae), e a menor espécie de pinguim do mundo. Quer ler mais sobre esse belo e pequenino animal? Clique em "Leia mais" logo ali em baixo e aproveite a leitura!

A espécie E. albosignata é as vezes
considerada uma subespécie de E. minor, ou até um
fenótipo da mesma.
© RRvolcanica
  O pinguim azul é atualmente a menor espécie de pinguim do mundo, chegam a medir entre 30 e 40 centímetros de comprimento, e pesam até 1,5 KG. Como o nome indica, a cor mais notável nesses animais é o azul, predominante na parte dorsal, na cabeça e na cauda, enquanto as laterais da cabeça são cinza e o ventre branco. Suas asas são adaptadas para natação, não para voo, assim como todos os pinguins. A espécie foi descrita pela primeira vez em 1781, por Johann Reinhold Forster. Há possíveis subespécies em discussão do animal, como E. minor variabilis e E. minor chathamensis. Há também outra espécie pertencente ao gênero Eudyptula, chamada E. albosignata que é as vezes considerada uma espécie diferente, outras horas subespécie ou até mesmo um fenótipo diferente (que possuí características observáveis diferentes, podendo ser separadas em classes distintas e bem definidas).
  Sobre a distribuição geográfica do animal, os pinguins azuis vivem em toda a costa da Nova Zelândia, Ilhas Chatham, Ilha Babel, Tasmânia e sul da Austrália. Alguns indivíduos foram identificados no Chile e na África, porém, não sabe se estes animais praticam migração. Assim como várias outras espécies de pinguins, são animais sociáveis, podendo ser encontrados em grandes colônias, porém, são caçadores solitários, passam a maior parte de seu tempo nadando e se alimentando. Alimentam-se principalmente de pequenos peixes, cefalópodes, e crustáceos, caçando-os geralmente perto da costa. É a espécie de pinguim mais noturna de todas, porém podem facilmente ser encontrados ativos durante o dia. Na natureza, a expectativa de vida de um desses animais é bastante curta, em média de 6 anos, porém, em cativeiro já foram encontrados espécimes de até 25 anos, sendo um excelente tempo de vida para a espécie.

Os pinguins azuis são animais com comportamento social e noturno.
© Tirei a foto daqui...
Uma família de pinguins azuis saindo da toca durante a noite.
© JJ Harrison
  Atualmente, os pequenos pinguins não correm nenhum risco de extinção, seu estado de conservação atualmente é classificado como "Pouco preocupante". As principais ameaças aos pinguins azuis em seu habitat natural são a predação, baixa disponibilidade de presas, derramamentos de petróleo, poluição (principalmente plástico, onde os pinguins confundem o plástico com suas presas e morrem engasgados), e a ocupação humana próximo às colônias destes animais. Sobre a reprodução, as fêmeas atingem a maturidade sexual aos 2 anos de idade, e os machos aos 3 anos. Eles costumam ser fiéis aos seus parceiros apenas durante as temporadas de acasalamento, em outros tempos eles tendem a trocar parceiros. Podem acasalar em pares isolados, em colônias, ou em semi-colônias. Os ninhos sempre ficam próximos ao mar, situados em tocas escavadas pelos próprios pinguins ou por outras espécies, grutas, fendas de rochas, ou até mesmo em estruturas humanas, como caixas, pilhas de madeira, construções, etc.

Um filhote de pinguim azul dentro de sua toca.
© Glen Fergus
Os pinguins azuis são os únicos pinguins que podem dar origem
a mais que
uma ninhada em uma só estação.
© Mike Rossi
  São a única espécie de pinguins capazes de botar mais de uma ninhada de ovos por estação, embora poucas ninhadas o façam. As fêmeas botam um ou dois ovos entre Julho e Novembro, A incubação dura até 36 dias e são chocados durante 18-38 dias. Normalmente, os pinguins azuis saem de manhã em busca de alimento e retornam a noite para alimentar seus filhotes. Os pinguins azuis são motivo de curiosidade para nós humanos, principalmente às crianças, por isso, os animais em cativeiro são muitas vezes expostos em jardins zoológicos. Historicamente, os pequenos pinguins já foram usados pelos humanos com isca para pesca de lagostas, além de as vezes serem capturados por diversão e comidos por marinheiros ou náufragos, para evitar a fome. Também já foram vítimas de pescadores utilizadores de redes. Os lugares com várias colônias de pinguins azuis são usados como pontos turísticos, que oferecem um impulso econômico para a comunidade costeira e insular (ilhas) de países como Austrália e Nova Zelândia. Esses lugares também costumam ter instalações para equipes de voluntários para apoiar inquéritos à população, obras de melhoria no habitat e programas de pesquisa sobre o pinguim azul.

Classificação cientifica :

• Nome cientifico : Eudyptula minor (Há possíveis subespécies, mas aina está em discussão.
• Reino : Animalia
• Filo : Chordata
• Classe : Aves
• Ordem : Sphenisciformes
• Família : Spheniscidae
• Gênero : Eudyptula

Fontes :

• Wikipédia (em inglês)
• Wikipédia

© Gino Iori

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...